ENADE 2010: Considere que um biomédico seja responsável pela elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP)

ENADE 2010: Considere que um biomédico seja responsável pela elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do setor de parasitologia de seu laboratório.

Observando as diversas técnicas usadas para triagem de  enteroparasitas e o perfil epidemiológico da população  que usufrui os serviços do laboratório, ele chegou aos seguintes dados:

* — alta prevalência de Ascaris lumbricóides;

* — alta prevalência de Schistosoma mansoni;

* — baixa prevalência de Enterobius vermicularis.

Levando em conta a característica das formas imaturas desses helmintos observadas nas fezes, por qual método o biomédico deve optar para aumentar a sensibilidade dos exames parasitológicos fecais em seu laboratório?

A) Técnica de Faust, que se baseia na flutuação em sulfato de zinco de formas imaturas leves de alguns parasitas.

B) Técnica de Hoffman, Pons e Janer, também conhecida como técnica de Lutz, que se baseia no processo de sedimentação de ovos pesados.

C) Exame direto que é feito a fresco e indicado para pesquisa de formas imaturas em fezes diarreicas ou desintéricas de forma rápida e fácil

D) Método de Baermann-Moraes, que utiliza o princípio do termotropismo em cálice de sedimentação para detecção de formas imaturas larvais.

E) Coloração das amostras de fezes por hematoxilina férrica, que é usada para detalhar a morfologia de trofozoítos e cistos de protozoários intestinais.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) Técnica de Hoffman, Pons e Janer, também conhecida como técnica de Lutz, que se baseia no processo de sedimentação de ovos pesados.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.