ENADE 2010: A rubéola é uma doença de pouca gravidade que, frequentemente, evolui com sintomas inespecíficos,

ENADE 2010: A rubéola é uma doença de pouca gravidade que, frequentemente, evolui com sintomas inespecíficos, dificultando o diagnóstico em bases clínicas. Por essa razão, é necessária a confirmação laboratorial. 

Os métodos sorológicos são os procedimentos mais úteis para o diagnóstico da infecção pelo vírus da rubéola, seja em mulheres seja em recém- natos e lactantes. Entre esses métodos, os ensaios imunoenzimáticos (ELISA) para detectar anticorpos IgM e IgG antirubéola e os testes de avidez para IgG antirubéola são os mais utilizados na atualidade.

Considerando os possíveis resultados da sorologia para rubéola, avalie as afirmativas a seguir.

I. A detecção de IgM contra rubéola no soro de recém-nascidos indica proteção transplacentária.

II. A presença de IgG específica antivírus da rubéola, com alta avidez, em amostra de soro da paciente demonstra imunidade para a rubéola.

III. A infecção aguda de rubéola é diagnosticada pela presença de IgM específica antivírus da rubéola numa 'amostra de soro da paciente.

IV. Títulos de anticorpos IgG específicos antivírus da rubéola, independentemente da avidez, progressivamente aumentados nos lactantes indicam proteção à infecção.

V. A infecção aguda de rubéola é diagnosticada pelo aumento dos títulos de IgG específica antivírus da rubéola, com baixa avidez, em amostras consecutivas de soro da mesma paciente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) II, III e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.