ENADE 2023: Os ensaios realizados com naproxeno resultaram em baixa solubilidade nos meios com pH 1,2 e 4,5

ENADE 2023: Os ensaios realizados com naproxeno resultaram em baixa solubilidade nos meios com pH 1,2 e 4,5
TEXTO I
De acordo com o Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB), os fármacos podem ser categorizados nas seguintes classes:

Classe I: alta solubilidade, alta permeabilidade;
Classe II: baixa solubilidade, alta permeabilidade;
Classe III: alta solubilidade, baixa permeabilidade;
Classe IV: baixa solubilidade, baixa permeabilidade.
BRASIL. RDC nº 749, de 5 de setembro de 2022.
Disponível em: https://sindusfarma.org.br/uploads/files.
Acesso em: 19 jun. 2023 (adaptado).

TEXTO II
A seguir, é possível observar a estrutura química do naproxeno e, no gráfico, verificar o seu perfil de ionização em diferentes valores de pH.

A seguir, é possível observar a estrutura química do naproxeno e, no gráfico, verificar o seu perfil de ionização em diferentes valores de pH.

ENADE 2023: Os ensaios realizados com naproxeno resultaram em baixa solubilidade nos meios com pH 1,2 e 4,5.

No entanto, nos meios com pH na faixa intestinal — 6,8 e 7,5 —, os dados sugerem boa biodisponibilidade. Na principal região absortiva do trato gastrintestinal (intestino), esse fármaco se encontra completamente dissolvido, podendo ser altamente absorvido, o que demonstra a importância da fase farmacêutica e o impacto sobre a farmacocinética.
Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream
/1843/BUOS-BB5HLZ/1/. Acesso em: 19 jun. 2023 (adaptado).

A partir das informações do texto, da figura e do gráfico apresentados, é correto afirmar que o naproxeno é um fármaco

A) ácido de baixa solubilidade em meio ácido, mas sua boa solubilidade em meio alcalino permite inferir boa permeabilidade intestinal, por isso, é classificado na classe II do SCB.

B) básico de baixa solubilidade, representada no gráfico em pH>4, mas apresenta alta permeabilidade, o que permite boa biodisponibilidade, sendo, portanto, classificado na classe II do SCB.

C) ácido, com predomínio de sua forma não ionizada em meio ácido e com consequentes alta permeabilidade e alta solubilidade nesse meio ácido, portanto, inclui-se na classe I do SCB.

D) ácido de alta solubilidade no estômago e de alta permeabilidade no intestino, sendo sua boa absorção controlada unicamente pela taxa de esvaziamento gástrico, incluindo-se, portanto, na classe I do SCB.

E) básico de baixa solubilidade em meio ácido, mas de boa solubilidade em meio alcalino, o que permite inferir que sua absorção independe de suas propriedades de fármaco, portanto, no SCB, classifica-se na classe III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
A) A sinvastatina possui potência similar à rosuvastatina na redução de colesterol e apresenta menor risco de efeitos adversos.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo