Considere o trecho a seguir, retirado do texto 3, e a variedade padrão da língua escrita e assinale a alternativa

Considere o trecho a seguir, retirado do texto 3, e a variedade padrão da língua escrita e assinale a alternativa

“A Terra pode nos deixar para trás e seguir o seu caminho”
Entrevista com Ailton Krenak

Que humanidade somos hoje?

Somos uma humanidade complexa e diversa. Ela tem aquelas qualidades que nós  gostaríamos às vezes que fossem presentes ao nosso redor: a complexidade e a pluralidade. Mas essa humanidade, exatamente por ter uma condição plural, não constitui uma comunidade. Poderia dizer que hoje estamos perplexos, porque nós não conseguimos ter uma unidade de  propósito e estamos passando por crises sucessivas. Crise ambiental, climática, econômica. É  também uma crise de paradigma.

Em A vida não é útil, tu destacas o fato de o coronavírus adoecer apenas seres humanos. O  que isso pode nos dizer?

A Terra seguir seu caminho é uma possibilidade de desafiar a centralidade que o ser humano se pretende. Faz com o que essa centralidade seja posta em questão. É a ideia do Antropoceno [teoria de que as ações humanas mudaram profundamente o funcionamento do planeta e de que isso constituiria uma nova era geológica]. Então, se o pensamento dos seres humanos acerca da vida aqui no planeta ficou tão atomizado ao ponto de nós ameaçarmos as outras existências, a Terra pode nos deixar para trás e seguir o seu caminho. Gaia é esse organismo vivo, inteligente, e que não vai ficar subordinado a uma lógica antropocêntrica. Ela dispensa a gente. Essa compreensão parece uma ideia mágica, romântica, mas muitos cientistas consideram a Teoria de Gaia [a ideia de que a Terra é um organismo vivo] ser real.  Inclusive, os eventos por que estamos passando agora são indicativos de que esse organismo  está reagindo. Estamos experienciando a febre do planeta.

O organismo de Gaia está com febre porque nós, os humanos, somos os únicos que  temos a capacidade de incidir sobre esse organismo de maneira desordenada. E estamos  ameaçando outras vidas, outras existências, causando uma febre neste organismo. É muito  didático. Não é uma teoria complicada.

Tu contas que a gente “respira e sonha com a Terra”. Com o que sonha a Terra?

O sonho da Terra é uma metamorfose. O que é pedra vira borboleta, o que é pau vira  vento, o que é vapor vira chuva, as nuvens despencam em tempestade. Toda essa fantástica  movimentação da vida é o sonho da Terra. É a transformação, a metamorfose. Tem um autor  que começou a ser divulgado no Brasil agora que se chama Emanuele Coccia. Ele é autor do  livro Metamorfose. É um livro que estou considerando uma leitura muito bacana porque ele  consegue nos dar um roteiro para entender esse maravilhoso organismo.

O que Metamorfose traz é uma leitura sobre o darwinismo, sobre a evolução, contrária à ideia comum de que o mundo foi criado – a ideia criacionista – e de que os humanos receberam o condomínio do mundo para o predar. Essa é a narrativa ocidental. Mas tem narrativas de outros povos que podem sugerir que nós tivemos diferentes evoluções e origens, que viemos justamente do sonho da Terra. Esse sonho vivo da Terra.
KRENAK, Ailton. Entrevista feita por Anna Ortega. Jornal da Universidade, 12 de novembro de 2020. Disponível em: www.ufrgs.br/ jornal/ailton-krenak-a-terra-pode-nos-deixar-para-tras-e-seguir-o-seu-caminho. Acesso em: 15 jan. 2023. [Adaptado]
UFSC 2023 - QUESTÃO 12
Considere o trecho a seguir, retirado do texto 3, e a variedade padrão da língua escrita e assinale a alternativa correta. 

O que Metamorfose traz é uma leitura sobre o darwinismo, sobre a evolução, contrária à ideia  comum de que o mundo foi criado – a ideia criacionista – e de que os humanos receberam o  condomínio do mundo para o predar. (linhas 32 a 34)

A ( ) O adjetivo “contrária” atribui uma característica a “evolução”, palavra com a qual estabelece uma relação de concordância nominal. 

B ( ) A forma verbal “foi criado” indica que a oração está na voz passiva e que há um agente  expresso na frase. 

C ( ) O elemento descontínuo “o que [...] é” atribui ênfase ao termo intercalado e não tem função  sintática no período.

D ( ) Os elementos sublinhados em “de que o mundo” e “de que os humanos” estão funcionando  como pronomes relativos cujo antecedente é “evolução”.

E ( ) O pronome sublinhado em “o predar” refere-se a “condomínio”.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
C ( ) O elemento descontínuo “o que [...] é” atribui ênfase ao termo intercalado e não tem função  sintática no período.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo