UPE 2023: No processo de Ostwald, citado no texto, as equações que representam as etapas da síntese são apresentadas

Texto para as questões 44 e 45.

O ácido nítrico, também conhecido como água-forte, é um ácido forte, corrosivo e produzido industrialmente pelo processo de Ostwald. É uma substância bastante importante para a indústria, especialmente na fabricação de explosivos e na obtenção de fertilizantes. Ainda, é demasiadamente utilizado para obtenção de ésteres, a partir da reação de esterificação. Podemos representar o ácido nítrico pela estrutura a seguir, na qual as esferas vermelhas correspondem a átomos de oxigênio, a azul é um átomo de nitrogênio, e o átomo de hidrogênio é representado pela esfera branca.

Ostwald

QUESTÃO 44
UPE 2023: No processo de Ostwald, citado no texto, as equações que representam as etapas da síntese são apresentadas, a seguir, de forma simplificada e não balanceadas.

NH3(g) + O2(g) → NO(g) + H2O(l)
NO(g) + O2(g) → NO2(g)
NO2(g) + H2O(g) → HNO3(g) + NO(g)

Qual é a massa aproximada de amônia utilizada por uma indústria para a obtenção de 12000 kg do ácido nítrico, destinado à produção de explosivos?

Dados: Massa molar (g/mol) – H = 1; N = 14 O = 16

a) 3400 kg
b) 4800 kg
c) 7200 kg
d) 8500 kg
e) 9600 kg

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
a) 3400 kg

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.