Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: A Resolução n. 510 do Conselho Nacional de Saúde, homologada em 7 de abril de 2016, institui normas específicas para a pesquisa, nas ciências humanas e sociais, cujos procedimentos metodológicos envolvam a participação de pessoas. Para a realização desse tipo de pesquisa, as pesquisadores devem submeter o projeto inicial à aprovação de comitês de ética em pesquisa com seres humanos (CEP).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das normas para a realização desse tipo de pesquisa na área de música.

I. Pesquisas experimentais com a participação de voluntários, mesmo que de forma anônima, demandam aprovação pelo CEP.

II. As pesquisas realizadas em comunidades tradicionais por meio de etnografias de suas práticas musicais estão dispensadas de aprovação pelo CEP.

III. Devem ser previamente aprovadas pelo CEP as pesquisas longitudinais de coorte sobre o desenvolvimento da percepção musical na primeira infância.

IV. Pesquisas de opinião sobre um tema específico ligado à música, ainda que garantam o anonimato dos participantes, demandam aprovação pelo CEP.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 10
ENADE 2017: Se, por um lado, as crianças já nascem imersas numa cultura em que as inovações tecnológicas são quase naturalizadas, por outro, no Brasil, essas conquistas ainda não são acessíveis a uma parcela da população, o que torna a escola um importante espaço de acesso a esses artefatos tecnológicos e à aprendizagem de suas linguagens específicas.

É de fundamental importância, nesse contexto, a formação dos professores para o desenvolvimento de currículos e projetos pedagógicos em que as tecnologias da informação e da comunicação não sejam apenas ferramentas, mas recursos instituintes de novas formas de aprender e ensinar, na perspectiva das redes colaborativas e da autonomia dos sujeitos.
MENDONÇA, R. H. Tecnologias Digitais na Educação. Salto para o futuro. Brasíla, ano XIX, n. 19, 2009 (adaptado).

Considerando as informações desse texto e a avaliação como um dos aspectos fundamentais do processo educacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Sem o uso das novas tecnologias da informação, os processos de avaliação no ensino de música ficam comprometidos em sua eficácia.

PORQUE

II. As novas tecnologias permitem a elaboração de recursos avaliativos que mais facilmente dialogam com as múltiplas realidades dos alunos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 11
ENADE 2017: Paixão Segundo São João (BWV 245) foi composta em 1724 por J. S. Bach. O coral a seguir foi extraído deste oratório.

INDAGACAO

Quais são, respectivamente, a tonalidade e o tipo de cadência final desse coral?

A) Sol menor e cadência plagal.

B) Sol maior e cadência perfeita.

C) Sol maior e cadência de Picardia.

D) Sol menor e cadência imperfeita.

E) Sol menor e cadência de Picardia.


QUESTÃO 12
ENADE 2017: O relato apresentado a seguir foi feito por um DJ: “Pegamos, por exemplo, um bumbo, não necessariamente um bumbo, mas a gente pode bater numa mesa e samplear isso, modificar esse som, e criar dali um bumbo ou uma caixa. Podemos pegar uma nota de um teclado, subdivídir, ou no toca-discos mesmo, em várias escalas, e trabalhar ela de forma aleatória, e daí por diante nós vamos construindo a música. Por isso que se diz: o DJ de verdade sabe trabalhar um som de tal maneira que cria um determinado produto a partir de, às vezes, peças isoladas. Ele monta um mosaico de timbres, sons, efeitos e, desse mosaico, cria uma lógica musical.”
ARALDL, Prática musical de Dis: um estudo sobre formação musical e
tecnologia. n: Simpésio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem, Recife, 2010, Anais. 
Disponível em: <http://www.nehte.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2017 (adaptado).

A partir desse relato, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As transformações sonoras exemplificadas pelo DJ são transformações de timbre e de altura.

PORQUE

II. Os recursos tecnológicos possibilitam inúmeras transformações e criações, mas também apresentam limitações, como a impossibilidade de realização de ostinatos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 13
ENADE 2017: A composição musical é uma atividade que vem sendo progressivamente valorizada no ensino de música em diferentes contextos educacionais. A partir de uma concepção mais  ampliada, composição pode ser compreendida como atividades de improvisação e arranjo, pequenas ideias organizadas espontaneamente com a intenção de articular e comunicar seus pensamentos musicais ou peças mais elaboradas, sem que seja considerada a necessidade de algum tipo de registro.
BEINEKE, V. A composição no ensino de música: perspectivas de
pesquisa e tendências atuais. Revista da ABEM.
p. 19:32, 2008 (adaptado).

A avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas. Também subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e proceder a intervenções de correção dos rumos da atividade e dos seus resultados.
LUCKES), C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato
pedagógico. São Paulo: Ed. Cortez, 2011 (adaptado).
 
Considerando as informações dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir, concernentes a composição e avaliação em educação musical.

I. Um dos objetivos da avaliação contínua é a classificação dos estudantes segundo seu desempenho.

II. A avaliação da atividade composicional deve ter como base o produto final.

III.A avaliação das atividades de criação e composição permite ao professor redirecionar a aprendizagem em função do desempenho dos alunos.

IV. Devido à natureza subjetiva da improvisação, é necessário que o professor estabeleça critérios objetivos para a avaliação desse tipo de atividade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2017: O trecho musical a seguir apresenta os compassos iniciais do terceiro movimento da Quinta Sinfonia de L. V. Beethoven.

Sinfonia nº 5 - III Movimento
INDAGACAO

A respeito do trecho musical apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O trecho apresenta compasso ternário simples, anacrústico e sua tonalidade é Dó menor.

II. Fagotes 1 e 2 duplicam na mesma oitava as melodias dos violinos 1 e 2, a partirda anacruse para o compasso 7.

III. As notas do compasso 8 formam a tríade do V grau da tonalidade.

IV. Os clarinetes 1 e 2, nos compassos 7 e 8, dobram os violinos 1 e 2 na mesma oitava.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 15
INDAGACAO

ENADE 2017: Considerando esses trechos musicais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os trechos são obras, respectivamente, de um compositor brasileiro do século XIX e de um compositor europeu do século XVIII.

II. As tonalidades dos trechos apresentados são, respectivamente, Dó Maior e Si Bemol Maior.

III. As cifragens apresentadas nos dois exemplos são representações do acompanhamento harmônico.

IV. O uso dos acidentes em ambas as obras configuram exemplos de cromatismo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 16
ENADE 2017: Para se defender uma educação musical que contribua para a expansão — em alcance e qualidade — da experiência artística e cultural de nossos alunos, cabe adotar uma concepção ampla de música e de arte que procure apreender todas as manifestações musicais como significativas, evitando-se, portanto, deslegitimar a música do outro e impor uma única visão da arte.
PENNA, M. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A música erudita deve ser priorizada no currículo escolar devido à sua tradição histórica e à variedade de repertório.

II. O ensino de música popular nas universidades provoca o engessamento do desenvolvimento e a perda da naturalidade desse gênero musical.

III.  A aproximação das práticas musicais populares e eruditas traz, como benefícios, a aquisição de conhecimentos teóricos e artísticos.

IV. A oposição de natureza política e ideológica na dicotomia erudito-popular é objeto de discussão adequado para o âmbito da educação musical.

V. O professor, ao pretender atuar em um contexto cultural que não lhe é familiar, deve desenvolver estratégias metodológicas específicas que considerem a realidade desse contexto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 17
ENADE 2017: O professor de um curso de iniciação à História da Música programou uma série de  audições comentadas para que os estudantes reconhecessem os diversos estilos da literatura musical por meio de exemplos. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das audições programadas pelo professor.

I. A peça do repertório clássico apresentada abaixo, ilustra o baixo de Alberti.

INDAGACAO

II. O trecho a seguir refere-se a uma peça barroca em estilo fugato.

INDAGACAO

III. A peça apresentada a seguir, do repertório romântico, exemplifica a escrita segundo o recurso de melodia acompanhada.

INDAGACAO

IV. O trecho a seguir, uma peça jazz, apresenta a utilização de voicings.

INDAGACAO

V. A peça do repertório brasileiro, apresentada a seguir, mostra o acompanhamento sincopado.

INDAGACAO

É correto apenas o que o se afirma em

A) I e III.
B) I e V.
C) II e IV.
D) II e V.
E) III e IV.


QUESTÃO 18
ENADE 2017: Um estudante do último ano de um curso de licenciatura em música está planejando as atividades que realizará no estágio supervisionado em uma classe de terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica em seu bairro. Foi decidido, em acordo com o supervisor do estágio na universidade e com o professor de Arte na escola, que as atividades deverão ser direcionadas para a criação musical.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, sobre o planejamento do estudante para as atividades a serem desenvolvidas.

I. Para desenvolver a criatividade musical, é importante que os alunos possam compreender as diferentes maneiras de se fazer música nos mais variados contextos; pelo que, a euritmia, proposta por Dalcroze, por exemplo, valoriza igualmente atividades de apreciação e registro em partitura.

II. O uso de recursos derivados da paisagem sonora nas atividades de criação musical, conforme proposto por R. Murray Schaffer, pode incorporar sons artificiais produzidos por meios eletrônicos.

III. Uma estratégia para o desenvolvimento da criatividade é o emprego da improvisação; de modo que, uma proposta para aula sobre criação musical pode partir de atividades de improviso sobre ostinatos elaborados pelo professor, conforme propõe Carl Orff em sua abordagem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2017: Nas sociedades urbanas e industriais contemporâneas, a música é muito presente na vida cotidiana. Em razão de um processo histórico - que passou pelo desenvolvimento da notação musical, pela imprensa e, posteriormente, pelos diversos recursos de gravação e equipamentos para reprodução -, as produções musicais puderam ultrapassar a oralidade e a presença física e imediata de uma performance musical. Nesse sentido, como diversos autores apontam, as transformações sociais e tecnológicas dos séculos XX e XXI estão modificando as maneiras de produzir, divulgar e consumir música, influindo na própria experiência musical, ao permitirem a presença da música em diferentes tempos e lugares.
PENNA, M. Percursos da música na cibercultura: o caso de “A Mandha””
de Lenine. Música Popular em Revista. Campinas,
ano3,v.1,p. 121-41, 2014 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto e o cenário da produção musical contemporânea, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A recepção da música popular na contemporaneidade é marcada pelo conflito entre os interesses da indústria fonográfica e as iniciativas particulares de músicos e artistas.

PORQUE

II. As novas tecnologias digitais têm redefinido os processos de escuta, gravação e edição de sons, promovendo o compartilhamento economicamente acessível de obras produzidas por artistas independentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 20
ENADE 2017: Um dos modelos disponíveis para avaliação em música, de acordo com Keith Swanwick, considera duas dimensões: estágios de desenvolvimento e atividades musicais, conforme ilustrado no quadro a seguir. Ao avaliar uma prática musical, podemos constatar a relação entre essas dimensões. Quanto mais rica for a prática, mais estrelas aparecerão no quadro e maior a chance de um envolvimento significativo dos alunos com à música.

INDAGACAO

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, relativas a práticas musicais.

I. Em uma situação em que os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles identifiquem os instrumentos, o quadro terá apenas uma estrela correspondente à atividade de apreciação e ao estágio forma.

II. Quando os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles toquem uma versão própria baseada no trecho escutado, o quadro será preenchido, pelo menos, com três estrelas, correspondentes às atividades de apreciação, performance e composição.

III. Na situação em que os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles toquem o mais fielmente possível à gravação, o quadro terá duas estrelas, correspondentes às atividades de apreciação e performance.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 21
ENADE 2017: A forma Rondó serve de estrutura para composição de obras de gêneros diversos, como a Marcha Turca, terceiro movimento da Sonata em Lá Maior (K. 331), de Mozart, e o chorinho Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

A forma Rondó é

A) uma forma de composição, geralmente escrita em pares contrastantes de seções.

B) uma forma de canção, na qual um refrão é repetido diversas vezes, intercalando se às estrofes.

C) composta a partir de uma melodia simples (A), que se repete com alterações e variações (A1, A2 etc.).

D) composta a partir de duas sessões contrastantes (A e B), cada uma delas delimitada por sinais de repetição.

E) composta a partir da repetição de um tema principal (A) entre sessões  contrastantes (B, C etc.),denominadas episódios.


QUESTÃO 22
ENADE 2017: A estética não pode pretender estabelecer o que deve ser a arte ou o belo. Ao contrário, tem a incumbência de dar conta do significado, da estrutura, da possibilidade e do alcance metafísico dos fenômenos que se apresentam na experiência estética.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo:
Martins Fontes, 1997 (adaptado).

Acerca da estética no ensino de música, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A reflexão estética cria possibilidades diversas de pensar e agir sobre a própria experiência, renovando e ressignificando a arte.

PORQUE

II. A estética é um caminho dialógico, intuitivo e humano que, por se encontrar no âmbito da apreciação, não interfere diretamente nas estruturas do campo da materialidade, tais como escrita musical, leitura e compreensão harmônica.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2017: A ópera é um tipo de representação teatral em que 2 ação dramática se desenvolve através da música. Seus principais artistas são os cantores líricos, dos quais se exige, além de cantar, que representem, que atuem nas cenas.
CASOY, S. A invenção da Ópera. São Paulo: Algol, 2007 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O recitativo, recurso usado para narrar uma ação no tempo da fala, pode ser secco, acompanhado apenas por baixo contínuo, ou acompagnato, no qual a orquestra intervém.

II. A aria da capo é uma forma musical típica de óperas barrocas e consiste em uma estrutura ternária (ABA), cuja última sessão apresenta variações e ornamentos.

III. A ópera pode ter motivações sacras ou profanas; no segundo caso, elas podem ser sérias ou cômicas.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

 
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Para interpretar uma peça musical, concretizando as ideias expressas na partitura,é importante que o aluno compreenda os símbolos ali expostos. Considerando essa informação, avalie as afirmações a seguir

I. O trecho musical abaixo representa a canção Alecrim Dourado.

indagacao

II. O trecho musical abaixo representa a canção Cai-cai Balão.

indagacao

III. O trecho musical abaixo representa a canção Rosa Amarela.

INDAGACAO

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 25
ENADE 2017: As tecnologias digitais vêm provocando profundos desdobramentos nos campos da comunicação, cultura e arte. Os novos suportes eletrônicos de produção, armazenamento e difusão promovem mudanças na forma de produzir e no que se produz. As novas ofertas de tecnologias digitais em música tornaram o processo de criação e gravação acessível ao público em geral.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir sob a perspectiva das novas tecnologias digitais e de sua aplicação na educação musical.

I. Dispositivos tecnológicos digitais elaborados pela indústria são utilizados no meio pedagógico, sem que haja, porém, a oportunidade de uma apropriação dos modos e meios envolvidos em sua produção.

II. O desenvolvimento do formato MP3 revolucionou o mundo do entretenimento e transformou a internet no mais popular meio de distribuição de músicas e arquivos de sons.

III. Os DJs, que incorporaram as novas tecnologias  digitais em sua práxis, exemplificam a relação entre criação e utilização de meios digitais pré-produzidos.

IV. O uso dos instrumentos e dos meios eletrônicos e digitais vem substituir as práticas tradicionais de ensino musical enraizadas nas estruturas pedagógicas dos conservatórios de música, cujo fundamento constrói-se sobre a prática instrumental.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2017: Na aprendizagem criativa, a realização de tarefas de criação colaborativa permite desenvolver e expandir a compreensão e a construção de significados pelos estudantes. Fazendo música em conjunto, trocando ideias e transformando os conteúdos propostos pelo professor, as crianças podem descobrir o prazer da expressão musical, porquanto as interações entre os pares influenciam a qualidade da experiência. Como agentes da própria aprendizagem, as crianças mostram o que pode facilitar sua compreensão; cabe ao professor observar e honrar as interpretações dos estudantes e valorizar os seus esforços no desenvolvimento de habilidades musicais e na experiência prazerosa do fazer musical coletivo.
BEINEKE, V. Aprendizagem criativa e educação musical:
trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais Educação. p. 45-60, 2012 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os professores são responsáveis pela adoção de estratégias que viabilizem o desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

II. A construção de significados pelos estudantes em atividades colaborativas tende a acontecer de maneira homogênea.

III. A aprendizagem musical criativa deve levar em conta os elementos do currículo e os contextos culturais em que os estudantes estão inseridos.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: Uma criança com 5 anos de idade chegou à escola de música carregando seu instrumento, acompanhada pela mãe. Ao entrar na sala, cumprimentou o professor e posicionou-se na Sua frente para começar a aula. Os dois cantaram a melodia da peça que tinha sido combinada na aula anterior e, depois, passaram a repetir os trechos nos quais a criança tinha mais dificuldade.

O professor corrigiu a postura do aluno, bem como alguns aspectos técnicos do instrumento, elogiando seu desempenho até o momento. Enquanto isso, a mãe anotava com atenção as indicações do professor para lembrá-las ao filho quando do seu estudo diário. A aula se encerrou com as recomendações para o encontro seguinte, a criança agradeceu e foi embora com sua mãe.

Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A aula descrita está de acordo com o método Suzuki, que estimula a concentração, a autoestima e a musicalidade das crianças, proporcionando um ambiente de aprendizado positivo e que reforça o sucesso alcançado.

PORQUE

II. A metodologia Suzuki considera que o talento musical é inato e determina o desenvolvimento das habilidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: Um professor de percepção musical aborda os princípios da polirritmia com os estudantes e sugere que estes criem uma estrutura que empregue esse recurso, a ser executada simultaneamente a duas vozes, com percussão corporal e/ou voz. Ele exemplifica com o ritmo apresentado na partitura a seguir, comum na música brasileira, em que três figuras rítmicas iguais correspondem à duração de duas figuras rítmicas iguais (3x2).

INDAGACAO

A opção que apresenta apenas estruturas polirrítmicas que atendem à solicitação do professor é

A) 2x4;4x3; 1x3.
B) 6x2; 9x4; 5x2.
C) 7x2; 5x4; 6x3.
D) 8x4; 7x3; 9x3.
E) 9x5; 5x3; 7x4.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: A partitura a seguir apresenta um trecho do Oratório de Natal de Camille Saint Saéns, em que estão destacados cinco acordes.

Tollite Hostias
Último movimento do Oratório de Natal
INDAGACAO

Considerando a partitura apresentada, avalie as afirmações a seguir, a respeito dos acordes destacados.

I. No destaque 1, o intervalo formado entre o baixo e o soprano é uma 12º maior.

II. No destaque 2, o acorde é Perfeito Maior e está na 1º inversão.

III. No destaque 3, o intervalo formado entre o baixo e o tenor é uma 10º menor.

IV. No destaque 4, a função tonal do acorde é dominante.

V. No destaque 5, o intervalo formado entre o contralto e o soprano é uma 3º maior.

É correto o que se afirma em

A) I e V, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Considerando-se a música como discurso, é possível propor a retórica das tópicas para a análise musical do repertório brasileiro, dado que as unidades musicais do discurso, como motivos, frases, temas, padrões rítmicos e progressões harmônicas, apresentam qualidades semióticas que lhes são atribuídas por meio de convenção cultural e que vão além de seu papel funcional nos segmentos formais.

A partir disso, é possível destacar algumas tópicas recorrentes, tais como a cadência nordestina, com motivos conclusivos adequados ao dórico e ao mixolídio, o brejeiro, no qual as figurações aparecem transformadas por subversões e brincadeiras, e as tópicas época-de-ouro, que incluem floreios melódicos das antigas modinhas, polcas, valsas e serestas brasileiras.
PIEDADE, A. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música.
Eloído pensante. Buenos Aires, v.1, n.1, p. 1-23, 2013 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie se os exemplos musicais abaixo correspondem às tópicas indicadas.

I. Tópica época-de-ouro

INDAGACAO

II. Tópico nordestina
indagacao

III. Tópica brejeiro

indagacao

IV. Tópica época-de-ouro

indagacao

É correto apenas o que se afirma

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,386,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,385,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,145,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8455,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60903,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/08/prova-musica-licenciatura-enade-2017-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/08/prova-musica-licenciatura-enade-2017-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo