UPE 2023: Em 2022 o Brasil registra uma das maiores taxas de desmatamento da Amazônia em toda sua história

UPE 2023: Em 2022 o Brasil registra uma das maiores taxas de desmatamento da Amazônia em toda sua história
UPE 2023: Em 2022 o Brasil registra uma das maiores taxas de desmatamento da Amazônia em toda sua história.

Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento acumulado chegou a quase 8 mil km² em apenas oito meses, sendo o maior dos últimos 15 anos. Somente em agosto foram derrubados 1.415 km² de floresta, uma área quatro vezes maior do que a de Belo Horizonte.

Outro problema foi a degradação florestal, causada pela extração de madeira e pelas queimadas, que cresceu 54 vezes na região em relação ao mesmo mês do ano passado. A área degradada passou de 18 km² em agosto de 2021 para 976 km² em agosto de 2022, uma alta de 5.322%. 

Paralelo a esse fato citado, há dois anos e meio, o mundo assistia ao início daquela que seria uma das maiores pandemias da sua história, a covid-19. Em poucas semanas, o novo coronavírus se espalhou pelo planeta, usando nossos corpos como meio de dispersão.

Isso acendeu um alerta em toda sociedade, e multiplicaram-se os estudos da relação do aumento do risco de transmissão com a redução da biodiversidade em regiões desmatadas. 

Qual seria a hipótese mais provável, segundo os cientistas para justificar essa relação? 

a) O aumento de pragas favorece o surgimento de zoonoses transmissíveis tanto pela flora quanto pela fauna. 

b) O desequilíbrio da cadeia alimentar eleva a taxa de natalidade de espécies predadoras de topo, diminuindo populações de níveis tróficos inferiores. 

c) A ausência de predadores em áreas desmatadas favorece o crescimento da população de espécies exóticas de mamíferos, transmissoras de doenças aos humanos. 

d) O desequilíbrio das populações que favorece o aumento na densidade de algumas espécies, reservatórios naturais de vírus, elevando o risco de contato e transmissão ao ser humano. 

e) Os vírus que circulam nas florestas sem causar danos às populações sofrem mutações pela ausência de hospedeiros naturais e se proliferam ao ar livre, elevando o risco de transmissão ao ser humano.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
d) O desequilíbrio das populações que favorece o aumento na densidade de algumas espécies, reservatórios naturais de vírus, elevando o risco de contato e transmissão ao ser humano.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo