ENADE 2010: As células do epitélio escamoso encontradas no esfregaço vaginal são divididas em três tipos

ENADE 2010: As células do epitélio escamoso encontradas no esfregaço vaginal são divididas em três tipos: superficiais, intermediárias e para basais. Essas células possuem desenvolvimento hormônio-dependente e, desse modo, o aspecto do esfregaço vaginal apresenta alterações cíclicas em consonância com os ciclos menstrual e ovariano.

Considerando o processo de maturação das células do epitélio escamoso e sua correlação com os hormônios sexuais femininos, analise as afirmações que se seguem.

I. Os estrógenos induzem à maturação completa das células do epitélio escamoso, resultando no predomínio de células intermediárias e parabasais no esfregaço vaginal.

II. Em condições de baixa produção de estrógenos, observa-se predomínio de células parabasais no esfregaço vaginal.

III. Logo após o nascimento, o esfregaço vaginal da lactante apresenta aspecto idêntico  ao observado no esfregaço materno, caracterizado pelo predomínio de células intermediárias e superficiais.

IV. O predomínio de células superficiais no esfregaço cérvico-vaginal é observado durante a gestação e na fase progestacional do ciclo menstrual.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.