ENADE 2023: A disfunção velofaríngea (DVF), comumente encontrada em pacientes com fissura palatina

ENADE 2023: A disfunção velofaríngea (DVF), comumente encontrada em pacientes com fissura palatina
ENADE 2023: A disfunção velofaríngea (DVF), comumente encontrada em pacientes com fissura palatina, se manifesta a partir de fala com hipernasalidade, emissão de ar nasal, fraca pressão intraoral, além de movimentos nasais e faciais associados e de articulações compensatórias durante a emissão de consoantes orais.

A DVF pode ser observada em uma parcela de pacientes, mesmo após tratamento cirúrgico da fissura palatina. A avaliação da função velofaríngea pode ser realizada de forma perceptiva e também anatômica instrumental (nasofaringoscopia). O esfíncter velofaríngeo apresenta variação nos tipos de fechamento, o que se deve à movimentação entre o véu palatino, às paredes laterais e posterior da faringe.

Nesse contexto, suponha que um paciente fissurado e tratado cirurgicamente apresente insuficiência de véu palatino, sendo necessário verificar o padrão de fechamento do esfíncter velofaríngeo.

Acerca dessa situação, é correto afirmar que o pior prognóstico para o quadro do paciente está relacionado ao

A) padrão circular, em que ocorre a participação homogênea do véu palatino e das paredes laterais da faringe.

B) padrão coronal ou transverso, em que ocorre o predomínio de movimentação do véu palatino, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.

C) padrão sagital, em que ocorre o predomínio de movimentação das paredes laterais da faringe, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.

D) padrão circular com prega de Passavant na parede posterior da faringe, em que ocorre a participação homogênea do véu palatino e das paredes laterais da faringe.

E) padrão sagital com prega de Passavant nas paredes laterais da faringe, em que ocorre o predomínio de movimentação das paredes laterais da faringe, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) padrão coronal ou transverso, em que ocorre o predomínio de movimentação do véu palatino, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo