SANTA CASA 2024: Uma espécie de planta produz vagens com diferentes comprimentos, que exemplificam um caso de herança quantitativa

SANTA CASA 2024: Uma espécie de planta produz vagens com diferentes comprimentos, que exemplificam um caso de herança quantitativa. Os fenótipos variam de 10 cm a 18 cm e são determinados por poligenes que apresentam segregação independente.

A planta produtora de frutos com 10 cm de comprimento não possui alelos efetivos, e a planta produtora de frutos com 18 cm de comprimento possui somente alelos efetivos. Os gráficos I e II ilustram os resultados obtidos a partir de dois cruzamentos entre plantas de genótipos desconhecidos.

Os gráficos I e II ilustram os resultados obtidos a partir de dois cruzamentos entre plantas de genótipos desconhecidos.

De acordo com os resultados obtidos, os genótipos das plantas utilizadas nos cruzamentos que resultaram em descendentes ilustrados no gráfico I e no gráfico II, são, respectivamente,

(A) AABb e AaBB; AaBb e AaBb.
(B) AABB e aabb; AABb e AaBB.
(C) AaBb e aaBB; AaBb e AaBb.
(D) aaBB e AAbb; AABb e AaBB.
(E) AaBb e aabb; AaBb e aaBb.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(A) AABb e AaBB; AaBb e AaBb.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.