Prova Engenharia Florestal ENADE 2023 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as pr...
Prova Engenharia Florestal ENADE 2023 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 10
ENADE 2023: Os ecossistemas naturais têm sido ameaçados por um conjunto de influências humanas, principalmente em decorrência do crescimento populacional.
Nesse contexto, os habitats podem ser adversamente afetados de três maneiras principais: (i) uma proporção significativa do habitat pode estar sendo destruída em decorrência do desenvolvimento urbano ou industrial ou de atividades voltadas à produção de alimentos e a outros recursos, como a exploração de madeira, (ii) o habitat pode ser degradado pela poluição, e (iii) o habitat pode ser perturbado pelas atividades humanas, em detrimento de alguns de seus ocupantes. O desmatamento continua sendo a causa mais comum de destruição de habitats.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HERPER, J. L. Fundamentos em
Ecologia. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A exploração ilegal madeireira na Amazônia ameaça os processos ecológicos locais, pois altera a natureza básica do habitat, perturbando os processos naturais de regeneração.
II. A exploração seletiva de madeira de grande valor comercial no Brasil acarretou o declínio de espécies, como ocorreu com a espécie Swietenia macrophylla (mogno), que hoje se encontra em locais de difícil acesso e em áreas protegidas.
III. A espécie Mezilaurus itauba (itaúba) possui alta resistência mecânica e alta resistência ao ataque de organismos xilófagos, características que determinam alto valor comercial da espécie e a colocam como uma das mais exploradas na região amazônica, sendo, por isso, incluída como vulnerável na listagem da flora ameaçada da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
É correto o que se afirma em
A) I, apenas
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2023: Entre as porções territoriais classificadas como Áreas de Preservação Permanente (APPs), o Código Florestal inclui as faixas de vegetação marginais aos cursos d’água, também denominadas de matas ciliares ou de galeria.
A respeito de Áreas de Preservação Permanente (APPs), assinale a opção correta.
A) A metodologia de cálculo de uma APP leva em consideração o bioma em que se localiza a área protegida.
B) A APP, uma categoria do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, integra o grupo de áreas de proteção integral.
C) As APPs podem ser exploradas comercialmente mediante o plantio de forrageiras destinadas à pecuária extensiva de gado.
D) A recomposição florestal de uma APP deve priorizar as espécies nativas, seja por meio de cultivo, seja pela condução de sua regeneração natural.
E) A porção territorial classificada como APP corresponde à floresta plantada na mata ciliar dos rios, no topo dos morros e nas encostas com declividade acentuada.
QUESTÃO 12
ENADE 2023: O planejamento da produção de mudas pressupõe o conhecimento das características dos lotes de sementes disponíveis. Dados sobre o número de sementes por quilograma, massa de mil sementes, pureza, germinação e vigor são algumas das informações que possibilitam quantificar a necessidade desementes para se atingir a quantidade de mudas necessárias.
A esse respeito, suponha que um viveiro tenha disponíveis três lotes de sementes de Myracruodruon urundeuva (aroeira) com as seguintes características: lote 1 - 4,0 Kg com 75 000 sementes kg-1 e 80% de germinação; lote 2 - 10,0 Kg com 60 000 sementes kg-1 e 60% de germinação; lote 3 - 15,0 Kg com 50 000 sementes kg-1 e 40% de germinação.
Acerca da situação apresentada e com o intuito de se obter 600 000 plântulas da referida espécie, assinale a opção correta.
A) A utilização total dos lotes 1 e 3 atenderá a 70% da produção pretendida.
B) A utilização total dos lotes 1 e 2 não atenderá à pretendida produção de plântulas.
C) A utilização total do lote 2 atenderá a 60% da produção pretendida, e a utilização total do lote 3, a 50% da produção pretendida.
D) A utilização total do lote 1 atenderá a 40% da produção pretendida, sendo o lote 3 aquele com o qual, individualmente, será produzida a maior quantidade de plântulas.
E) A utilização total de qualquer um dos três lotes, isoladamente, não atenderá à produção pretendida, e a utilização total dos lotes 2 e 3 resultará no excedente de 150 000 plântulas da produção pretendida.
QUESTÃO 13
ENADE 2023: A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica, pois é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.
Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma. Acesso em: 24 jun. 2023 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ações de recuperação e ações de restauração são sinônimas.
PORQUE
II. Ações de recuperação e restauração atuam sobre um ecossistema ou uma população silvestre degradada, restituindo-lhes uma condição não degradada, igual à condição original.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 14
ENADE 2023: A Lei n. 12651/2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, não foi, por vezes, considerada em processos de ocupação do solo, o que gerou um passivo ambiental estimado em 21 milhões de hectares a serem regularizados nas Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal.
Desses, aproximadamente 12,5 milhões de hectares de vegetação nativa deverão ser restaurados ao longo dos próximos vinte anos, em atendimento à legislação florestal, sendo necessária a disponibilidade de sementes e mudas nativas para plantio nessas áreas.
Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7431/1/td_2272.pdf.
Acesso em: 10 jul. 2023 (adaptado).
Tendo como referência as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A viabilidade da restauração da vegetação nativa em todos os biomas brasileiros, em cumprimento à lei, exige investimento no fomento da produção de sementes e mudas de espécies vegetais nativas em todo o Brasil.
PORQUE
II. O conhecimento técnico-científico disponível sobre coleta, beneficiamento, armazenamento, formação das mudas e plantio da maioria das espécies nativas garante a oferta regular e contínua de sementes e mudas de espécies nativas em diversidade, quantidade e qualidade adequadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE 2023: O uso de subsoladores florestais se tornou uma das principais estratégias para o preparo do solo na silvicultura. Nesse sentido, considere a seguinte situação hipotética: plantio de Eucalyptus spp., em espaçamento de 3 m x 3 m, plantado em um talhão com 300 m x 600 m e rendimento operacional do trator com subsolador florestal de 1,6 ha hora⁻¹.
Com base na situação hipotética descrita, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o número de linhas de preparo e o tempo de preparo do solo com o subsolador no referido talhão.
A) 100 linhas e 11,25 horas.
B) 100 linhas e 28,8 horas.
C) 300 linhas e 14,4 horas.
D) 300 linhas e 28,8 horas.
E) 600 linhas e 11,25 horas.
QUESTÃO 16
ENADE 2023: A desrama artificial de eucalipto é de grande importância para a diminuição da conicidade do fuste e para a obtenção de madeira livre de nós. No entanto, é necessário que essa operação seja efetuada de maneira correta para que não haja impacto no crescimento do povoamento. A intensidade, a frequência e a época de desrama artificial no manejo de povoamentos de eucalipto dependem da qualidade do sítio, do material genético, do vigor, da idade das plantas e das condições ambientais.
Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/31533/1/doc-249.pdf.
Acesso em: 23 jun. 2023 (adaptado).
A figura a seguir ilustra o desenvolvimento de uma floresta de eucalipto que não passou pela operação de desrama e indica a altura total, a altura do primeiro galho vivo e o comportamento da mortalidade natural dos galhos.
O quadro a seguir apresenta requisitos técnicos para o planejamento do regime de desrama.
Com base nas informações apresentadas, assinale a opção em que consta um regime de desrama que atende a todos os quatro requisitos descritos.
QUESTÃO 17
ENADE 2023: A figura a seguir apresenta o efeito de duas formas de aplicação (via solo e via foliar) e cinco doses de boro (B) no teor deste micronutriente nos órgãos de mudas de eucalipto após o plantio em campo. Considere “ns” não significativo.
Figura: Teor de B nas folhas em função do desdobramento da interação doses
× formas de aplicação de B.
TAVANTI, N. R. N. et al. Eficiência da adubação boratada no
desenvolvimento de mudas de eucalipto.
Revista de Ciências Agrárias, v. 61, 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas na figura e a análise estatística, conclui-se que, dado o desdobramento das formas de aplicação dentro de doses, atinge-se maior eficiência da adubação com boro quando ela é realizada via
A) foliar, até a terceira dose testada de 0,77 mg L⁻¹ para o teor de B nas folhas.
B) foliar, na quinta dose testada de 3,08 mg L⁻¹ para o teor de B nas folhas.
C) foliar, em todas as doses testadas para o teor de B nas folhas.
D) solo, em todas as doses testadas para o teor de B nas folhas.
E) solo, na dose de 1,54 mg L⁻¹ para o teor de B nas folhas.
QUESTÃO 18
ENADE 2023: A escolha do material genético a ser plantado em pequenas propriedades deve ser definida com base em alguns fatores importantes, tais como: finalidade do plantio, clima e solo do local de plantio, conhecimentos silviculturais sobre o material genético selecionado, produtividade e rentabilidade do plantio e disponibilidade de materiais genéticos melhorados.
No entanto, esses critérios nem sempre são contemplados, havendo situações em que os produtores formam suas florestas de eucalipto a partir de mudas clonais provenientes de programas de melhoramento para regiões diferentes daquelas de tais propriedades.
A respeito da utilização de clones para serem formados povoamentos florestais nas pequenas e médias propriedades, em detrimento da utilização de mudas seminais, assinale a opção correta.
A) As interações genótipos x ambientes é um fator importante nos programas de melhoramento florestal, porém, ao se escolher clones para formar os plantios florestais, essa interação se torna desprezível.
B) O desempenho dos clones varia, geralmente, com a mudança de ambientes, devido a interações genótipos x ambientes, em que um material genético dificilmente é o melhor em todas as condições de plantio.
C) Os clones de eucalipto que apresentam boa produtividade, que são de fácil propagação em viveiro e cujo manejo silvicultural é considerado prático e de baixo custo podem ser plantados, sem restrições, em diferentes regiões.
D) A formação de plantios de eucalipto, a partir de mudas seminais, representa retrocesso, uma vez que, no mercado, não é possível a obtenção de mudas de sementes melhoradas e, em decorrência disso, a alternativa é a aquisição de clones.
E) O sucesso do pequeno e médio empreendimento florestal está diretamente correlacionado aos materiais genéticos plantados, sem que haja interferência determinante de sua adaptação e estabilidade nas diferentes condições edafoclimáticas.
QUESTÃO 19
ENADE 2023: As coníferas e folhosas apresentam diferenças quanto à anatomia de suas madeiras. Tais grupos vegetais apresentam elementos anatômicos distintos, com funções específicas, porém alguns desses elementos aparecem em ambos.
Nesse contexto, os elementos anatômicos que podem ocorrer, tanto em coníferas, quanto em folhosas são os seguintes:
A) traqueídeos, raios e vasos.
B) fibras, raios e parênquima axial.
C) fibras, vasos e canais resiníferos.
D) parênquima axial, raios e células epiteliais.
E) parênquima axial, fibras e células epiteliais.
QUESTÃO 20
ENADE 2023: O processo de secagem da madeira deverá ser conduzido de forma gradual, uniforme e a um teor de umidade pré-estabelecido de acordo com a espécie e o uso final. Nesse processo a água é removida da superfície da madeira por evaporação. A velocidade de evaporação é controlada pela temperatura, umidade relativa e pela velocidade do ar que passa pela pilha de madeira.
GALVÃO, A. P. M.; JANKOWS, I. P. Secagem racional da madeira.
São Paulo: Nobel, 1985 (adaptado).
Com base no processo de secagem da madeira, assinale a opção correta.
A) A velocidade do ar deve ser maior no início da secagem e, quando o teor de umidade da madeira se aproxima do ponto de saturação das fibras, as velocidades podem ser menores.
B) O potencial de secagem (PS) é a relação entre o teor de umidade atual da madeira pela umidade de equilíbrio, sendo assim, um PS elevado produz baixa taxa de secagem, aumentando o tempo de secagem.
C) O fator de anisotropia está relacionado com a estabilidade da madeira, logo, um alto coeficiente de anisotropia, 2,8, por exemplo, indica que a madeira é muito estável e, sendo assim, haverá poucos problemas de defeito de secagem.
D) A umidade relativa determina a capacidade de secagem do ar e, portanto, verifica-se que ar com baixa umidade relativa apresenta baixa capacidade de secagem, ou seja, baixa capacidade de absorver mais umidade na forma de vapor d’água.
E) A umidade de equilíbrio da madeira, de grande importância na condução da secagem artificial, é afetada pela umidade relativa e pela temperatura do ambiente, sendo assim, o aumento daumidade relativa e da temperatura causa o aumento da umidade de equilíbrio da madeira.
QUESTÃO 21
ENADE 2023: O Manejo Integrado de Pragas (MIP) visa otimizar o controle de pragas pelo uso de múltiplas táticas garantindo resultados favoráveis em termos econômicos, ecológicos e sociais. O controle biológico de pragas é uma tática que faz o uso intencional de inimigos naturais de uma praga com a finalidade de reduzir sua população, mantendo-a dentro de certos limites desejáveis. O MIP é considerado um componente fundamental do equilíbrio da natureza e se baseia no mecanismo da densidade recíproca.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na dinâmica das interações predador-presa, uma grande população de presas permite uma grande população de predadores; porém, a grande população de predadores é a causa da existência de uma pequena população de presas.
PORQUE
II. Os inimigos naturais, no caso dos predadores e parasitoides, são agentes de mortalidade, dependentes da densidade populacional do inseto-praga.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 22
ENADE 2023: As características dos incêndios florestais são afetadas pelas complexas interações entre vegetação, clima, topografa e atividades antrópicas ao longo do tempo. Em escala regional, as condições meteorológicas são o principal controlador das características dominantes dos incêndios, por determinarem o teor de umidade do combustível e a quantidade de biomassa, bem como o tipo de vegetação encontrado.
Além disso, o uso do solo e a topografia afetam a velocidade de propagação do incêndio e, consequentemente, o tamanho das áreas queimadas. As atividades humanas têm influência sobre as características dos incêndios, pois alteram a frequência, a área queimada e o padrão de distribuição das ocorrências.
TORRES, F. T. P.; ROQUE, M. P. B.; LIMA, G. S.; MARTINS, S. V.; FARIA, A. L. L.
Mapeamento do risco de incêndios florestais utilizando técnicas de
geoprocessamento. Floresta e Ambiente, v. 24, 2017 (adaptado).
Sobre incêndios florestais e elaboração de mapas de risco, avalie as afirmações a seguir.
I. O risco de incêndios florestais é produto dos fatores que afetam o comportamento do fogo, tais como ignição, topografia, vegetação e condições meteorológicas; entretanto, na análise do peso dos fatores específicos na determinação de um mapa de risco, verifica-se que as condições meteorológicas explicam, isoladamente, o padrão geral do mapa.
II. A detecção de locais de maior risco de incêndio florestal é viabilizada pela utilização de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), que proporciona a capacidade de coletar, sobrepor, manipular e visualizar um grande volume de dados, os quais podem ser derivados a partir da análise da possibilidade de ignição de um incêndio florestal, do seu potencial de propagação e dos efeitos relacionados.
III. Apesar da eficácia da utilização de satélites na detecção de incêndios florestais, os altos níveis de cobertura de nuvens acima de florestas tropicais úmidas podem dificultar os resultados, pois o fogo de sub-bosque é difícil de se detectar a partir de imagens.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2023: O geoprocessamento, entendido como um conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de informações espaciais, pode ser usado visando-se a um objetivo específico. Entre as ferramentas do geoprocessamento, incluem-se os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), utilizados em navegadores Global Positioning System (GPS).
Disponível em: http://www.brasilengenharia.com/portal/palavra-do-leitor/1291-geoprocessamento
-e-sua-importancia-na-engenharia. Acesso em: 27 jun. 2023 (adaptado).
Com relação ao GPS, avalie as afirmações a seguir.
I. O GPS, sofisticado sistema eletrônico de navegação, depende do sinal de dois satélites para permitir a localização no espaço geográfico.
II. O GPS emite sinais de rádio especialmente codificados, os quais, quando processados pelo receptor GPS, permitem a verificação do cálculo de sua posição, a velocidade e o tempo.
III. O sistema GPS consiste basicamente de três elementos: um complexo sistema de satélites orbitando ao redor da Terra, estações rastreadoras localizadas em diferentes pontos do globo terrestre e receptores GPS nas mãos dos usuários.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE 2023: Para o planejamento de uso e ocupação da terra, a bacia hidrográfica deve ser considerada como a unidade de planejamento para a gestão ambiental integrada.
Sobre esse tema, assinale a opção que apresenta os componentes fundamentais para a delimitação de uma bacia hidrográfica.
A) Rios, limites municipais e ponto de controle.
B) Nascentes, vegetação e divisores topográficos.
C) Nascentes, limites estaduais e ponto de controle.
D) Rede de drenagem, vegetação e ponto de controle.
E) Rede de drenagem, ponto de controle e divisores topográficos.
QUESTÃO 25
ENADE 2023: A medição de todas as árvores de uma floresta, com a finalidade de conhecer seus volumes, pode ser onerosa. Por isso, a floresta é inventariada por amostragem e, em cada unidade de amostra, são medidos o diâmetro à altura do peito (DAP) de todas ás árvores e a altura (H) de todas as árvores ou de apenas parte delas.
MACHADO, S. A.; FIGUEIREDO FILHO, A. Dendrometria.
2. ed., Guarapuava: UNICENTRO, 2014 (adaptado).
A partir das medições de DAP e H, os volumes individuais das árvores geralmente são estimados por meio de técnicas indiretas, tais como
A) equações de volume, fator de forma e funções de afilamento.
B) cubagem rigorosa, equações de volume e equações hipsométricas.
C) equações de volume, equações hipsométricas e quociente de forma.
D) método do xilômetro, equações de volume e funções de afilamento.
E) equações de volume, funções de afilamento e método do xilômetro.
QUESTÃO 26
ENADE 2023: Em um povoamento florestal, com área de 1 000 hectares, foi realizada uma amostragem sistemáticacom 40 parcelas circulares de mesmo tamanho.
Considerando distâncias iguais entre as parcelas, qual a distância entre o ponto central de cada parcela?
A) 100 metros.
B) 200 metros.
C) 300 metros.
D) 400 metros.
E) 500 metros.
QUESTÃO 27
ENADE 2023: A produção de um povoamento puro e equiâneo pode ser representada por meio de uma curva sigmoidal ao longo da idade. A derivada da função de produção irá fornecer a curva de crescimento.
Nesse contexto, observe a figura a seguir.
CAMPOS, J. C. C.; LEITE, H. G. Mensuração Florestal: perguntas e respostas.
5. ed., Viçosa: Editora UFV, 2017 (adaptado).
Com base nas informações e na figura apresentadas, os pontos P, X e C são, respectivamente, pontos de
A) inflexão, máxima tangência e idade técnica de corte.
B) inflexão, máxima tangência e incremento médio anual.
C) máxima tangência, inflexão e incremento médio anual.
D) máxima tangência, ponto de inflexão e idade técnica de corte.
E) inflexão, incremento médio anual e incremento corrente anual.
QUESTÃO 28
ENADE 2023: A colheita florestal é o conjunto de trabalhos executados que inclui corte de árvore ou sua derrubada, extração do produto florestal, desgalhamento, descascamento, carregamento e consequente transporte.
Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a descrição das máquinas: feller buncher; harvester; forwader e skidder.
A) Trator florestal descascador; trator traçador empilhador; trator com guincho florestal e trator florestal autocarregável.
B) Trator com grua florestal; trator de arraste e derrubada florestal; trator florestal de esteira para áreas acidentadas e trator desgalhador florestal.
C) Trator derrubador empilhador; trator derrubador com cabeçote processador; caminhão para transporte florestal e trator florestal arrastador.
D) Trator com cabeçote desgalhador; trator florestal rebaixador de touças; trator desgalhador descascador e trator para o preparo do terreno para plantio florestal.
E) Trator de esteira para arraste de toras; trator traçador e empilhador de toras curtas; trator de arraste de árvores completas e carregador florestal para empilhamento de toras.
QUESTÃO 29
ENADE 2023: As espécies conhecidas como ipê estão entre as principais fontes de madeira nobre, muito valorizada no exterior.
Esse mercado apresenta a exigência crescente quanto à origem certificada da madeira proveniente de áreas de manejo licenciadas por órgãos ambientais.
Dados do Ibama indicam que a cadeia madeireira do ipê movimenta cerca de R$ 70 milhões por ano, sendo o ipê um dos principais produtos da economia dos estados do Mato Grosso, Acre e de Rondônia.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/73763224/estudo-comprova-
-ampla-ocorrencia-do-ipe-nas-florestas-do-brasil. Acesso em: 07 jun. 2023 (adaptado).
Suponha que um engenheiro florestal esteja prestando consultoria para a realização de um manejoflorestal e que uma das espécies amostradas apresenta folha como a representada a seguir.
Considerando-se as informações apresentadas, qual é a família botânica dessa espécie?
A) Melastomataceae.
B) Bignoniaceae.
C) Myrtaceae.
D) Fabaceae.
E) Poaceae.
QUESTÃO 30
ENADE 2023: O infográfico a seguir apresenta a área de florestas plantadas e a produção de celulose no Brasil ao longo do tempo.
Assuma que a função de produção da celulose é C=0,1x-180, em que x = ano e C= produção de celulose (t).
Disponível em: https://iba.org/datafiles/publicacoes/infograficos/intensificacao_sustentavel.pdf.
Acesso em: 12 jun. 2023 (adaptado).
Considerando as informações do infográfico e da função de produção de celulose, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção marginal é dada por C’=0,1.
II. A partir de 2005, o aumento da produção de celulose foi inversamente proporcional à área plantada.
III. A área de florestas plantadas e a produção de celulose foram crescentes no período entre 2005 e 2009.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 31
ENADE 2023: A ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais, plantados ou naturais, tem sido amplamente estudada com o intuito de se obter mais conhecimento da dinâmica dos nutrientes nesses ambientes, não só para o entendimento do funcionamento dos ecossistemas, mas também para o estabelecimento de práticas de manejo florestal na recuperação de áreas degradadas e na manutenção da produtividade de florestas plantadas.
GONÇALVES, J. L. M.; STAPE, J. L. Conservação e cultivo de solos para plantações florestais.
Piracicaba: IPEF, 2002 (adaptado).
Considerando o impacto do cultivo mínimo na fertilidade dos solos de plantios florestais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na decomposição dos resíduos vegetais, a matéria orgânica é mineralizada e, nesse processo, há a disponibilização dos nutrientes que antes constituíam esses mesmos resíduos.
II. O teor de nutrientes presentes em cada tipo de resíduo vegetal (folhas, cascas, galhos, raízes, madeira) é variável, e a maior disponibilidade de algum desses resíduos influencia a recomendação de fertilização mineral do plantio.
III. A deposição dos resíduos florestais nas áreas de plantio eleva o conteúdo de matéria orgânica no solo, diminuindo sua capacidade de formação de agregados que impeçam a absorção de nutrientes por parte das plantas.
IV. Os resíduos vegetais mantidos sobre o solo atuam como uma cobertura morta que diminui a temperatura do solo e, consequentemente, a evaporação da água, o que favorece o processo de transporte de nutriente no solo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE 2023: Os mapas a seguir apresentam a aptidão climática das espécies de mogno-africano mais cultivadas no país: Khaya grandifoliola e Khaya senegalensis.
A partir da interpretação dos mapas, avalie as afirmações a seguir.
I. A espécie Khaya senegalensis tem maior tolerância ao déficit hídrico que a Khaya grandifoliola.
II. A espécie Khaya grandifoliola tem maior tolerância a baixas temperaturas do que a Khaya senegalensis.
III. O cultivo do mogno-africano é mais indicado para as regiões Norte e Centro-Oeste, devido à extensão de áreas de alta aptidão climática nessas regiões.
IV. A espécie Khaya senegalensis tem mais aptidão climática para compor plantios de mogno-africano na região Nordeste.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE 2023: O volume da madeira pode ser expresso em metro cúbico (m³) ou estéreo (st). A conversão entre essas unidades é realizada pelo fator de empilhamento (razão entre volume estéreo e volume sólido) ou pelo fator de cubicação (razão entre volume sólido e volume estéreo). O emprego desses dois fatores evita a mensuração individualizada dos toretes para se conhecer o volume cúbico de uma pilha de madeira, o que, por sua vez, resulta em aumento de tempo e mão de obra, elevando-se o custo da madeira.
BARROS, M.V. et al. Fator de cubicação para toretes
de Eucalyptus grandis e sua variação com o tempo de
exposição ao ambiente. Ciência Florestal, v. 18, n. 1, p. 109-19, 2008 (adaptado).
A tabela a seguir apresenta o aumento (+) ou a diminuição (-) do fator de cubicação inicial (Fc = 0,6) para a madeira empilhada destinada para celulose em função das suas características.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O fator de cubicação será maior quanto maior for o diâmetro médio dos toretes.
II. O fator de cubicação será menor quanto menor for a tortuosidade dos toretes.
III. A presença de galhos nos toretes não influencia no valor do fator de empilhamento.
IV. O fator de cubicação igual a 0,6 para uma pilha de madeira medindo 2 st resulta em 1,2 m3 de madeira sólida.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 34
ENADE 2023: A densidade básica da madeira é um dos elos entre as áreas de produção florestal e industrial. Os parâmetros de controle relacionados à produção florestal têm base volumétrica. No entanto, o processamento industrial da madeira para a produção de polpa celulósica tem base gravimétrica. Para a conversão da base volumétrica para a gravimétrica, utiliza-se a densidade básica.
Disponível em: https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/
detalhes/16-densidade-basica-da-madeira-
-um-tema-sempre-atua/. Acesso em: 27 jun. 2023 (adaptado).
Acerca de densidade básica da madeira, assinale a opção correta.
A) Espera-se que espécies arbóreas oriundas de climas secos (por exemplo, do bioma Caatinga) possuam valores de densidade básica maiores que espécies oriundas de climas mais úmidos (por exemplo, do bioma Amazônia).
B) Uma espécie florestal cuja madeira apresente valor médio de densidade básica de 3 000 kg m⁻³ é considerada uma madeira de baixa densidade básica.
C) Espera-se que, em plantios florestais, os valores de densidade básica diminuam à medida que as árvores envelheçam.
D) A densidade básica de uma amostra de madeira é obtida dividindo-se a massa úmida pelo volume seco da amostra.
E) Um valor de densidade básica de 500 kg m⁻³ é equivalente a 5 g cm⁻³.
QUESTÃO 35
ENADE 2023: A densidade básica da madeira (massa seca/volume verde) está diretamente relacionada à produção de energia, ou seja, quanto maior a densidade, maior a quantidade de energia estocada por metro cúbico. Portanto, a massa seca é muito importante na escolha de espécies para queima direta da madeira.
CARNEIRO, A. C. O. et al. Potencial energético da madeira de Eucalyptus sp. em função da idade
e de diferentes materiais genéticos. Revista Árvore, v. 38, n. 2, 2014 (adaptado).
A tabela a seguir apresenta resultados de crescimento e densidade básica obtidos de três clones de eucalipto, na época do corte final.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, relativas aos diferentes clones de eucalipto.
I. O clone A é o mais indicado para ser utilizado em floresta com fins energéticos, devido ao crescimento superior ao dos demais.
II. O clone B apresenta capacidade de produção de madeira seca igual a 12 500 kg ha⁻¹ ano.
III. O clone C é o mais indicado para ser utilizado em floresta com fins energéticos, devido ao valor superior da densidade básica.
IV. A densidade básica apresentada pelo clone C corresponde a 0,55 g cm⁻³.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 36
ENADE 2023: A tabela a seguir apresenta informações sobre desbastes ao longo do manejo florestal de uso múltiplo para pinus, possível de ser desenvolvido em pequenas propriedades rurais, com o objetivo de gerar renda complementar para pequenos produtores agrícolas.
O entendimento das informações apresentadas permitirá a tomada de decisões em momentos de proposições de projetos silviculturais recomendados ao produtor rural. Torna-se importante, também, a análise da produtividade em cada fase do desenvolvimento do plantio por meio da determinação do incremento médio anual (IMA) em m³ ha⁻¹ ano.
Tabela: Exemplo de um regime de desbaste e de uso da madeira.
A partir das informações apresentadas na tabela, os incrementos médios anuais do plantio, considerando o “corte final” da madeira, para cada uso pretendido (energia, celulose e madeira para processamento mecânico; e serraria e laminação), são, respectivamente,
A) 10,5 m³ ha⁻¹ ano e 19,5 m³ ha⁻¹ ano.
B) 11,0 m³ ha⁻¹ ano e 20,0 m³ ha⁻¹ ano.
C) 12,3 m³ ha⁻¹ ano e 17,0 m³ ha⁻¹ ano.
D) 12,5 m³ ha⁻¹ ano e 17,5 m³ ha⁻¹ ano.
E) 14,2 m³ ha⁻¹ ano e 18,0 m³ ha⁻¹ ano.
QUESTÃO 37
ENADE 2023: Considere que você atua como o responsável pelo setor de planejamento de um viveiro florestal e foi solicitado que quantifique o número total de mudas que serão necessárias para compor um projeto de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Para determinar o número de mudas necessárias para o projeto, considere um talhão, com dimensão de 600 m x 600 m, renques compostos por 3 linhas de árvores, espaçamento de plantio de 3 m x 3 m x 14 m (sendo 3 m x 3 m entre árvores e 14 m entre renques) e o croqui de plantio apresentado a seguir.
A partir das informações do texto e do croqui, assinale a opção que apresenta a quantidade de mudas necessárias para o plantio desse projeto.
A) 450 mudas.
B) 10 000 mudas.
C) 18 000 mudas.
D) 36 000 mudas.
E) 120 000 mudas.
QUESTÃO 38
ENADE 2023: Os desafios da extensão no campo incluem a necessidade de atender a produtores rurais com diferentes níveis de conhecimento e recursos.
Com relação aos desafios da extensão rural, avalie as afirmações a seguir.
I. A falta de recursos financeiros e a dificuldade de acesso a áreas remotas são obstáculos a serem superados na extensão rural.
II. A escassez de recursos hídricos e as mudanças climáticas globais são os principais fatores que interferem no sucesso da extensão rural.
III. O acesso limitado a mercados de comercialização e a escala de produção são fatores que prejudicam o sucesso da extensão rural.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
COMENTÁRIOS