FUNDATEC 2024: Leia o trecho a seguir, retirado do texto, e assinale a alternativa que apresenta uma análise correta sobre a estrutura morfossintática

FUNDATEC 2024: Leia o trecho a seguir, retirado do texto, e assinale a alternativa que apresenta uma análise correta sobre a estrutura morfossintática do período e o emprego das classes das palavras.

“O bairro Moinhos, onde a casa está localizada, era habitado, em sua maioria, por trabalhadores de baixa renda, como Odila. ___ ruas eram, inicialmente, cobertas com paralelepípedos, acentuando o ar bucólico do local. As casas eram cercadas por pequenos jardins de grama verde e baixa e, nos últimos anos, a prefeitura asfaltou algumas ruas do local. Elizandro disse ter uma relação especial com a vizinhança: ‘Ajudei a construir metade dessa vila’, contou com a voz embargada”.

A) O período é predominantemente composto por orações coordenadas sindéticas, destacando a transformação urbana do bairro ao longo dos anos, com o uso de adjetivos para descrever o ambiente.

B) Predominam no texto as orações subordinadas substantivas, que descrevem a mudança na estrutura urbana do bairro, com o uso de advérbios para detalhar as transformações.

C) O texto é composto por orações coordenadas assindéticas, com o uso de verbos de ação para descrever as atividades de Elizandro na vizinhança.

D) O período é formado por orações subordinadas adjetivas explicativas, enfatizando as características dos jardins do bairro Moinhos e a relação de Elizandro com os vizinhos.

E) A estrutura do texto apresenta adjuntos adverbiais, com o uso de adjetivos para caracterizar o bairro e as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
 
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) A estrutura do texto apresenta adjuntos adverbiais, com o uso de adjetivos para caracterizar o bairro e as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.