De acordo com o texto 1A1-I, a noção de ‘dado de pesquisa’ é relativa e varia conforme os domínios do conhecimento

Texto 1A1-I

O termo “dado de pesquisa” tem uma amplitude de significados que vão se transformando de acordo com domínios científicos específicos, objetos de pesquisas, metodologias de geração e coleta de dados e muitas outras variáveis. Pode ser o resultado de um experimento realizado em um ambiente controlado de laboratório, um estudo empírico na área de ciências sociais ou a observação de um fenômeno cultural ou da erupção de um vulcão em um determinado momento e lugar.

Dados digitais de pesquisa ocorrem na forma de diferentes tipos de dados, como números, figuras, vídeos, softwares; com diferentes níveis de agregação e de processamento, como dados crus ou primários, dados intermediários e dados processados e integrados; e em diferentes formatos de arquivos e mídias. Essa diversidade, que vai sendo delineada pelas especificidades de cada disciplina, suas condicionantes metodológicas, protocolos, workflows e seus objetivos, se torna um desafio — pelo alto grau de contextualização necessário — para o pesquisador na sua tarefa de definir precisamente o que é dado de pesquisa de uma forma transversal aos diversos domínios disciplinares.

As definições encontradas nos dicionários e enciclopédias falham em capturar a riqueza e a variedade dos dados no mundo da ciência ou falham em revelar as premissas epistemológicas e ontológicas sobre as quais eles são baseados. Na esfera acadêmica, grande parte das definições são uma enumeração de exemplos: dados são fatos, números, letras e símbolos. Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.
Luis Fernando Sayão; Luana Farias Sales. Afinal, o que é dado de pesquisa? In: Biblos:
Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande. v. 34, n. 02,
jul.-dez./2020, p.32-33. Internet: <periodicos.furg.br>. (com adaptações).

QUESTÃO 01
De acordo com o texto 1A1-I,

A) a noção de ‘dado de pesquisa’ é relativa e varia conforme os domínios do conhecimento.

B) a variação nos tipos de dados de pesquisa demonstra uma atividade científica intensa e diversificada.

C) uma definição unificada para o termo ‘dado de pesquisa’ exige integração entre as diferentes áreas do saber.

D) dados são definidos como listas particulares elaboradas pelos pesquisadores em suas respectivas áreas de conhecimento.

E) da ausência de uma compreensão precisa do conceito de ‘dado de pesquisa’ em dicionários e em enciclopédias deriva a ideia de que tudo é um dado de pesquisa. 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
A) a noção de ‘dado de pesquisa’ é relativa e varia conforme os domínios do conhecimento.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.