UPE 2023: “A vida que se desenvolveu na Terra reflete a natureza do nosso planeta”, relatam os biólogos Sônia Lopes e Sérgio Rosso (2013)

UPE 2023: “A vida que se desenvolveu na Terra reflete a natureza do nosso planeta”, relatam os biólogos Sônia Lopes e Sérgio Rosso (2013). Um conjunto de condições incrivelmente raras permitiu que a vida surgisse em nosso planeta a partir de moléculas orgânicas e reações químicas. Todos os organismos vivos que conhecemos são compostos de biopolímeros como proteínas, ácidos nucleicos, polissacarídeos e lipídeos.

A teoria da origem da vida por evolução química foi elaborada de maneira independente na década de 1920 por Aleksander Ivanivich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane. Entretanto, a hipótese da evolução só foi testada em 1953 por Stanley L. Miller e Harold C. Urey.

Para se chegar à hipótese da formação de moléculas orgânicas, os cientistas criaram em laboratórios condições de uma atmosfera primitiva e dos processos nela desencadeados. Quais seriam as condições ideais, segundo esses cientistas?

a) Amônia, metano, hidrogênio e vapor d’água aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas.

b) Grande quantidade de vapor d’água diluindo moléculas orgânicas numa atmosfera aquecida e eletrificada.

c) Vapor d’água, gás carbônico e óxido nitroso reagindo e precipitando-se sob forte pressão atmosférica.

d) Diferentes moléculas orgânicas se combinando catalisadas por descargas elétricas e temperaturas baixas.

e) Gases do efeito estufa e partículas submetidas à radiação infravermelha, sob forte pressão atmosférica.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.