Nos últimos anos, o Brasil vem aprimorando o know-how em organizar megaeventos. Após a experiência

ENADE 2015 - QUESTÃO 20
Nos últimos anos, o Brasil vem aprimorando o know-how em organizar megaeventos. Após a experiência com a Copa do Mundo da FIFA 2014, alguns aspectos puderam ser melhorados, inclusive aqueles presentes no planejamento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No histórico deste megaevento, há dois casos de sucesso: os Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e os de Londres 2012.

Em ambos, autoridades, empresários, comitê organizador e população local entenderam que ser a sede desse importante evento geraria grande movimentação econômica pela recepção de estrangeiros, entrada de divisas e prospecção de novos investidores, além de benefícios sociais, como melhoria de espaços públicos, pensamento estratégico na gestão das cidades e reforço na relação de pertencimento local. Nas duas cidades, houve consenso entre os atores envolvidos no processo, além de um trabalho antecipado e extenso de ações artísticas e culturais capazes de incluir a proposta dos Jogos Olímpicos na estratégia de desenvolvimento das cidades, com o intuito de que os impactos do evento perdurassem nos anos seguintes, nos respectivos países.
REIS, A. C. E. (Org) Cidades criativas, soluções inventivas: o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais São Paulo: Garimpo de Soluções, 2010 (adaptado).

Com base no texto acima, quais estratégias devem ser adotadas pelo Brasil para conseguir um incremento no turismo após os Jogos Olímpicos Rio 2016?

A) Incorporar práticas sustentáveis durante o evento; modernizar museus e espaços históricos; investir em divulgação para o turista doméstico, principal público do evento; eleger uma única imagem desejada para à país durante a campanha de divulgação.

B) Reunir os propósitos da iniciativa pública e privada de migrar a receita da cidade-sede para o entorno; padronizar todos os equipamentos turísticos, visando à melhoria da imagem do país; capacitar mão de obra direta e indiretamente envolvida com o turismo; reforçar a imagem atual do país na campanha de divulgação.

C) Unir forças dos atores envolvidos, colaboradores da esfera municipal, estadual e federal, empresariado e comunidade local, em prol do mesmo objetivo; realizar trabalho antecipado de valorização artística e cultural brasileira; mesclar a programação dos Jogos Olímpicos com a promoção da identidade cultural, para que não se tornem assuntos distintos.

D) Eleger a opinião da comunidade local como majoritária, para nortear os trabalhos de captação de mais turistas para o Rio de Janeiro; investir em sinalização turística, para melhor circulação do visitante; qualificar o empresariado do trade turístico que atende indiretamente o visitante; priorizar o atendimento o turista em negócios, desde que relacionados aos Jogos Olímpicos.

E) Traçar um plano de ação de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Turismo, uma vez que se trata de evento internacional; envolver o setor industrial e agrícola para opinar sobre o planejamento dos Jogos Olímpicos; compensar a emissão de poluentes na atmosfera devido à grande concentração de participantes, plantando mudas de árvores; investir maciçamente na divulgação impressa do evento, por ser a que resulta em maior número de turistas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
C) Unir forças dos atores envolvidos, colaboradores da esfera municipal, estadual e federal, empresariado e comunidade local, em prol do mesmo objetivo; realizar trabalho antecipado de valorização artística e cultural brasileira; mesclar a programação dos Jogos Olímpicos com a promoção da identidade cultural, para que não se tornem assuntos distintos.

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