ENADE 2010: A enxertia em hortaliças é uma técnica inovadora, com especial ênfase nas famílias Cucurbitaceae e Solanaceae

ENADE 2010: A enxertia em hortaliças é uma técnica inovadora, com especial ênfase nas famílias Cucurbitaceae e Solanaceae, que visa conferir resistência às mudas. Essa técnica permite o cultivo em áreas contaminadas por patógenos de solo ou naquelas áreas cujas condições edafoclimáticas são desfavoráveis ao crescimento e desenvolvimento da cultura. De uso recente no Brasil, mas consolidada em países como Japão, Holanda e Espanha.

Por um lado, a enxertia como método de controle de patógenos de solo evita o contato da planta sensível com o agente patógeno. Por outro lado, além de proporcionar resistência a doenças, essa técnica pode ser utilizada com outros fins, como a introdução de resistência de estresses do tipo abiótico (resistência a baixas temperaturas, resistência à seca e resistência à alta umidade do solo). Entre os inúmeros métodos de enxertia de hortaliças, dois métodos básicos se destacam dos demais: enxertia por aproximação e por estaca.
PEIL. R. M. A enxertia na produção de mudas de hortaliças. Ciência Rural, Santa Maria, v.33, n.6, p.1169-1177. nov.dez, 2003 (com adaptações).

Considerando a utilização de enxertia em hortaliças, avalie as afirmativas abaixo.

I. Na escolha do porta-enxerto, um dos aspectos a ser considerado é o seu efeito na qualidade final do enxerto.

II. A enxertia é uma técnica adequada ao cultivo em ambiente protegido de hortaliças, onde problemas sanitários tendem a ser mais graves.

III. Na enxertia, o enxerto deve apresentar resistência à doença que se objetiva controlar, o que é fundamental para o sucesso da técnica.

IV. O principal objetivo da enxertia é proporcionar o controle de doenças de solo, não se aplicando 1ao controle de doenças em geral.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
D) I, II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.