ALBERT EINSTEIN 2023: Assim como João Guimarães Rosa, Mia Couto emprega neologismos em suas obras

Leia o trecho do livro Terra sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto, para responder às questões 09 e 10.

Muidinga acorda com a primeira claridade. Durante a noite, seu sono se estremunhara. Os escritos de Kindzu lhe começam a ocupar a fantasia. De madrugada até lhe parecera ouvir os tais cabritos embriagados de Taímo. E sorri, ao se lembrar. O velho ainda ressona. O miúdo se espreguiça ao sair do machimbombo¹. O cacimbo² é tão cheio que mal se enxerga. A corda do cabrito permanece atada aos ramos da árvore. Muidinga puxa por ela para trazer o bicho às vistas. Então, sente que a corda está solta. O cabrito fugira? Mas, se assim tinha sido, qual a razão daquele vermelho tintando o laço?

— Tio, tio! Comeram o cabrito!

O velho sai aos desengonços, tropernando pelas escadas do machimbombo. Primeiro, fica parado, perplexo, a digerir névoas. Depois vai pilando raivas, mãos à cabeça, espicaçador.

[…]

Grita com superiores ganas de rachar o mundo. Segura a ponta da corda, sacode-a perante o nariz. Muidinga se admira de tais fúrias. Que lamentava o velho assim tão espalhafarto?

— Deve ter sido uma hiena, tio...

O velho, ríspido, agarra a cabeça do rapaz e lhe esfrega a corda no rosto.

— Veja essa corda, satanhoco³. Veja!

O pobre miúdo nem que quisesse. A mão do velho lhe alicateia o pescoço, dobrando seu fraturável corpo sobre os infernos. Me largue, tio. É a súplica que ele consegue, já tombado nos joelhos.

— Veja aqui, grita Tuahir. Cortaram essa corda com faca!

Muidinga se arrepinha. Quem estivera ali com tais laminosas intenções? Agora ele entende a fúria do velho. Um cabrito atado só servia para agarrar os olhos dos passeantes.
(Terra sonâmbula, 2007.)
¹ machimbombo: ônibus.
² cacimbo: neblina.
³ satanhoco: sacana.

QUESTÃO 09
ALBERT EINSTEIN 2023: Assim como João Guimarães Rosa, Mia Couto emprega neologismos em suas obras. No trecho “O velho sai aos desengonços, tropernando pelas escadas do machimbombo.” (3º parágrafo), o termo sublinhado foi formado pela junção das palavras “tropeçando” e “perna”.

O mesmo processo de junção foi utilizado para a criação do termo

(A) “claridade” (1º parágrafo)

(B) “espreguiça” (1º parágrafo)

(C) “espalhafarto” (4º parágrafo)

(D) “fraturável” (8º parágrafo)

(E) “laminosas” (10º parágrafo)

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(C) “espalhafarto” (4º parágrafo)

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.