Prova Biomedicina ENADE 2023 com Gabarito
Prova Biomedicina ENADE 2023 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2023 - QUESTÃO 10
O preparo de soluções-padrão pode ser realizado de diversas maneiras. Em uma delas, prepara-se uma solução mais concentrada a partir da pesagem do padrão, denominada solução-estoque, enquanto outras soluções são preparadas por diluição, sendo denominadas soluções de trabalho.
É ilustrado, a seguir, um esquema da sequência utilizada em um preparo feito a partir de uma solução-estoque de 1 M e de soluções de trabalho diluídas sucessivamente, em que o balão volumétrico 6 tem concentração de 10⁻⁵ M.
Considerando o texto e a imagem apresentados, assinale a opção correta acerca desse procedimento de diluição seriada.
A) A concentração da solução no balão 6 é de 0,00006 M.
B) O fator de diluição, na diluição seriada apresentada, é de 10 vezes.
C) A solução de trabalho no balão 6 é mais concentrada do que a solução no balão 2.
D) A solução de trabalho no balão 2 é duas vezes mais diluída do que a solução de estoque no balão 1.
E) A solução de trabalho no balão 2 é cinco vezes mais diluída do que a solução de estoque no balão 1.
GABARITO. B) O fator de diluição, na diluição seriada apresentada, é de 10 vezes.
ENADE 2023 - QUESTÃO 11
A avaliação do estado ácido-básico do sangue é feita na maioria dos pacientes que são atendidos em Unidades de Terapia Intensiva, independentemente da doença de base. Essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-base apontados, pode fornecer dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. A manutenção do pH depende, fundamentalmente, da função renal e da função respiratória. A alteração desse equilíbrio, seja no sentido da acidose ou da alcalose, é detectada na prática clínica por meio da gasometria arterial.
ÉVORA, P. R. B.; GARCIA, L. V. Equilíbrio ácido-base. Medicina,
Ribeirão Preto, 2008, n. 41, v. 3, p. 301-311 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O controle renal da acidose metabólica é feito por meio da excreção de ácidos tituláveis e da produção e excreção de amônia.
II. O mecanismo imediato de controle do equilíbrio ácido-básico é exercido pelos tampões sanguíneos.
III. O mecanismo de compensação do sistema respiratório, no caso de uma acidose metabólica, é a hipoventilação.
IV. O sistema excretório, na produção excessiva de bases, produz urina ácida como mecanismo de compensação da alcalose metabólica.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
GABARITO. A) I e II.
ENADE 2023 - QUESTÃO 12
A dosagem de glicose no sangue em jejum é o exame usado para a triagem de Diabetes mellitus. Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (DSBD) 2023, na dosagem feita em jejum, o termo normoglicemia é utilizado quando a taxa de glicose apresenta-se entre 60 e 100 mg/dL; o termo pré-diabetes, quando a taxa de glicose está entre 100 e 125 mg/dL; e o termo diabetes, quando a taxa de glicose está acima de 126 mg/dL.
Disponível em: https://www.diabetes.org.br. Acesso em: 03 ago. 2023 (adaptado).
O gráfico a seguir demonstra a representação esquemática de uma curva-padrão de dosagem de glicose.
Com base no texto e na curva-padrão apresentados, assinale a opção correta.
A) A curva-padrão é considerada linear até o ponto de concentração 400 mg/dL de glicose e de absorbância 0,800.
B) Com base na curva-padrão, uma amostra dosada que apresenta absorbância de 0,150 está na faixa de normalidade segundo as DSBD.
C) Com base na curva-padrão, uma amostra dosada que apresenta absorbância de 0,250 está na faixa de normalidade segundo as DSBD.
D) Com base na curva-padrão, uma amostra dosada que apresenta absorbância de 0,300 está na faixa de pré-diabetes segundo as DSBD.
E) A partir do ponto de concentração 600 mg/dL de glicose e absorbância 1,100, a curva-padrão é considerada não linear, mas a dosagem de glicose ainda é considerada pré-diabetes pela DSBD.
GABARITO. B) Com base na curva-padrão, uma amostra dosada que apresenta absorbância de 0,150 está na faixa de normalidade segundo as DSBD.
ENADE 2023 - QUESTÃO 13
A tabela a seguir apresenta a relação das principais alterações que ocorrem com a urina que não é processada ou armazenada de maneira adequada no laboratório de análises clínicas.
Com base nas informações apresentadas na tabela, assinale a opção correta.
A) O aumento de bactérias (Gram + e Gram -) pode ser confirmado pela presença de bilirrubina positiva.
B) A redução do urobilinogênio e sua oxidação à urobilina podem ocorrer porque o urobilinogênio é uma substância fotossensível.
C) O aumento do pH, devido à metabolização da ureia em amônia pelas bactérias produtoras de urease, torna a urina mais ácida.
D) Os cilindros são formados na porção medial da uretra e sua análise na tira reagente de urina deve ser imediata por serem estruturas bastante lábeis.
E) A redução na quantidade de eritrócitos e de leucócitos, devido à desintegração, ocorre pela diferença de tonicidade entre essas células e a urina.
GABARITO. E) A redução na quantidade de eritrócitos e de leucócitos, devido à desintegração, ocorre pela diferença de tonicidade entre essas células e a urina.
ENADE 2023 - QUESTÃO 14
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e grave causada por um vírus, para o qual existem vacinas seguras e eficazes. Entre 2000 e 2018, a vacinação contra o sarampo evitou cerca de 23,2 milhões de mortes em todo o mundo.
As Américas foram declaradas livres de sarampo em 2016. Entretanto, com o vírus circulando em outras partes do mundo, os países da região relataram um aumento de casos importados entre 2017 e 2019, com os surtos mais significativos no Brasil – onde a circulação endêmica continuou – e na Venezuela.
Desde então, os casos confirmados diminuíram e em 2022, devido a medidas de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, apenas seis países da região relataram casos de sarampo importados: Argentina, Brasil, Canadá, Equador, Paraguai e Estados Unidos.
Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias. Acesso em: 03 ago. 2023 (adaptado).
A respeito da prevenção e do controle dos casos de sarampo, avalie as afirmações a seguir.
I. A eficácia da vacinação pode ser verificada por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos.
II. O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, que pode ser transmitida entre indivíduos por meio de gotículas dispersas pela fala, por tosse ou por espirros.
III. A vacinação contra o sarampo é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e faz parte do programa nacional de imunizações na forma da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e contra rubéola.
IV. A baixa adesão aos programas de imunização contra o sarampo, ou mesmo a resistência global ao uso de vacinas por parte da população, são fatores importantes que contribuíram para o aumento mundial do número de casos de sarampo.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
GABARITO. D) II, III e IV, apenas.
ENADE 2023 - QUESTÃO 15
O uso intensivo de compostos xenobióticos em atividades humanas é responsável pela contaminação de vários ambientes, provocando alterações em diferentes níveis ecológicos.
O monitoramento das possíveis consequências do uso indiscriminado desse composto é realizado por intermédio de biomarcadores ou bioindicadores, principalmente em ambientes aquáticos.
Atualmente, um dos biomarcadores utilizados são as enzimas, uma vez que o aumento ou a inibição da atividade enzimática pode indicar algum tipo de resposta ao estresse ambiental, segundo ensaios realizados in situ ou in vitro.
A análise da atividade dessas enzimas permite maior controle do ambiente e funciona como sinal de alerta de contaminação.
COGO, A. J. D. et al. Utilização de enzimas do estresse
oxidativo como biomarcadoras de impactos ambientais.
Natureza on-line, v. 7, n. 1, p. 37-42, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O biomédico que pretende estudar o possível impacto da ingestão de água contaminada, por uma comunidade ribeirinha, de um rio que recebe dejetos de indústrias de metalurgia, poderá dosar a atividade de enzimas envolvidas no estresse oxidativo, extraídas de animais como peixes e moluscos presentes nesse rio.
PORQUE
II. O estresse oxidativo gera lesão na membrana plasmática, o que altera sua fluidez e aumenta sua permeabilidade, modificando as trocas iônicas, acarretando, portanto, o influxo excessivo de cálcio, o qual ativa enzimas autolíticas e, por consequência, gera proteólise e morte celular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
ENADE 2023 - QUESTÃO 16
Em uma unidade hospitalar, um biomédico de plantão é chamado para realizar exames que possam identificar marcadores cardíacos clínico-laboratoriais em um paciente que chegou ao serviço de emergência com sinais e sintomas de infarto agudo do miocárdio.
O laboratório de análises clínicas desse hospital pode identificar os marcadores cardíacos com as características apresentadas na tabela a seguir.
Características da dinâmica do tempo de elevação, retorno aos níveis basais e especificidades teciduais de cada um dos marcadores cardíacos em casos de infarto agudo do miocárdio.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A mioglobina é um marcador cardíaco mais sensível para o diagnóstico inicial do infarto agudo do miocárdio do que a CK-MB, a cTnI e a cTnC, porém é menos específico.
II. A cTnI e a cTnC são marcadores cardíacos mais sensíveis do que a CK-MB para o diagnóstico inicial do infarto agudo do miocárdio, porém são menos específicos.
III. A cTnI e a cTnC são os marcadores tardios mais indicados para a identificação de infarto agudo do miocárdio do que a mioglobina e a CK-MB, pois permanecem na corrente circulatória por mais tempo.
IV. A cTnI e a cTnC são, de forma geral, os marcadores mais indicados para a identificação de infarto agudo do miocárdio, pois possuem alta sensibilidade e absoluta especificidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
GABARITO. E) I, III e IV.
ENADE 2023 - QUESTÃO 17
A reação em cadeia mediada pela polimerase (PCR) é uma técnica da biologia molecular utilizada para amplificar uma ou poucas cópias de um fragmento de DNA.
A PCR pode ser utilizada para a detecção de microrganismos infecciosos, em testes de paternidade, na medicina forense ou em qualquer outro procedimento em que se estude um fragmento genético.
Nesse contexto, observe a figura a seguir.
A partir das informações contidas na figura apresentada, é correto concluir que a PCR é uma técnica de biologia molecular em que
A) as etapas 1, 2 e 3 não acontecem necessariamente nessa ordem, pois a etapa 2 pode se antepor à etapa 1 em alguns testes.
B) a pesquisa de anticorpos no material biológico do indivíduo ocorre ao longo do processo, por isso também é conhecida como sorologia.
C) a enzima DNA polimerase, na etapa 2, tem como função realizar a desnaturação do DNA para que suas fitas sejam separadas para futura polimerização.
D) o processo de desnaturação do DNA na etapa 1 é realizado por um reagente conhecido como primer (ou iniciadores), que será responsável pela lise da célula e pela separação das fitas.
E) o resultado da etapa 3 é lido por meio da eletroforese em gel, quando ocorre a separação de moléculas que envolve a migração de partículas, cuja velocidade será de acordo com a sua massa.
GABARITO. E) o resultado da etapa 3 é lido por meio da eletroforese em gel, quando ocorre a separação de moléculas que envolve a migração de partículas, cuja velocidade será de acordo com a sua massa.
ENADE 2023 - QUESTÃO 18
Um recém-nascido, filho de pais africanos que imigraram para o Brasil, passa pela triagem neonatal, pelo teste do pezinho.
O achado mais relevante é a presença de hemoglobina S determinada na eletroforese de hemoglobina.
A investigação clínica revelou que ambos os pais apresentam hemograma normal, morfologia eritrocitária normal, porém apresentam falciteste (teste de falcização) positivo.
Um novo exame realizado na criança, 12 meses após o primeiro, detectou a presença de 80% da hemoglobina S.
Acerca dessa situação, avalie as afirmações a seguir.
I. Os pais são homozigotos para o gene da hemoglobina S.
II. A criança apresentava 25% de chance de não ser portadora do gene da hemoglobina S (HbS).
III. A criança não desenvolverá sintomas de anemia hemolítica, pois é apenas portadora do gene para hemoglobina S.
IV. A qualidade de vida do indivíduo com anemia falciforme pode ser melhorada por meio de acompanhamento com equipe multiprofissional e por meio de transfusões de sangue.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
GABARITO. B) II e IV.
ENADE 2023 - QUESTÃO 19
Uma mulher de 35 anos de idade foi diagnosticada com câncer de mama, sendo indicada a mastectomia unilateral, seguida de poliquimioterapia com uso de inibidores mitóticos e de biossíntese de DNA e RNA. Além disso, foi solicitada a realização de investigação de caso de hereditariedade para a mutação do gene BRCA1.
Acerca desse caso, avalie as afirmações a seguir.
I. O descontrole da proliferação celular está relacionado à inibição de genes supressores de tumor, como o BRCA1.
II. Os quimioterápicos inibidores mitóticos indicados para o tratamento dessa paciente atuam, preferencialmente, na intérfase.
III. A ação de agentes físicos, químicos e biológicos sobre o material genético favorece o desenvolvimento de tumores.
IV. O desenvolvimento tumoral está intimamente relacionado à atuação dos mecanismos de reparo do DNA durante a fase S.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. D) I, III e IV.
ENADE 2023 - QUESTÃO 20
O escore de Framingham, publicado no Framingham Heart Study, estratifica o risco de incidência de infarto do miocárdio e de angina do peito em um período de dez anos. Com base em dados como faixa etária, valores de pressão arterial, valores da razão entre o colesterol total e a fração HDL, presença de tabagismo e diagnóstico de diabetes é possível estabelecer a probabilidade de um evento cardiovascular ocorrer nesse período. Nesse sentido, a probabilidade de haver qualquer uma das duas intercorrências aumenta de maneira proporcional às alterações nesses parâmetros.
WONG, N. D.; LEVY, D.; NARULA, J. Framingham Heart Study: an enduring legacy. Global Heart,
v. 8, n. 1, p. 1-2, mar. 2013 (adaptado).
Um paciente ambulatorial de 45 anos de idade, fumante de cerca de 20 cigarros/dia, pressão arterial de 140 × 90 mmHg, realizou, em jejum, alguns exames laboratoriais cujos resultados são descritos a seguir.
Com base nesses achados laboratoriais e no escore de Framingham, avalie as afirmações a seguir.
I. Os dados apresentados permitem concluir que a concentração sérica de LDL-colesterol está aumentada no paciente.
II. O paciente possui alto risco cardiovascular e isso pode ser evidenciado pela elevação da pressão arterial, pelos altos índices de glicemia em jejum e de colesterol total, pelos baixos níveis de HDL-colesterol e pelo consumo de cigarro.
III. O aumento crônico na glicemia contribui pouco para a lesão vascular e para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e II, apenas.
ENADE 2023 - QUESTÃO 21
As infecções pulmonares fúngicas podem ser causadas por patógenos primários, como o Histoplasma capsulatum, o Paracoccidioides brasilienses e o Coccidioides immitis, bem como por fungos oportunistas, como o Cryptococcus sp. e o Aspergillus sp. O diagnóstico precoce e correto deve ser feito para dar início à terapia adequada.
XAVIER, M. O.; OLIVEIRA, F. M.; SEVERO, L. C. Diagnóstico laboratorial das micoses pulmonares.
Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 35, n. 9, São Paulo, 2009 (adaptado).
Em relação ao diagnóstico fúngico, avalie as afirmações a seguir.
I. Os procedimentos laboratoriais utilizados para diagnosticar infecções pulmonares fúngicas são baseados em testes diretos para isolamento e identificação fúngica, bem como em testesindiretos realizados por meio de exames sorológicos e histológicos.
II. As amostras de escarro ou lavado brônquico e/ou de lavado broncoalveolar (LBA) são úteis no diagnóstico de infecções pulmonares causadas por patógenos primários, especialmente em infecções primárias; no caso de infecção por fungos oportunistas, deve ser requerida biópsia, hemocultura ou exames sorológicos para confirmação.
III. O exame direto consiste em avaliar a amostra clínica microscopicamente, o que, na maioria das vezes, torna-o conclusivo para o diagnóstico das micoses pulmonares, sendo suficiente para a identificação do agente etiológico.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
GABARITO. C) I e II, apenas.
ENADE 2023 - QUESTÃO 22
A Resolução RDC/ANVISA n. 786, de 5 de maio de 2023, obriga a implantação de um controle de qualidade interno e de um controle de qualidade externo para o laboratório clínico, indicando os procedimentos de controle de qualidade nos resultados laboratoriais.
Acerca dos procedimentos e das normas de conduta para controle de qualidade no laboratório de microbiologia, avalie as afirmações a seguir.
I. O Streptococcus pneumoniae é a bactéria recomendada para controle da formação de betahemólise no ágar sangue.
II. Para verificação de funcionalidade dos meios de cultura devem ser utilizadas cepas controle comerciais (ATCC, NTCC etc.) subcultivadas no laboratório.
III. Como forma de controle positivo do ágar composto por ureia, pode ser utilizado o microrganismo Proteus mirabilis, pois essa espécie é classificada como uréase positiva.
IV. Os meios de cultura devem ser testados apenas com microrganismos que têm a capacidade de crescer adequadamente nesses meios, mesmo aqueles microrganismos que são classificados como seletivos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
GABARITO. B) II e III.
ENADE 2023 - QUESTÃO 23
Um homem de 75 anos de idade, que faz controle de risco cardiovascular intermediário, dirige-se ao laboratório de análises clínicas, em jejum, para realizar seus exames anuais de avaliação do perfil lipídico a pedido do seu médico.
Um biomédico realiza as análises laboratoriais seguindo todos os padrões de qualidade e de biossegurança exigidos. Ao analisar a amostra, foram obtidos os resultados descritos a seguir.
Valores referenciais e de alvo terapêutico conforme avaliação de risco cardiovascular estimado pelo médico solicitante do perfil lipídico para adultos > 20 anos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As concentrações de colesterol total e de triglicérides encontram-se indesejáveis, enquanto o HDL-colesterol, também conhecido como o “bom colesterol”, encontra-se desejável.
II. A concentração encontrada de LDL-colesterol, também conhecido como “mau colesterol”, pode ser obtida pela equação de Friedewald quando valores de triglicérides encontram-se < 400 mg/dL.
III. A concentração de não HDL-colesterol, obtida por meio de equação específica, foi de 200 mg/dL, e essa informação deve ser liberada no laudo, pois é utilizada na avaliação de pacientes com triglicérides < 400 mg/dL.
IV. As concentrações de colesterol total, de triglicérides, de HDL-colesterol, de LDL-colesterol e de não HDL-colesterol podem ser interpretadas de acordo com os valores de referência, os quais estabelecem valores máximos desejáveis que são utilizados como alvos terapêuticos pelo médico solicitante.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
GABARITO. A) I e II.
ENADE 2023 - QUESTÃO 24
Em análises clínicas, o uso de medicamentos por parte dos pacientes assume importante papel na rotina laboratorial por interferir nos ensaios e por modificar o diagnóstico clínico-laboratorial. Muitos fármacos exercem efeitos in vivo, in vitro ou em ambos simultaneamente, alterando os resultados de testes laboratoriais.
Quando um medicamento induz mudança de um parâmetro biológico por meio de um mecanismo fisiológico ou farmacológico, tem-se a interferência in vivo ou a reação adversa do organismo ao medicamento.
Por outro lado, por interferência puramente analítica do fármaco ou de seu catabólito, é possível, em alguma etapa analítica, haver interação com as substâncias constituintes dos reagentes químicos utilizados, causando um falso resultado da análise. Essa reação indesejada é conhecida como interferência in vitro ou analítica.
FERREIRA, B. et al. Estudo dos medicamentos utilizados pelos pacientes atendidos em laboratório de
análises clínicas e suas interferências em testes laboratoriais: uma revisão da literatura.
Revista Eletrônica de Farmácia, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 33-43, 2009 (adaptado).
Considerando os diversos medicamentos e seus possíveis mecanismos de interferência, assinale a opção correta.
A) O uso de anti-inflamatórios esteroidais, como a prednisona, pode gerar alteração nos níveis de glicose plasmática, pois o metabolismo glicídico é afetado.
B) O uso de fármacos como o ácido acetilsalicílico pode levar à alteração do tempo de coagulação, pois esses fármacos agem na cascata de coagulação, interferindo na ação do cálcio.
C) O uso de fármacos anti-hipertensivos, como o propranolol, antagonista dos receptores β-adrenérgicos, pode alterar a glicemia, pois leva à redução da secreção de insulina pelo pâncreas.
D) O uso de fármacos diuréticos, como furosemida ou hidroclorotiazida, não gera alteração nos níveis de potássio plasmático, pois seu uso afeta apenas o volume de água eliminada pelos rins.
E) O uso de anticoncepcionais orais, contendo análogos do hormônio sexual feminino progesterona, não gera alteração nos níveis de colesterol plasmático, pois sua ação se dá na regulação hormonal do ciclo ovariano.
GABARITO. A) O uso de anti-inflamatórios esteroidais, como a prednisona, pode gerar alteração nos níveis de glicose plasmática, pois o metabolismo glicídico é afetado.
ENADE 2023 - QUESTÃO 25
Por meio da Portaria SVS/MS n. 29, de 17 de dezembro de 2013, o Ministério da Saúde aprovou o Manual Técnico para Diagnóstico da Infecção pelo HIV com o objetivo de melhorar a qualidade do diagnóstico da infecção recente pelo HIV e, ao mesmo tempo, de fornecer uma base racional para assegurar que o diagnóstico seja seguro e concluído rapidamente.
Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/2018/manual_tecnico_hiv_27_11_2018_web.pdf .
Acesso em: 3 ago. 2023 (adaptado).
Considerando o estabelecido pelo Manual Técnico para Diagnóstico da Infecção pelo HIV, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV é realizado com, pelo menos, dois testes: um para a triagem e o outro para confirmar o resultado da triagem; dois resultados reagentes são utilizados para o diagnóstico da infecção.
PORQUE
II. O primeiro teste deve ser sempre o mais específico, enquanto o segundo teste deve ser mais sensível, a fim de eliminar resultados falso-positivos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
ENADE 2023 - QUESTÃO 26
Uma biomédica, com habilitação em patologia clínica há cinco anos, iniciou um novo trabalho em um laboratório de análises clínicas de médio porte, atuando como responsável pelos setores de Imunologia e Hematologia.
O proprietário e responsável técnico desse laboratório convocou a biomédica a ir ao seu escritório, a fim de informá-la que, a partir daquela data, os exames sorológicos seriam executados por meio de pool, ou seja, as amostras de soro dos pacientes a serem testados para cada exame seriam misturadas umas às outras, diariamente, e testadas simultaneamente, uma vez. Caso o resultado desse teste seja negativo, todos os pacientes cujas amostras façam parte do pool serão liberados com resultado negativo.
O proprietário do laboratório explicou que essa atitude era temporária, a fim de gerar economia para o laboratório. Ao retornar para o seu setor, a biomédica analisou a situação e consultou o Código de Ética da Profissão de Biomédico, a fim de decidir como proceder diante desse caso.
De acordo com o Código de Ética da Profissão de Biomédico, nesse caso, a biomédica deverá
A) exigir aumento de remuneração por seu trabalho, devido ao risco que estará assumindo ao executar os exames da maneira proposta pelo seu empregador.
B) aceitar a solicitação do dono do laboratório, pois é obrigação do biomédico prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional.
C) aceitar a solicitação do dono do laboratório, pois o procedimento, apesar de pouco usual, não caracteriza erro e é seu direito zelar pela manutenção de seu posto de trabalho.
D) negar-se a ser conivente com o erro, pois se trata de procedimento inadequado, e comunicar os órgãos de fiscalização profissional sobre a infração que será executada no laboratório.
E) deixar de cumprir a solicitação do dono do laboratório, mas exercer seu direito de se omitir de comunicar o fato aos órgãos de fiscalização profissional, a fim de preservar a imagem de seu empregador
GABARITO. D) negar-se a ser conivente com o erro, pois se trata de procedimento inadequado, e comunicar os órgãos de fiscalização profissional sobre a infração que será executada no laboratório.
ENADE 2023 - QUESTÃO 27
Uma paciente de 43 anos de idade relata perda de peso, febre, cansaço, falta de ar, petéquias e sangramentos sem causa aparente.
Durante a realização dos exames laboratoriais, o hemograma apresentou anemia normocítica e normocrômica, trombocitopenia e leucocitose as custas de blastos.
A análise microscópica revelou blastos de tamanho grande com moderada relação núcleo/citoplasma, cromatina frouxa com nucléolos visíveis, citoplasma com moderada basofilia com granulações finas e bastonetes de Auer.
Com suspeita de quadro leucêmico, foi solicitada urgência na internação hospitalar da paciente e foi requerido um mielograma, o qual mostrou 45% de blastos. A imunofenotipagem dos blastos revelou positividade para os marcadores CD13, CD117 e CD33 e o exame citogenético revelou translocação t(8;21)(q22;q22).
Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que apresenta corretamente a patologia correspondente ao quadro dessa paciente.
A) Mieloma múltiplo.
B) Leucemia linfoide aguda.
C) Leucemia mieloide aguda.
D) Leucemia linfoide crônica.
E) Leucemia mieloide crônica.
GABARITO. C) Leucemia mieloide aguda.
ENADE 2023 - QUESTÃO 28
O hemograma é o principal exame realizado na área de hematologia. Ele é um coadjuvante indispensável no diagnóstico e no acompanhamento das anemias, das leucemias, das doenças infecciosas e crônicas em geral, das emergências médicas e da quimioterapia.
Sobre o hemograma, considerando possíveis alterações hematológicas, avalie as afirmações a seguir.
I. O leucograma é composto pelo número total de leucócitos e de cada célula leucocitária presente no sangue, entre elas os neutrófilos, os eosinófilos, os basófilos, os eritroblastos, os linfócitos e os monócitos.
II. O eritrograma, que avalia alterações eritrocitárias quantitativas no sangue, é composto pelo número de hemácias, de hemoglobina e de hematócrito e pelos índices hematimétricos VCM, HCM, CHCM e RDW, que podem evidenciar alterações eritrocitárias como microcitose ou macrocitose (VCM), hipocromia (CHCM) e anisocitose (RDW).
III. As alterações qualitativas dos eritrócitos podem ser visualizadas no esfregaço sanguíneo e incluem formas anormais, como hemácias em alvo, eliptócito, esferócitos, drepanócitos, dacriócitos e inclusões eritrocitárias, como anel de Cabot e corpúsculos de Howell-Jolly.
IV. O plaquetograma é composto pelo número total de plaquetas e pode apresentar alterações quantitativas, como macroplaquetas e plaquetas gigantes, que podem expressar trombocitopenia e trombocitose, ou alterações qualitativas, como satelitismo plaquetário e agregados plaquetários, que podem conduzir a valores falsamente elevados das plaquetas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e II.
D) II e III.
E) III e IV.
GABARITO. D) II e III.
ENADE 2023 - QUESTÃO 29
O gráfico a seguir apresenta as taxas de detecção de sífilis adquirida (por 100 000 habitantes), de detecção de sífilis em gestantes e de incidência de sífilis congênita (por 1 000 nascidos vivos) no Brasil, entre os anos de 2011 e 2021.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A sífilis é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.
II. De 2017 a 2021, a prevalência de sífilis adquirida foi menor em 2017 e maior em 2019.
III. De 2015 a 2019, a média móvel de sífilis adquirida aumentou e, nesse período, a maior incidência de sífilis congênita foi em 2018.
IV. O teste VDRL (Venereal Disease Laboratory) é utilizado para realizar diagnóstico laboratorial da sífilis, apresentando ausência de floculação em caso de diagnóstico positivo da doença.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
GABARITO. C) I e III.
ENADE 2023 - QUESTÃO 30
Um paciente de 45 anos de idade, que está internado devido a um trauma de médio porte, precisa de uma transfusão de concentrado de hemácias.
Antes da transfusão, é necessário que seja realizada tipagem sanguínea tanto do paciente receptor quanto do concentrado de hemácias a ser transfundido (fornecido pelo provável doador). Observe, a seguir, os resultados da tipagem sanguínea do paciente receptor e do provável doador.
Considerando os resultados apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O concentrado de hemácias do provável doador pode ser transfundido para o paciente receptor.
PORQUE
II. O provável doador possui tipo sanguíneo A+ (positivo) e o paciente receptor possui tipo sanguíneo O- (negativo).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
ENADE 2023 - QUESTÃO 31
Um laboratório de análises clínicas, durante os procedimentos internos de controle de qualidade, produziu o seguinte gráfico de Levey-Jennings, dosando glicose na mesma amostra-controle em vários ensaios diferentes.
Com base no gráfico apresentado e nas regras de Westgard, avalie as afirmações a seguir.
I. A regra 22S foi violada, considerando os ensaios 2 e 3.
II. Nos ensaios 5 e 6, nenhuma regra foi violada.
III. A regra R4S foi violada, considerando os ensaios de 7 a 10.
IV. Os ensaios de 7 a 10 mostram que o aparelho está impreciso e isso é um erro do tipo sistemático.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. B) I e IV.
ENADE 2023 - QUESTÃO 32
O uso indevido, o abuso e a dependência de drogas tornaram-se um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Para compreender os efeitos sobre os riscos do abuso das drogas, é importante ter conhecimento acerca dos mecanismos farmacocinéticos das drogas no organismo.
O gráfico a seguir demonstra duas respostas metabólicas à exposição a uma droga psicotrópica, sendo a curva preta referente à administração inicial da droga e a curva azul referente ao período após administrações repetidas da droga.
SWIFT, R. M.; LEWIS, D. C. Farmacologia da dependência e abuso de drogas. In: GOLAN, D. E. et al.
Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2.ed. Guanabara Koogan, 2009 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas e na análise do gráfico, assinale a opção correta.
A) A droga pode causar tolerância por diversos mecanismos e a curva azul demonstra um mecanismo de tolerância adquirida, classificada como tolerância farmacodinâmica.
B) A droga demonstrada no gráfico é o álcool, pois, por ser uma droga legalizada e socialmente aceita, grande parte dos indivíduos já foi exposta a ela ao longo da vida, o que induz ao metabolismo mais rápido, o qual está indicado na curva azul.
C) O desenvolvimento dos mecanismos de tolerância, ao contrário de outros mecanismos desenvolvidos pelo uso abusivo de drogas, não é multifatorial, sendo causado pela expressão de genes específicos que determinam o metabolismo e consequente excreção da droga.
D) As curvas azul e preta indicam que, após administrações repetidas da droga, ela é metabolizada mais rapidamente, diminuindo, assim, os níveis plasmáticos e levando à necessidade de maior dose da droga para produzir a mesma resposta, sendo esse evento classificado como mecanismo de tolerância.
E) Os mecanismos metabólicos demonstrados no gráfico ocorrem, habitualmente, no tecido renal, com a droga em questão sendo metabolizada após filtração glomerular por enzimas microssomais renais; por isso, após administrações repetidas, o metabolismo é tão acelerado e os níveis plasmáticos consideravelmente reduzidos.
GABARITO. D) As curvas azul e preta indicam que, após administrações repetidas da droga, ela é metabolizada mais rapidamente, diminuindo, assim, os níveis plasmáticos e levando à necessidade de maior dose da droga para produzir a mesma resposta, sendo esse evento classificado como mecanismo de tolerância.
ENADE 2023 - QUESTÃO 33
O câncer de colo uterino pode ser evitado por meio do diagnóstico precoce e do tratamento de suas lesões precursoras. Para esse fim, a citopatologia esfoliativa cervical corada, feita pelo método de Papanicolau, é o instrumento ideal a ser utilizado, considerando sua alta sensibilidade, sua simplicidade e seu baixo custo.
No momento da coleta do material, é necessário distinguir as regiões do colo uterino das quais se deve obter as células para análise. Após a identificação das áreas, acontece a coleta, seguida da distensão do material coletado sobre a lâmina, podendo ser uma ou duas lâminas, conforme padronização do serviço. A coleta é realizada de duas regiões específicas e, caso a amostra apresente alguma alteração, deve haver a confirmação por meio da análise histoquímica do material obtido por biópsia.
Nas figuras 1 e 2 a seguir estão representadas as regiões da endocérvice, da ectocérvice e do canal endocervical por meio de uma representação gráfica das células que formam essas regiões e de um corte histológico, sendo que, em ambas as imagens, também é possível observar a zona de transição do epitélio uterino.
ARCURI, R. A. et al. Controle interno da qualidade
em citopatologia ginecológica: um estudo de 48.355 casos.
Rio de Janeiro: J. Bras. Patol. Med. Lab., v. 38, n. 2, p. 41-147, 2002 (adaptado).
Nesse contexto, ao utilizar a citopatologia esfoliativa cervical corada pelo método de Papanicolau, o procedimento de coleta deve ser iniciado com as células da região da
A) endocérvice, a qual é recoberta por um epitélio colunar, também denominado de epitélio glandular.
B) ectocérvice, a qual é formada por camadas de células denominadas basais, parabasais, intermediárias e superficiais.
C) junção escamo-colunar, presente no canal endocervical, a qual apresenta diferença de altura do epitélio escamoso e colunar.
D) ectocérvice, a qual é formada por uma monocamada de células recoberta por um epitélio escamoso estratificado não queratinizado.
E) endocérvice, a qual recobre uma extensão variável da ectocérvice, conforme a idade, estado reprodutivo e hormonal da mulher.
GABARITO. B) ectocérvice, a qual é formada por camadas de células denominadas basais, parabasais, intermediárias e superficiais.
ENADE 2023 - QUESTÃO 34
Um biomédico recebe, no laboratório, amostras de fezes para a realização de um exame parasitológico. Ele processa o material utilizando o método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz, seguindo todos os padrões de qualidade.
Após 2 horas, o biomédico retira uma pequena porção de sedimento formado e o transfere para uma lâmina. Em seguida, ele adiciona uma gota de lugol à fração do sedimento e o recobre com uma lamínula. Na avaliação microscópica da lâmina, o biomédico visualiza as estruturas a seguir.
Considerando essas informações, é correto afirmar que, na amostra examinada, foram visualizados, respectivamente,
A) ovo de Taenia sp., cisto de Entamoeba coli e larva de Ascaris lumbricoides.
B) ovo de Ancilostomideos, cisto de Endolimax nana e larva de Ascaris lumbricoides.
C) ovo de Trichuris trichiura, cisto de Endolimax nana e larva de Ascaris lumbricoides.
D) ovo de Ascaris lumbricoides, cisto de Entamoeba coli e larva de Strongyloides stercoralis.
E) ovo de Enterobius vermiculares, cisto de Entamoeba coli e larva de Strongyloides stercoralis.
GABARITO. E) ovo de Enterobius vermiculares, cisto de Entamoeba coli e larva de Strongyloides stercoralis.
ENADE 2023 - QUESTÃO 35
Uma mulher de 45 anos de idade procurou o serviço de urgência apresentando fraqueza, dor no hipocôndrio direito e icterícia. Foram solicitados exames laboratoriais, os quais apresentaram os seguintes resultados:
Considerando que, diante desses resultados, é necessário realizar pesquisa de marcadores sorológicos adicionais para confirmar a suspeita de hepatite aguda, assinale a opção que apresenta corretamente os marcadores que devem ser pesquisados.
A) Anti-HBs para verificar a imunidade para a hepatite B; e HCV-RNA qualitativo para confirmar a infecção pelo vírus da hepatite C.
B) Anti-HBs para verificar a imunidade para a hepatite B; e Anti-HAV (IgG) para confirmar a infecção aguda pelo vírus da hepatite A.
C) Anti-HBc (IgM) para verificar a imunidade para a hepatite B; e Anti-HAV (IgG) para confirmar a infecção aguda pelo vírus da hepatite A.
D) Anti-HBe para confirmar a infecção aguda pelo vírus da hepatite B; e HCV-RNA qualitativo para confirmar a infecção pelo vírus da hepatite C.
E) HBeAg e Anti-HBc (IgM) para verificar a imunidade para a hepatite B; e HCV-RNA qualitativo para confirmar a infecção pelo vírus da hepatite C.
GABARITO. A) Anti-HBs para verificar a imunidade para a hepatite B; e HCV-RNA qualitativo para confirmar a infecção pelo vírus da hepatite C.
ENADE 2023 - QUESTÃO 36
As principais causas da doença renal crônica (DRC) são o Diabetes mellitus e a hipertensão. Com a progressão da doença renal, a perda das diversas funções do rim, que são importantes para a homeostase do organismo, leva a sintomas como cansaço, anemia, erupção cutânea, urticaria, entre outros.
Com base no texto apresentado, é correto afirmar que a anemia na DRC pode ser causada pela.
A) perda da proteína hemoglobina na urina, que gera proteinúria.
B) acumulação de toxinas urêmicas em decorrência da perda de função renal.
C) acumulação de líquido corporal decorrente da diminuição na produção de urina.
D) diminuição na produção de eritropoetina pelo rim, que leva à diminuição na produção de hemácias.
E) acumulação de produtos de excreção como ureia e creatinina, que leva à diminuição na produção de hemácias.
GABARITO. D) diminuição na produção de eritropoetina pelo rim, que leva à diminuição na produção de hemácias.
ENADE 2023 - QUESTÃO 37
O diagnóstico da tuberculose é realizado de acordo com a recomendação contida no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, sendo subdividido em diagnóstico clínico, diferencial, bacteriológico, histopatológico, por imagem e por outros testes. O diagnóstico laboratorial da tuberculose é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o controle de tratamento.
Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/
assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose>.
Acesso em: 20 jun. 2023 (adaptado).
Com base no diagnóstico de tuberculose e na resistência de Mycobacterium tuberculosis aos antimicrobianos, avalie as afirmações a seguir.
I. A pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) consiste em um teste laboratorial empregado no diagnóstico de M. tuberculosis.
II. A detecção molecular de mutações no gene rpoB do M. tuberculosis indica resistência às penicilinas.
III. A cultura de M. tuberculosis utiliza um método de detecção realizado em meio de cultura ágar sangue.
IV. O teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) é um teste baseado na reação em cadeia mediada pela polimerase (PCR) em tempo real, que amplifica os ácidos nucleicos utilizados na detecção tanto do complexo M. tuberculosis, quanto dos genes que podem conferir resistência à rifampicina.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
GABARITO. A) I e IV.
ENADE 2023 - QUESTÃO 38
A análise proteica faz parte da prática profissional rotineira de um biomédico. Entre as técnicas empregadas na detecção de proteínas estão as técnicas ELISA e Western Blot.
Acerca dessas técnicas, avalie as afirmações a seguir.
I. As técnicas ELISA e Western Blot são baseadas na interação e quantificação entre antígenos e anticorpos.
II. As proteínas detectadas pela técnica Western Blot são, inicialmente, separadas por meio de migração em um gel de poliacrilamida.
III. A proteína a ser detectada pela técnica de Western Blot pode estar em sua estrutura terciária ou quaternária.
IV. O ensaio de ELISA faz uso de radioisótopos, o que deixa o método de detecção mais sensível.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
GABARITO. A) I e II.
COMENTÁRIOS