Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

BACHARELADO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: Na cidade, a distância entre os desiguais não se opera mais, predominantemente, a partir da lógica de periferização dos mais pobres e de destinação, aos mais ricos, das áreas centrais e pericentrais, as mais bem dotadas de meios de consumo coletivo (infraestruturas, equipamentos e serviços urbanos).

Os sistemas de segurança urbana oferecem condições para que a separação possa se aprofundar, ainda que justaponham, no “centro” e na “periferia”, segmentos sociais com níveis desiguais de poder aquisitivo e com diferentes interesses de consumo.
SPOSITO, M. E. .A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais,In: CARLOS, A. F.A et al (ores.) A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios: São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado)

Considerando novas e velhas dinâmicas da segregação espacial nas cidades brasileiras na contemporaneidade, avalie as afirmações a seguir.

I. A segregação espacial é consequência da existência dos sistemas de segurança, que promovem a segregação dos ricos em relação aos mais pobres.

II. A segregação espacial tem relação com as diferenças de classes sociais, que resultam na fragmentação do espaço em áreas com melhores condições de infraestrutura e outras  com escassez de serviços urbanos.

III. O uso dos sistemas de segurança vem permitindo que a segregação espacial possa aprofundar-se, opondo diferentes segmentos e classes sociais, tanto no centro quanto em outras áreas das cidades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 10
INDAGACAO

ENADE 2017: A partir das informações expressas no gráfico, assinale a opção correta.

A) A produção agrícola brasileira reflete a desigualdade na distribuição de recursos para a agricultura familiar e a não familiar, o que resulta no menor valor bruto da produção da segunda em relação à primeira.

B) A produção agrícola familiar é responsável pela maior parte da produção dos itens que compõe a base alimentar brasileira, enquanto a agricultura não familiar é direcionada à produção de commodities.

C) A agricultura não familiar garante a alimentação da população do campo e da cidade, como decorrência de a produção ser subsidiada, em sua maior parte, pela política de crédito brasileira.

D) A agricultura familiar, devido à maior quantidade de terras e estabelecimentos rurais disponíveis para “ plantio, tem garantido a alimentação da população no campo e na cidade.

E) A modernização no campo, característica da agricultura não familiar, promove a permanência dos trabalhadores na zona rural, por meio da geração de empregos em larga escala.


QUESTÃO 11
ENADE 2017: Depois de tantas crises existenciais, os fiéis da União Europeia estão, de repente, acordando para perceber que as notícias de sua morte foram muito exageradas. A zona do euro não desmoronou.

A saída do Reino Unido (Brexit), que chocou e desestabilizou a união um ano atrás, hoje é vista como uma oportunidade para que os 27 membros restantes se reagrupem. Alguém lembra que, em seguida, viria a Frexit? Contra todas as expectativas, os franceses elegeram um presidente que fez campanha pela construção de uma Europa mais integrada.

No Reino Unido, a aposta fracassada de Theresa May em uma eleição repentina poderia ter alimentado esperanças no continente de uma meia-volta no Brexit; mas é vista como um incômodo pelos negociadores em Bruxelas, que estão ávidos para iniciar as tratativas do divórcio assim que possível.
Disponível em: <https://notícias.uol.com.br>.
Acesso em: 09 jul. 2017 (adaptado).

No que se refere às mudanças na configuração regional e territorial da União Europeia, mencionadas no texto, verifica-se que

A) a saída do Reino Unido, embora em um primeiro momento tenha trazido instabilidade, posteriormente possibilitou a reconfiguração do bloco e o seu fortalecimento, devido ao aparecimento de novas lideranças.

B) o Brexit revelou-se uma intencionalidade sem impacto na configuração territorial da União Europeia, devido à manutenção da rigidez das fronteiras no interior do bloco.

C) como o Reino Unido fazia parte da zona do euro, o retorno à libra esterlina exige readequação monetária para Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

D) o Brexit fortaleceu a União Europeia do ponto de vista do mercado global, devido ao aumento da circulação de mercadorias e capitais.

E) a ascensão de líderes conservadores no continente europeu tem assegurado um discurso de união entre os países-membros do bloco


QUESTÃO 12
ENADE 2017: A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada em 1994 no Cairo, da qual o Brasil é signatário, apresenta a questão das migrações internacionais. O documento considera as migrações internacionais contemporâneas inter-relacionadas ao processo de desenvolvimento, destacando a pobreza e a degradação ambiental, aliadas à ausência de paz e segurança, e às situações de violações de direitos humanos.

O documento ressalta os efeitos positivos que a migração internacional pode assumir. Para isso, incita os governos a analisarem as causas da migração, na tentativa de transformar a permanência num determinado país em opção viável para todos. São considerados três tipos de migrantes internacionais: migrantes documentados, migrantes não documentados e refugiados e asilados.
PATARRA, N. L. Migrações intenacionais de e para o Brasil
contemporâneo. volumes, fluxos, significados e políticas.
São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.19, n. 3,
p. 23-33, 2005 (adaptado).

Considerando a problemática apresentada e os tipos de migrantes internacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. Acerca dos migrantes com documentação, o Estado brasileiro deve considerar a possibilidade de conceder a eles e aos membros de suas famílias tratamento regular, igual ao concedido a seus próprios nacionais, no que diz respeito aos direitos humanos fundamentais.

II. O Estado brasileiro deve implementar ações que visem à redução do número de migrantes não documentados, à prevenção do tráfico internacional de pessoas e à proteção contra a xenofobia.

III. O Estado brasileiro deve tomar medidas apropriadas para resolver conflitos, promover a paz e a reconciliação e beneficiar os refugiados e asilados, oferecendo-lhes alojamento adequado, educação, serviços de saúde e outros serviços sociais necessários.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 13
ENADE 2017: A identidade quilombola apresenta-se estreitamente vinculada às formas como esses grupos relacionam-se com seu território, assim como sua ancestralidade, tradições e práticas culturais, numa relação em que território e identidade seriam indissociáveis. A presença de uma territorialidade específica desses grupos relaciona-se à ocupação da terra baseada no uso comum e vem sendo construída em face de trajetórias de afirmação étnica e política.
CARVALHO, R. M. A.; LIMA, G. £. da C. Comunidades quilombolas, territorialidade
 e a legislação no Brasil: uma análise histórica, Polítca e Trabalho, 
Revista de Ciências Sociais, n. 39, 2013 (adaptado).

Acerca dos territórios e das territorialidades quilombolas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Há diferentes orientações territoriais quilombolas, adotadas conforme condições sociopolíticas específicas, mas sempre preservando-se uma cultura negra comum.

II. Nas áreas remanescentes de quilombos, as disputas territoriais diminuem à medida que são desenvolvidas políticas de identificação de suas terras.

III. Para serem constituídos formalmente, os territórios precisam ser identificados, delimitados e demarcados, além de outras especificidades, definidas em normas públicas.

IV. Os territórios mantêm forte relação com a noção de identidade, que pode ser auto atribuída, tendo Vínculo com as práticas culturais que expressam sua indissociabilidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2017: O espaço global seria formado de redes desiguais que, emaranhadas em diferentes escalas e níveis, se sobrepõem e são prolongadas por outras, de características diferentes. O todo constituiria o espaço banal, isto é, o espaço de todos os homens, de todas as firmas, de todas as organizações, de todas as ações — numa palavra, o espaço geográfico. Mas só os atores hegemônicos servem se de todas as redes e utilizam todos os territórios.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio
 técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2008 (adaptado).

Considerando a concepção do texto sobre o espaço geográfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O espaço geográfico é o espaço de todos, mas a formação de redes e o seu uso são desiguais, já que os territórios com densidade técnica e infraestrutura favoráveis atraem mais investimentos, ampliando sua produtividade espacial.

II. O espaço geográfico é formado de materialidades, de objetos e de redes técnicas, mas também de ações e de políticas que atendem aos atores hegemonizados e hegemônicos de forma equitativa.

III. A natureza é apropriada de forma desigual pelos diferentes atores sociais e usada como recurso pelos atores hegemônicos, adquirindo valor de troca.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2017: O mapa é aberto, conectável em todas as suas dimensões, desmontável, reversível, suscetível de receber modificações constantemente. Ele pode ser rasgado, revertido, adaptar-se a montagens de qualquer natureza, ser preparado por um indivíduo, um grupo, uma formação social. Pode-se desenhá-lo numa parede, concebê-lo como obra de arte, construí-lo como uma ação política, ou como uma meditação. Uma das características mais importantes do rizoma talvez seja a de ter sempre múltiplas entradas.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia,
 vol. 1. Rio de Janeiro: ed. 34, 1995 (adaptado).

INDAGACAO
As concepções geográficas de representações apresentam grande complexidade e estão além da fixidez e estabilidade tradicionalmente presente na cartografia oficial.

Acerca das novas perspectivas das linguagens geográficas e de seu potencial nos processos de ensino- aprendizagem, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As escalas, projeções e simbologias devem seguir padrões já estabelecidos para que não haja prejuízo na comunicação, pois, sem tais postulados, as representações e o imaginário geográficos relativos a mapas ficam comprometidos como elementos reais de compreensão do mundo.

PORQUE

II. Processos de subversão na concepção das formas e de seus significados possibilitam reconstruções das relações de poder e dominação estabelecidas no espaço, o que se estende ao modo de conceber os mapas oficiais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 16
ENADE 2017: A categorização do espaço social tem outros elementos a se considerar. A maioria dos autores da Geografia Crítica aceita a prioridade do método como afirmação da viabilidade da teoria geral da sociedade. Quando se trata do conhecimento geográfico, o discurso crítico supõe, em todos os casos, que  se aceite a existência de relações mútuas e complexas entre sociedade e espaço, entre processos sociais  e configurações espaciais. A Geografia Crítica é a parte do conjunto das inter relações entre processos sociais por um lado, e meio físico e relações espaciais por outro.
SPOSITO, E.S. Geografia e Filosofia: contribuição 
para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: ed. UNESP, 2004 (adaptado).

Na perspectiva do texto apresentado, a Geografia Crítica adota o método

A) teorético quantitativo, defendido pelos geógrafos Christofoletti e Bertrand, fundamentado no uso de técnicas matemáticas, no desenvolvimento de teorias sistêmicas, no maior rigor na aplicação da metodologia científica, no uso de modelos e, notadamente, na abordagem crítica.

B) dialético, a partir da teoria de Marx e Engels, que se faz por meio da análise das contradições da realidade material, que é espacial e temporal, sem desconsiderar a diversidade das representações, dos autores e das ideias, bem como a busca da transformação social.

C) neopositivista, criado pelos filósofos Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein, que renovou os estudos da Geografia como um todo, lançando as bases para uma reflexão que buscasse conjugar tanto a sociedade quanto a natureza em uma análise mais integrada e apreender a complexidade do real por meio das novas tecnologias.

D) fenomenológico, desenvolvido pelos filósofos Sartre e Merleau-Ponty, de ampla utilização nos estudos da Geografia Crítica e que preceitua que o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social e política.

E) regional, defendido pelos geógrafos Yves Lacoste e Pierre George, que, por meio do estudo das regiões ao redor do mundo, busca compreender e definir as características únicas de uma região em particular, com base na análise crítica de elementos naturais e humanos.


QUESTÃO 17
ENADE 2017: A economia financeira atual fez que algumas cidades se tornassem centros de poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias (bancos, publicidade, consultorias etc.) e são promotoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Conhecidas como cidades globais, constituem espaços essenciais de gestão, coordenação e planejamento da economia capitalista nessa época de globalização. Na figura a seguir, pode-se observar a distribuição da rede de cidades globais.

INDAGACAO

Considerando a figura apresentada e a atual configuração das redes de cidades globais, avalie as afirmações a seguir.

I. As cidades globais localizam-se nos países centrais, pois estes são os responsáveis pela integração  da economia financeira internacional, pela irradiação dos progressos tecnológicos e pela polarização dos fluxos das redes planetárias.

II. Cingapura, Cidade do México e São Paulo são consideradas cidades globais, pois são importantes centros financeiros e bancários e concentram sedes de organizações internacionais.

III. As cidades globais, independentemente do tamanho de sua população, exercem importante papel econômico-financeiro e técnico, pois são grandes prestadoras de serviços especializados e centros vitais da dinâmica capitalista atual.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 18
Ar seco predomina no primeiro
fim de semana de inverno

Um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica se espalha sobre o Brasil e vai determinar as condições do tempo na maior parte do país, no primeiro fim de semana do inverno de 2017.

O ar polar intenso que gelou parte do Brasil no começo da semana já se afastou, mas, por causa da presença do forte sistema de alta pressão, as noites e o amanhecer serão um pouco frios em muitas áreas do país.

O forte sistema de alta pressão atmosférica deixa 0 céu com pouca ou nenhuma nebulosidade e, por isso, o sol forte e o céu vão dominar o cenário por quase todo o país. Com menos nebulosidade e sem previsão de entrada de frente fria, a maioria das áreas do Brasil não terá chuva.
Disponível em: <https://uwww climatempo.com.br>.
“Acesso em: 4 jun. 2017 (adaptado).

ENADE 2017: No Brasil, o grande sistema de alta pressão atmosférica, mencionado no texto, possibilita ar mais seco e facilita a ocorrência do fenômeno denominado

A) desertificação, que aumenta de maneira significativa no inverno, pois a falta de nebulosidade e a chegada da frente fria diminui intensamente as massas de ar úmidas, reduzindo as áreas agricultáveis no país.

B) inversão térmica, que, nas grandes cidades, aumenta a concentração de poluentes retidos na camada mais baixa da atmosfera, o que pode causar problemas de saúde, como alergias e doenças respiratórias.

C) ilha de calor, que eleva a capacidade de absorção de calor nas áreas urbanas, aumentando a temperatura nas áreas periféricas e diminuindo a umidade nas áreas de maior conurbação.

D) efeito estufa, que, ao provocar ondas de calor nas áreas de maior latitude, nos meses de junho a setembro, gera processo inverso nas áreas de menor latitude do Brasil, o que aumenta as chances de chuvas torrenciais.

E) EI Niño, que, a partir do aquecimento do ar polar, provoca o fortalecimento das frentes secas, o que aumenta a possibilidade de um inverno com baixíssimas temperaturas e, ao mesmo tempo, a seca em grande parte do Brasil.


QUESTÃO 19
ENADE 2017: Dentre as várias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em razão da sua interferência grande e persistente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos.
FERNANDES, N.; AMARAL, C. Movimentos de Massa: uma
abordagem geológico-geomorfológica. In: GUERRA, Antonio;
CUNHA, Sandra. Geomorfologia e Meio Ambiente.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasi, 2000 (adaptado).

Sobre as dinâmicas e os processos que compõem 05 movimentos de massa, as ocupações urbanas e os riscos ambientais, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de os fatores do meio físico serem centrais na compreensão e explicação dos fenômenos mencionados, fatores bióticos, especialmente o ser humano, podem participar, de modo significativo, dessas dinâmicas.

II. Um conjunto de ações, como, mapeamentos de suscetibilidade, monitoramento de encostas e de índices pluviométricos pode reduzir a gravidade dos impactos causados pelos fenômenos mencionados, especialmente, os relacionados à vida humana.

III. Os movimentos de massa, por se caracterizarem como um processo natural típico de planícies aluviais, fazem parte da própria evolução geomorfológica, através da deposição de sedimentos nesses ambientes.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 20
Observe, a seguir, um perfil de solo.

INDAGACAO

ENADE 2017: Com relação ao perfil de solo apresentado, assinale a opção correta.

A) O horizonte “C” corresponde à transição entre o solo e a rocha, apresentando, geralmente, em seu interior, fragmentos de rocha ainda não alterados.

B) O processo de formação dos solos no horizonte “C” está relacionado, entre outros fatores, à atuação dos agentes intempéricos, tais como água e ventos.

C) O horizonte “A” apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo geralmente o horizonte menos fértil do perfil.

D) o horizonte “B”  apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com menos fertilidade que os outros.

E) o horizonte “O” corresponde ao acúmulo de material orgânico que, gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumula-se nos horizontes “B” e “C”.


QUESTÃO 21
ENADE 2017: Halford J. Mackinder é considerado o grande teórico da geopolítica clássica. Alicerçado na ideia de que a geografia é o pivot da história,  Mackinder construiu toda uma teoria que tem na  geoestratégia a chave para a hegemonia mundial.  Tido como “o propugnador do poder terrestre”, Mackinder criou conceitos que foram reproduzidos  por praticamente todos os demais geopolíticos e se  tornaram clássicos: pivot area, world island, anel insular, anel interior ou marginal.
VESENTINI, 1. W. Novas geopolíticas. São Paulo:
Contexto, 2013 (adaptado).

Assinale a opção que contempla a síntese da teoria de Halford J. Mackinder, apresentada no texto.

A) A estratégia de domínio marítimo visa ao controle político do mundo.

B) o planejamento do território indica a construção política do Estado e a centralização do poder.

C) O comando da hegemonia indica a dominação de terras insulares e de um poder territorial descontínuo.

D) A dinâmica da região central implica favorecer deslocamentos econômicos que se baseiam na autoridade financeira global.

E) O controle do coração do mundo implica o domínio da área central, que resulta no controle político do mundo.


QUESTÃO 22
ENADE 2017: O geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber (1970), considerando características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas, classificou o território brasileiro em seis domínios morfoclimáticos e, entre eles, faixas de transição.

Domínios morfoclimáticos brasileiros
indagacao
Disponível em: <http://educacao.globo.com>. Acesso em: 18 ago. 2017 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que no domínio

A) amazônico, os solos, apesar de geologicamente jovens, apresentam alta fertilidade, embora, em algumas áreas, a remoção da vegetação e o uso intensivo da superfície acarretem o processo chamado de arenização.

B) do Cerrado, o relevo é predominantemente composto por planaltos, onde os solos, que são antigos e muito lixiviados, apresentam composição ácida, sendo a técnica da calagem utilizada para viabilizar a agricultura.

C) das Pradarias, constituído predominantemente por depressões, os solos, antigos, apresentam baixa fertilidade, mas o excesso de matéria orgânica disponível viabiliza sua ocupação com a agricultura.

D) da Caatinga, o relevo é marcado por chapadas cercadas por planaltos, onde os solos se  formam pela ação predominante dos intemperismos químico e biológico, o que faz que, apesar de pedregosos, sejam solos profundos.

E) das Araucárias, formado predominantemente por planícies, os solos são profundos e muito férteis, destacando-se a “terra roxa”, originada a partir da decomposição da matéria orgânica disponível nas camadas superficiais.


QUESTÃO 23
ENADE 2017: Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no Perfil dos Municípios Brasileiros (2013), entre os anos de 2008 e 2012, foram registradas 8 942 ocorrências de enchentes ou inundações graduais em áreas urbanas, atingindo 1 543 municípios e desalojando 1 406 713 pessoas.

De fato, inundações e enchentes são eventos que ocorrem com alguma periodicidade nos cursos d'água e, frequentemente, deflagrados por chuvas fortes e rápidas ou de longa duração, bem como por configurações relacionadas aos fatores atmosféricos, hidrológicos e oceanográficos. A complexidade de sua ocorrência interfere na dinâmica das cidades.
Disponível em: <https://ww2 ibge govbr>.
“Acesso em: 7 ago. 2017 (adaptado).

Diferentes são as discussões e análises sobre os eventos de enchentes e inundações no Brasil e no mundo. A resolução da problemática exposta pode ser examinada a partir da abordagem sistêmica, que compreende

A) a escala da bacia hidrográfica com base nas lógicas de retificação e desobstrução de canais.

B) as características do relevo, da hidrografia, do clima, do solo, da vegetação em conjunto com o ambiente urbano.

C) os problemas de consumo e de geração de lixo em conjunto com a análise do assoreamento de rios urbanos.

D) a lógica de ocupação em conjunto com impermeabilização dos solos vinculados aos sistemas hídricos.

E) o crescimento urbano a partir da lógica do planejamento relacionado com as dinâmicas das bacias hidrográficas.


QUESTÃO 24
ENADE 2017: A geografia histórica do capitalismo não tem sido marcada por grandes reviravoltas e substituições completas de sistemas, mas, antes, por uma sequência evolutiva de reestruturações parciais € seletivas, que não apagam o passado nem destroem as condições estruturais profundas das relações sociais e espaciais capitalistas.

Assim, não há justificativa para uma “corrida” ingênua e simplista “ao pós” — ao pós industrialismo, pós-capitalismo, pós-marxismo — que insista no derradeiro fim de uma era, como se o passado pudesse ser descascado e jogado fora.
SOIA, E. W. Geografias Pós-Modernas: a reafirmação da teoria
Social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993 (adaptado).

No desenvolvimento das dinâmicas do capitalismo, algumas mudanças importantes têm-se destacado nos modos de organização e produção no planeta nas últimas décadas, entre as quais se incluem

A) horizontalização do processo produtivo; uniformização das estruturas produtivas; expansão da terceirização.

B) produção em massa para os mercados globais; automatização da produção; flexibilização das lógicas trabalhistas.

C) verticalização do processo produtivo; expansão da terceirização; produção conforme as exigências momentâneas do mercado.

D) fragmentação espacial dos centros de produção; horizontalização do processo produtivo; guerra dos lugares por investimentos.

E) automatização da produção; integração entre o capital produtivo e o financeiro; verticalização do processo produtivo.


QUESTÃO 25
ENADE 2017: As hidroelétricas, com exceção das poucas usinas a fio d'água, utilizam reservatórios para equalizar as vazões de água que movem as turbinas. Essas barragens são construídas preferencialmente em gargantas estreitas, profundas e ocupam, relativamente, pequena área inundada.

Como são poucos os lugares que reúnem tais condições, constroem-se também barragens de concreto ou enrocamento (pedras e terra) com altura menor e grande comprimento, o que resulta na inundação de vastas extensões superficiais.
GOLDEMBERG, 1.; LUCON, O. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. 
3. ed. São Paulo: Edusp, 2008 (adaptado).

Represa Hidroelétrica Belo Monte - Pará
INDAGACAO
Disponível em: <http://www.pac.gov.br>. Acesso em: 30 jul. 2017 (adaptado).

Apesar de serem classificadas como energias renováveis, as usinas hidroelétricas não estão isentas de criarem conflitos. As barragens e os lagos formados geram diferentes impactos sociais e ambientais.

Acerca desse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os processos de inundação acarretam o desaparecimento de praias fluviais e de comunidades ribeirinhas.

II. As inundações promovem eutrofização das águas e transformação de ambientes de águas paradas em ambientes de águas correntes, impactando, assim, as taxas de oxigênio dissolvido na água.

III. Os processos de inundação alteram as dinâmicas da paisagem e comprometem um conjunto de atividades socioeconômicas, como os sistemas de agricultura de vazante.

IV. Os processos de implantação de barragens impactam diretamente espécies da fauna aquática e suas mobilidades espaciais, sobretudo, durante os períodos de reprodução.

V. Diante dos processos de inundação, verificam-se contradições na ação do Estado, pois tais processos impactam unidades de conservação e terras indígenas, territórios garantidos e protegidos por lei.

É correto o que se afirma em

A) II, III e V apenas.
B) I, II, III e IV apenas.
C) I, II, IV e V, apenas.
D) I, III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 26
ENADE 2017: O Sistema de Informações Geográficas (SIG) tem sido uma ferramenta eficaz nas ações vinculadas ao planejamento, à gestão, ao monitoramento, à caracterização dos espaços urbanos, possibilitando aos gestores uma visão mais abrangente sobre os municípios, auxiliando nas tomadas de decisões.

indagacao
CAVENAGHI, P. T; LIMA, M. Plano Diretor: como à geotecnologia tem facilitado 
a gestão dos municípios. InfoGPSEspecial.Disponível em: 
<http://mundogeo.com>. Acesso em: 16 jul. 2017 (adaptado).

Sobre o SIG e sua aplicação no espaço urbano, assinale a opção correta.

A) O banco de dados do SIG, criado para caracterizar os municípios, contém imagens de satélites e mapas temáticos, que são representações vetoriais do espaço urbano.

B) O banco de dados do SIG utiliza os mesmos parâmetros de análise espacial da cartografia assistida por computador.

C) A Lei n. 10.257/2001, Estatuto da Cidade, tornou o SIG uma ferramenta oficial exigida na elaboração dos planos diretores, obrigatórios para cidades de mais de 20 mil habitantes.

D) O uso do SIG como ferramenta de análise espacial popularizou-se na década de 1960, período em que o geógrafo era o principal responsável pela elaboração do planejamento urbano.

E) O SIG pode ser aplicado em zoneamentos diversos, monitoramento de áreas de risco e de proteção ambiental, adequação tarifária de impostos e estruturação de redes de infraestrutura.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: Na faixa tropical do território brasileiro é comum a ocorrência de escorregamentos. Esses processos, associados aos usos e à ocupação do solo, proporcionam uma combinação que resulta em movimentos de massa sob atuação da força da gravidade. Nesse sentido, as precipitações são importantes condicionantes desse processo e, muitas vezes, ganham dimensões catastróficas, com perdas materiais e de vidas.

Os escorregamentos são processos

A) potencializados por uma combinação de fatores, como a topografia plana e vegetação robusta.

B) condicionados pela elevada impermeabilização em locais que apresentem declividade reduzida.

C) frequentes em períodos de chuvas convectivas, que potencializam o escoamento superficial em tais locais.

D) vinculados à ocupação do solo nas planícies de inundação dos rios e lagos, especialmente nas grandes cidades.

E) resultantes do depósito de lixo nos cursos hídricos, que poderia ser evitado por meio da educação ambiental.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio), em 2014, havia telefone fixo ou celular em 93,5% dos domicílios brasileiros. No entanto, entre os anos de 2007 e 2015, a evolução dos terminais telefônicos apresentou relativa estabilidade nas linhas telefônicas fixas em funcionamento, enquanto as de telefonia celular aumentaram 53,07%.

Quanto à distribuição, a tabela de telefones em serviço - 2015 aponta a concentração das linhas na região Sudeste (47,44% do total) e menor concentração nas regiões Norte e Centro-Oeste (6,4% e 8,24%, respectivamente).

Telefones em serviço - 2015
INDAGACAO

A partir dos métodos de representação quantitativa, qualitativa e ordenada, nos diferentes modos de implantação de telefonia, assinale a opção em que consta o mapa temático mais adequado para representar os dados registrados na tabela sobre telefones em serviço em 2015.
INDAGACAO
INDAGACAO
QUESTÃO 29
ENADE 2017: No Brasil, existem fortes regionalismos na política, porém estes se encontram mascarados pelo forte e bem construído imaginário da unidade nacional. Esta afirmação seria uma banalidade, pois, afinal, mesmo em Estados nacionais pequenos, como Portugal e Bélgica, há regionalismos, não fosse a herança do mito fundador do Estado brasileiro, cujo legado colonial é um imenso território habitado por um povo irmão, composto de homens cordiais, que falam o mesmo idioma do Oiapoque ao Chuí, que nunca viveu guerras fratricidas ou de secessão (com pequenas exceções que a história não pode esconder, mas analisa como casos isolados).

As diferenças territoriais, na verdade, têm sido percebidas e discutidas muito mais a partir do avanço das relações capitalistas de produção, responsáveis pelas transformações que tornam aquelas diferenças mais visíveis no território nacional. Essas diferenças e seus  correlatos sociais são percebidos como basicamente econômicos e não chegam a alterar o imaginário da homogeneidade nacional, o que dificulta a percepção do componente conflituoso dos interesses regionais, que nem sempre podem ser reduzidos ao sistema produtivo.
(CASTRO, L. E. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009 (adaptado).

Considerando a divisão territorial brasileira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criação de novos estados da Federação envolve interesses difusos, que se colocam na luta por representatividades de interesses locais e mascaram seu caráter regional.

PORQUE

II. Apesar da diversidade de projetos de desmembramentos dos atuais estados federados brasileiros, a análise da legislação sobre o assunto, à luz da Constituição de 1988, e as questões estruturais da vida política indicam que, na prática, são remotas as chances de sucesso de tais projetos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: A imagem a seguir reproduz sistemas de abastecimento urbano de águas no Brasil.

INDAGACAO

Acerca de aspectos condicionantes de redes de abastecimento de água e da escolha para tal abastecimento no Brasil, assinale a opção correta.

A) A variabilidade climática do Brasil é pouco significativa na definição do tipo de sistema de abastecimento de água urbana.

B) O tipo de manancial existente, superficial ou subterrâneo, determina o sistema de abastecimento de água urbana a ser adotado em uma região.

C) A qualidade da água potável consumida pela população citadina decorre do sistema de distribuição adotado.

D) A escassez hídrica explica o uso predominante, nos municípios brasileiros, do sistema integrado de abastecimento de água.

E) O equacionamento entre distribuição espacial da população e localização dos mananciais é um desafio para o abastecimento de água no país.


QUESTÃO 31
ENADE 2017: Diferentemente do modelo anterior, balizado nas grandes firmas verticalmente integradas, dedicadas à produção em massa de mercadorias padronizadas e caracterizadas por formas de organização da produção e do trabalho de modo bastante rígido, as profundas transformações do sistema produtivo em todo o planeta, especialmente a partir da década de 1970, realçaram a emergência e a rápida consolidação de arranjos produtivos, tecnológicos, organizacionais, logísticos e financeiros. Produzindo, assim e mais uma vez, uma nova Geografia.
MONIÉ, E; SINA, G. A mobilização produtiva dos territórios: instituições e logistica do desenvolvimento local. Rio de laneiro: DPRA, 2003 (adaptado).

No período atual, os fluxos não são obrigatoriamente materiais, mas também de capitais, informações, mensagens, ordens. Essa é a inteligência do capital, reunindo o que o processo direto da produção havia separado em diversas empresas e lugares, mediante o aparecimento de verdadeiros círculos de cooperação. Circuitos espaciais de produção e círculos de cooperação mostram o uso diferenciado de cada território por empresas, instituições, indivíduos e permitem compreender a hierarquia dos lugares desde a escala regional até a escala mundial.
SANTOS, M.; SIVEIRA, M. O Brasil: território e sociedade no início
do século X0 Rio de Janeiro: Record, 2006 (adaptado)

De acordo com as perspectivas apresentadas nos textos acerca das lógicas de reestruturação produtiva, seus circuitos de produção e a organização espacial, assinale a opção correta.

A) Os Estados-nação foram despossuídos das relações de poder econômico para a organização  de seus territórios, que, atualmente, se concentra na ação das grandes empresas e corporações multinacionais.

B) Os novos arranjos produtivos são organizados de modo flexível, com base em diferentes fatores locacionais e exigências do território, como a demanda por altos padrões de tecnologias da informação, por sistemas logísticos eficientes e por significativos mercados locais.

C) As novas dinâmicas econômico-territoriais passam por profundas ressignificações, especialmente por meio das guerras fiscais que mobilizam cidades, estados e regiões para atraírem investimentos e geração de empregos, sobretudo aqueles vinculados aos capitais financeiros.

D) As organizações em redes orientam as dinâmicas do funcionamento do capital, seja em relação aos centros de decisão e localização das bases produtivas, seja em relação à circulação e à distribuição dos produtos ao redor do planeta.

E) As novas divisões territoriais do trabalho geraram mais competitividade no cenário global, mas, ao mesmo tempo, restringiram a mobilidade espacial da população em relação ao mercado de trabalho, especialmente dos segmentos vinculados ao desenvolvimento científico, à indústria criativa e à de alta tecnologia.


QUESTÃO 32
ENADE 2017: No cenário mundial de profundas transformações estruturais advindas do esgotamento do modelo industrial fordista, da globalização financeira e da perda da capacidade dos Estados nacionais de regular suas economias, a incerteza quanto ao futuro das cidades tem proporcionado um ambiente propício para a proliferação de modelos de gestão urbana e estratégias de desenvolvimento local elaborados por agências multilaterais e consultores internacionais.

Nesse promissor mercado, são oferecidos modelos de “cidades sustentáveis”, “cidades globais”, “cidades empreendedoras”, “cidades saudáveis”, entre outros, como alternativas viáveis para o equacionamento dos problemas urbanos.

É curioso constatar que tal “projeto de cidade”, intrinsicamente subordinado às regras e aos requisitos da valorização do capital, possa, por vezes, ser propagado pelos mesmos atores internacionais que disseminam o discurso ambiental-social-humanitário do desenvolvimento sustentável.
COMPANS, R. Cidades sustentáveis, cidades globais: antagonismo ou
complementaridade. In: ACSELRAD, H. (Ore): A duração das cidades:
sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro:
Lamparina, 2009 (adaptado).

Com relação aos novos discursos e práticas da gestão urbana na atualidade, conforme mencionado no texto, assinale a opção correta.

A) o modelo de cidades empreendedoras caracteriza-se por ações e políticas urbanas em parceria com empresas e atores privados, ou seja, um modelo de gestão urbana através do estabelecimento de redes de poder econômico e político próprias da globalização.

B) A ideia de cidade sustentável guarda premissas que a distanciam estruturalmente da noção de desenvolvimento sustentável, pois esse modelo de cidade se liga às redes da globalização, e não a ações locais.

C) As redes geográficas estabelecidas pelas cidades globais homogeneízam a função mercadológica específica desses recortes territoriais.

D) As demandas que os novos fluxos do capital impõem às cidades atuais continuam a ordenar o território, principalmente por meio da atividade produtiva.

E) A lógica atual do marketing urbano considera as vocações locais e as demandas dos movimentos sócio territoriais.


QUESTÃO 33
ENADE 2017: O patrimônio natural de um país reúne áreas de importância preservacionista e histórica. São áreas que transmitem a importância do ambiente natural para que possamos lembrar-nos do passado, de onde viemos, o que estamos fazendo com o ambiente e para onde vamos. Fazem parte do patrimônio natural formações geológicas e regiões que constituem hábitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.
Disponível em: <htte:/ /wwa.brasilgov.br>.
“Acesso em: 15 mai. 2017 (adaptado).

No Brasil, grande parte do patrimônio natural beneficia-se de um sistema de gestão territorial, conforme regulamentado pela Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), contemplando dois grandes grupos de unidades: de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Considerando os entes federativos do SNUC, avalie as afirmações a seguir.

I. Nas Unidades de Proteção Integral, cujo principal objetivo é a preservação da natureza, é proibida a retirada de produtos nos espaços protegidos, como é o caso das Reservas Biológicas e das Florestas Nacionais.

II. A Área de Proteção Ambiental permite, em seu território, a presença de edificações, desde que seja assegurada a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

III. Os Parques Nacionais são, entre as Unidades de Uso Restrito, aqueles em que são permitidos a recreação e o turismo ecológico, o que facilita o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental nesses locais.

IV. Em Reserva Extrativista, um tipo de Unidade de Proteção Integral, não é permitido o uso de recursos naturais de origem vegetal, animal ou mineral.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2017: A arte pública urbana vem ampliando, efetivamente, as maneiras de compreender e interpretar as cidades contemporâneas. Nesse sentido, o grafite caracteriza-se como imagens vibrantes, símbolo de territorialidades que reconfiguram a paisagem urbana, e resulta de um conjunto de experiências que visualmente são registradas nas cidades do Brasil e do mundo, por meio da apropriação simbólica no espaço urbano. A busca de novas leituras geográficas do grafite remete, portanto, a outras interpretações da paisagem, como o que é considerado visível e invisível na cidade.
TARTAGUIA, L. O visível e o invisível: paisagem urbana e arte pública.
 Élisée, Rev. Geo. UEG — Anápolis, v.4, n.1, 2015 (adaptado).

Mural de Grafite produzido pelo artista Kobra no Porto Maravilha - Rio de Janeiro
INDAGACAO
Disponível em: <portomaravilha.com.br>. Acesso em: 28 jul. 2017.

A respeito das possíveis relações entre política e planejamento urbano e as dimensões do grafite, avalie as afirmações a seguir.

I. O grafite, combatido por poderes públicos de algumas cidades brasileiras, tem sido apoiado, em outras prefeituras, como forma de inclusão de uma cultura urbana e de sujeitos sociais anteriormente marginalizados.

II. Apesar das divergências, essa expressão cultural permanece como instrumento político de sujeitos Sociais nas cidades do Brasil, como forma de resistência, dando visibilidade a lutas e denunciando as desigualdades socioespaciais.

III. Em um espaço de contradições, o grafite tem sido ressignificado pelas lógicas de reprodução do capital e servido como elemento importante nos processos de requalificação de bairros e setores privilegiados das cidades, assim como na realização de grandes eventos esportivos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 35
ENADE 2017: A percepção de que o litoral é um ambiente sujeito a mudanças se estabelece à medida que aumenta a ocupação da orla costeira, de modo que efeitos erosivos que, antes da ocupação, eram ignorados por não causarem prejuízos, passam a ser vistos como fator de risco, implicando questões econômicas e sociais.
MUEHE, D. Erosão e progradação do litoral brasileiro. Brasília: MMA, 2006 (adaptado).

Erosão Costeira na Praia de Ponta Negra — Rio Grande do Norte
indagacao
Disponível em: <http://marcolyra blogspot.com.br>. Acesso em: 13 jul. 2017.
 
Considerando as importantes dinâmicas litorâneas verificadas no Brasil, expressas no texto e na imagem, avalie as afirmações a seguir.

I. As modificações das linhas de costa estão vinculadas aos balanços de sedimentos, resultantes tanto das dinâmicas naturais quanto das intervenções humanas no ambiente.

II. A presença de manguezais ocasiona instabilidade nos sistemas morfodinâmicos e transformações nos sistemas praiais, em relação à linha de costa.

III. Obras de infraestrutura, como as de ordem turística ou portuária, modificam os padrões de ondas e alteram a intensidade da energia junto ao balanço sedimentar em um sistema praial.

IV. No Brasil, a ausência de legislação sobre o gerenciamento costeiro amplia os fatores de risco responsáveis pelos processos de erosão marinha.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


LICENCIATURA

QUESTÃO 26
ENADE 2017: Dissemos a escola do sul, porque, na realidade, nosso norte é o sul. Não deve haver norte para nós, a não ser pela oposição ao nosso sul. Por isso, agora colocamos o mapa ao revés, e então já temos a justa ideia de nossa posição, e não como quer o resto do mundo. A ponta da América, a partir de agora, prolongando-se, assinala insistentemente o sul, o nosso norte.
TORRES-GARCÍA. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941 (adaptado).

INDAGACAO
Disponível em: <http://www.rau.edu.uy>. 
Acesso em: 13 jul. 2017 (adaptado).

A potencialidade do uso de mapas no ensino de Geografia está além das tradicionais configurações métricas e escalares das convenções cartográficas. Acerca dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I. A elaboração de mapas, como mostrado na figura, possibilita a interdisciplinaridade da Geografia com outros campos do conhecimento, como Artes, História e Ciências Sociais.

II. A cartografia é instrumento importante para a reflexão sobre a existência e suas espacialidades, por exemplo, processos que envolvam a construção, em sala de aula, de mapas alternativos com s próprios discentes.

III. Tanto o texto quanto a figura revelam que mapas permitem uma série de reflexões das relações de poder, como o reconhecimento da colonialidade e suas produções imagéticas de dominação no espaço.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: Da vida de cada povo nasce uma geografia. Os alunos e alunas indígenas, como todos os outros, trazem para a escola seus conhecimentos geográficos. Esse conhecimento deve ser o ponto de partida e de chegada da Geografia na escola. No caminho, há o diálogo entre o conhecimento geográfico do aluno e a Geografia escolar não indígena.

A Geografia deve ser também um instrumento para o  índio compreender melhor o mundo do não índio e poder dialogar com ele, descobrindo que não existe só uma "geografia do branco", mas várias, dependendo de quem é esse branco, onde ele vive, como vive.
BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas Indígenas. 
Brasília: MEC/SECAD, 2005 (adaptado).

indagacao
BRASIL. Geografia Indígena do Xingu. Brasília: 
SA/MEC/PNUD, 1995 (adaptado)

Acercado ensino-aprendizado da Geografia e dos espaços de diversidade étnico-racial, avalie as afirmações a seguir.

I. Os processos educativos de Geografia em configurações de diversidade étnico-racial podem potencializar resistências políticas e lutas por direitos territoriais.

II. O ensino de Geografia possibilita uma série de interações e construções no espaço escolar, que devem ser organizadas com base nas dinâmicas culturais e na autonomia de cada povo e cultura.

III. As bases fundamentais da ciência geográfica moderna devem estar sobrepostas aos demais aspectos que compõem o cotidiano de grupos em configurações de diversidade étnico racial, para que os estudantes tenham capacidade de compreender o mundo e a realidade em que vivem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I , II e III.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: A educação ambiental é compreendida como uma prática social e política por meio da qual os indivíduos podem interferir na realidade circundante e transformá-la. Está relacionada com uma mudança de postura da sociedade, de atitudes de cuidado com o ambiente e de respeito mútuo, que implica o respeito à vida em sua diversidade. Essa indicação está bastante consolidada nos meios educacionais, com experiências inter e transdisciplinares. Nesse sentido, deve-se ter o objetivo de formar, pela Geografia, um conceito crítico de ambiente que destaca as dimensões social, ética e política.
CAVALCANT) L S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea:
“avanços, câminhos, altemativas. Anais do | Seminário Nacional:
"Currículo em movimento. Perspectivas Atuais,
Belo Horizonte, 2010 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Nas atividades de educação ambiental, as estratégias devem ser variadas e associadas à análise crítica mediante projetos interdisciplinares, estudos do meio, debates, problematizações, visando à superação da visão dicotômica entre homem e natureza.

II. Os professores de Geografia devem contemplar a transmissão e a reprodução de conhecimentos nas atividades de educação ambiental, para que o estudante adquira conteúdos e memorize os principais fatos e problemas ambientais.

III. Os projetos de educação ambiental podem envolver a comunidade escolar e a do entorno, desenvolvendo atividades interdisciplinares sobre temas ambientais e  tendo como objetivo as transformações socioambientais da realidade local-regional.

IV. A abordagem da educação ambiental no componente curricular de Geografia deve basear-se em estudos que privilegiam a dimensão natural, aprofundando o conhecimento sobre relevo, solo, vegetação, clima e hidrografia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: Um professor de Geografia propôs, em seu plano de ensino, um projeto para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola situada na área urbana, de um município em que a principal atividade econômica é a agropecuária, tanto de agricultores familiares quanto a de não familiares. O tema do projeto é “A relação campo-cidade no período da globalização”.

O objetivo geral é compreender as relações campo-cidade no atual período, mediante projeto que possibilite o (re)conhecimento dos espaços onde os estudantes vivem e (re)produzem suas histórias.

A partir do texto, avalie os objetivos propostos a seguir quanto à sua consonância com o mencionado projeto.

I. Identificar a dicotomia campo-cidade mediante observação de imagens de satélites e descrição da paisagem, para que os estudantes verifiquem que esses espaços são fragmentados e autossuficientes.

II. Produzir materiais sobre as diferenças entre a agricultura familiar e não familiar, a partir da vivência dos estudantes da EJA e dos seus conhecimentos prévios sobre o tema do projeto.

III. Desenvolver atividades de estudo do meio, planejando previamente as ações — com definição dos conceitos a serem desenvolvidos - no reconhecimento do espaço geográfico e das relações nele existentes.

IV. Promover a participação ativa dos estudantes, propondo ações, realizando levantamentos das situações existentes no recorte territorial do projeto, por meio de entrevistas, filmagens e fotografias, para a apresentação de painéis sobre as relações entre campo e cidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Durante uma aula de Geografia, o professor foi questionado por um grupo de estudantes do Ensino Médio sobre a distância entre Porto Alegre/Brasil e Mabrouk/Mali. Aproveitando o questionamento, o professor usou uma régua padrão e o mapa-múndi e retornou a seguinte pergunta ao grupo:

 “Considerando que este mapa foi construído na escala 1: 32 320 000 e verificando que, no mapa, observa-se uma distância de 10 centímetros entre Porto Alegre e Mabrouk, qual a distância real em quilômetros entre as duas cidades em linha reta?”

A resposta correta à indagação do professor é

A) 3 232

B) 6 464

C) 32 320

D) 64 640.

E) 323 200.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,386,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,385,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,145,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8455,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60903,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Geografia (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/07/prova-geografia-bacharelado-e-licenciatura-enade-2017-com-gabari.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/07/prova-geografia-bacharelado-e-licenciatura-enade-2017-com-gabari.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo