REVALIDA 2023: Um pré-escolar de 4 anos é levado a uma unidade de pronto-atendimento devido a uma queda da própria altura há cerca de 30 minutos

REVALIDA 2023: Um pré-escolar de 4 anos é levado a uma unidade de pronto-atendimento devido a uma queda da própria altura há cerca de 30 minutos, tendo apresentado traumatismo em região occipital. Logo após a queda, a criança apresentou choro intenso e um único episódio de vômito.

Ao exame físico, apresenta escala de coma de Glasgow de 15, exames físico e neurológico normais e ausência de evidências de fratura de crânio. 

Em relação à necessidade de realização de tomografia computadorizada (TC) de crânio para esse paciente, assinale a alternativa correta. 

A) Há indicação de realização de TC, pois a criança apresentou um episódio de vômito, o que sugere lesão intracraniana. 

B) Não há indicação de realização de TC, pois a criança não apresenta qualquer sinal de alerta para risco de lesão intracraniana. 

C) Há indicação de realização de TC, pois, nessa faixa etária, o exame deve ser realizado independentemente dos sinais e dos sintomas apresentados. 

D) Não há indicação de realização de TC e sim de radiografia simples de crânio, a fim de evidenciar fraturas que podem não ter sido observadas em exame físico.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) Não há indicação de realização de TC, pois a criança não apresenta qualquer sinal de alerta para risco de lesão intracraniana.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.