UPE 2023: Considerando as características das produções literárias do Quinhentismo e do Arcadismo no Brasil

UPE 2023: Considerando as características das produções literárias do Quinhentismo e do Arcadismo no Brasil
Os Textos 1, 2, 3, 4 e 5 servem de base à Questão 01.

Texto 1
Texto 1

Texto 2
Sete povos, que os Bárbaros habitam
Naquela oriental vasta campina
Que o fértil Uraguai discorre e banha.
Quem podia esperar que uns índios rudes,
Sem disciplina, sem valor, sem armas,
Se atravessassem no caminho aos nossos,
E que lhes disputassem o terreno!
Enfim não lhes dei ordens para a guerra:
Frustrada a expedição, enfim voltaram.
[...]
Não sofrem tanto os índios atrevidos:
Juntos um nosso forte entanto assaltam.
E os padres os incitam e acompanham.
Que, à sua discrição, só eles podem
Aqui mover ou sossegar a guerra.
Os índios que ficaram prisioneiros
Ainda os podeis ver neste meu campo.
[...]
Os padres faziam crer aos índios que os portugueses 
eram gente sem lei, que adoravam o ouro. [...].
GAMA, Basílio da. O Uraguai. Excertos. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/bn000094.pdf
Acesso em: 28 abr. 2022.

Texto 3
descobrimento

Texto 4
Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes 
cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com 
suas setas. [...] Ali não pôde deles haver fala, nem 
entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. 
[...] Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave,
compridas, com uma copazinha pequena de penas 
vermelhas e pardas como de papagaio [...]. Senhor, a 
inocência desta gente é tal, que a de Adão não seria 
maior, quanto a vergonha.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de achamento do Brasil. In: OLIVIERI, 
Antonio Carlos; VILLA, Marco Antonio (orgs.). Cronistas do 
descobrimento. São Paulo: Ática, 2019. p. 20-21. (Série Bom Livro).

Texto 5
Nesse momento, um forte vento anunciou a chegada do Karaíba. Apareceu do nada como se tivesse vindo no prórpio vento. [...] Tinha [...] o semblante- sério, fechado. Manteve-se em pé enquanto fixava o olhar nos três homens que conversavam. Depois falou: - Coisa ruim vai acontecer em breve. Serão tempos difíceis.

Fantasmas dos  antepassados chegarão nesta terra e tornarão nossos povos escravos de sua ganância. Eles não terão piedade nem  dos velhos nem das crianças. Simplesmente se sentirão donos desse lugar e de sua gente. Por isso, não lutarão com arcos e flechas e não terão código de guerra. Serão homens duros e não respeitarão a tradição.
MUNDURUKU, Daniel. O Karaíba: uma história do pré-Brasil.
São Paulo: Melhoramentos, 2018. p. 106.


QUESTÃO 01
UPE 2023: Considerando as características das produções literárias do Quinhentismo e do Arcadismo no Brasil, bem como a representação dos povos indígenas em diferentes linguagens (verbais, não verbais, literárias e não literárias) nos Textos 1, 2, 3, 4 e 5, assinale a alternativa CORRETA. 

a) O filme “A Missão” retrata a disputa dos portugueses, holandeses e espanhóis por territórios indígenas no processo de colonização da América do Norte. Na cena de desfecho do filme (Texto 1), o padre jesuíta já está integrado à população indígena e usa a linguagem musical e a linguagem literária para catequização dos povos originários. 

b) O Texto 2 é uma passagem de “O Uraguai”, obra do Arcadismo brasileiro que retrata a guerra travada por portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas pela conquista da Colônia de Sete Povos das Missões, temática abordada no filme “A Missão” A íg “Quem podia esperar que uns índios rudes,/ Sem disciplina, sem valor, sem armas,/ Se atravessassem no caminho aos nossos.”.

c) O Texto 5, de autoria de Daniel Munduruku, é uma narrativa literária que mostra a interação dos índios com os colonizadores europeus, temática também abordada no Texto 4. Na narrativa de Caminha (Texto 4), exemplo da literatura de catequese do Quinhentismo no Brasil, percebe-se a visão idealizada sobre a cultura indígena e a dificuldade de interação dos colonizadores com os índios.

d) Em diálogo com a narrativa de Daniel Munduruku, a tela de Portinari (Texto 3) mostra a reação dos índios com a chegada dos colonizadores. A pintura revela, em primeiro plano, a postura curiosa dos índios com a chegada das embarcações, assim como ocorre no Texto 5, com a profecia de Karaíba sobre a interação pacífica entre nativos e colonizadores.

e) “O Uraguai” segue os preceitos da epopeia camoniana, com estrofes e versos organizados em estrutura fixa, como se nota no Texto 2, o qual prioriza a mitologia dos índios na construção da narrativa lírica organizada com base nas características da prosa literária do Quinhentismo brasileiro.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
b) O Texto 2 é uma passagem de “O Uraguai”, obra do Arcadismo brasileiro que retrata a guerra travada por portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas pela conquista da Colônia de Sete Povos das Missões, temática abordada no filme “A Missão” A íg “Quem podia esperar que uns índios rudes,/ Sem disciplina, sem valor, sem armas,/ Se atravessassem no caminho aos nossos.”.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo