Prova CNU Gestão Governamental e Administração Pública (Tarde) com Gabarito
Prova CNU Gestão Governamental e Administração Pública (Tarde) com Gabarito
QUESTÃO 01
Um grupo de secretárias de uma organização que depende da mesma dotação orçamentária de escritório começou a barganhar entre si para saber quem iria adquirir novos equipamentos de informática e quem teria de continuar com o equipamento existente. Na decisão de quais interesses conflitantes seriam satisfeitos, as secretárias consideraram que os interesses do grupo são importantes, mas não merecem a desordem provocada por estilos mais assertivos.
Assim sendo, as secretárias optaram pela abordagem da transigência na negociação, que
(A) promove os interesses de um membro do grupo à custa dos interesses dos outros, muitas vezes pelo recurso à autoridade.
(B) permite que as outras partes satisfaçam seus interesses à custa dos interesses de um membro do grupo.
(C) requer a permanência dos membros do grupo na neutralidade a todo custo ou a sua recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução do conflito.
(D) tenta satisfazer a todos mediante a consideração das diferenças e a busca de solução que resulte em ganho para todos os interessados.
(E) procura a satisfação parcial de todos mediante a troca e o sacrifício, decidindo mais pela resolução aceitável do que pela resolução ótima.
GABARITO. (E) procura a satisfação parcial de todos mediante a troca e o sacrifício, decidindo mais pela resolução aceitável do que pela resolução ótima.
QUESTÃO 02
Uma empresa pública da área de desenvolvimento e inovação decidiu utilizar em seu planejamento a ferramenta para aumentar o foco e o engajamento através de objetivos e resultado-chave (OKR, na sigla em inglês) que representam os resultados mais importantes para o negócio e para os clientes.
Nesse sentido, é relevante para toda a organização, porém monitorado pelo time de gestão de pessoas, o seguinte OKR:
(A) ampliar a interação com setor produtivo para superação de barreiras técnicas; aumento do número de demandas do setor produtivo.
(B) aprimorar a gestão e governança com foco em políticas públicas; percentual de elaboração do orçamento participativo.
(C) estruturar relacionamento com setor produtivo para pesquisa e desenvolvimento; aumento da captação de recursos para projetos de extensão tecnológica.
(D) promover soluções para apoio à economia verde e descarbonização; quantidade de soluções entregues sobre quantidade das consultas.
(E) tornar a autarquia mais atrativa para captar e reter servidores; relação entre quantidade de entradas de servidores versus saídas da autarquia.
GABARITO. (E) tornar a autarquia mais atrativa para captar e reter servidores; relação entre quantidade de entradas de servidores versus saídas da autarquia.
QUESTÃO 03
O sucesso de um programa de segurança está diretamente relacionado a sua estruturação em comitês formados por especialistas, trabalhadores e gestores, com as finalidades de investigar os riscos e definir políticas e normas de segurança. Para cumprir tais finalidades, é necessário reconhecer que fatores como o trabalho em si, as condições de trabalho e a natureza do trabalhador influenciam na segurança e na saúde de trabalhadores.
A esse respeito, fatores relacionados à natureza da pessoa trabalhadora estão exemplificados a seguir:
(A) manejo de substâncias tóxicas, contaminantes ou inflamáveis
(B) carência de equipamentos de proteção e/ou falhas de sinalização
(C) impulsividade, agressividades e dificuldade psicomotora ou perceptiva
(D) jornadas extensas, ruídos elevados ou iluminação inadequada
(E) máquinas mal projetadas ou equipamentos malconservados
GABARITO. (C) impulsividade, agressividades e dificuldade psicomotora ou perceptiva
QUESTÃO 04
O fenômeno da liderança nas organizações é multidimensional e multifacetado, havendo diferenças entre as várias definições. Em determinada situação de trabalho, por exemplo, pode ocorrer de um líder constantemente pautar sua ação em elevar o seu moral, a motivação e o moral dos seus seguidores, em detrimento dos próprios interesses (seus e dos seguidores) para o bem da organização, dando atenção e aconselhamento individual, construindo uma resolução conjunta de problemas e tomada de decisão.
O exemplo acima descreve uma liderança do tipo
(A) transformacional
(B) transacional
(C) carismática
(D) autocrática
(E) liberal
GABARITO. (A) transformacional
QUESTÃO 05
Um ministério decidiu capacitar seus colaboradores por meio de trilhas de conhecimento. No ambiente virtual de aprendizagem foram organizados tematicamente textos, vídeos e podcasts, em uma sequência de passos estruturados a serem seguidos pelo colaborador. Após o estudo do material, o participante responde a questões autoadministráveis e recebe feedback imediato de forma a permitir a reavaliação do aprendizado.
A estratégia de capacitação desenvolvida pela empresa baseia-se na noção de
(A) dinâmica de grupo
(B) instrução programada
(C) mentoria e orientação
(D) oficina de trabalho
(E) rotação de trabalho
GABARITO. (B) instrução programada
QUESTÃO 06
Uma determinada autarquia federal publicou recentemente seu plano estratégico e se apresenta como tendo a finalidade máxima de “Viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade”.
A apresentação da autarquia sustenta-se no conceito de
(A) análise de cenário
(B) indicador de desempenho
(C) missão organizacional
(D) objetivos estratégicos
(E) visão de futuro
GABARITO. (C) missão organizacional
QUESTÃO 07
O exercício da liderança no serviço público requer o desenvolvimento de competências particulares. Dentre elas, destaca-se a competência de reconhecer a organização pública como uma arena de disputas entre visões de mundo em que coexiste uma multiplicidade de interesses legítimos e, por vezes, conflitantes. As organizações lidam com horizontes temporais, multiplicidade de atores, interesses e relações desde a esfera da equipe de trabalho até as interações com outras organizações e a sociedade.
Segundo a descrição, a liderança em organizações públicas requer o desenvolvimento de competência
(A) de mobilização de equipe
(B) de tomada de decisão
(C) para inovação
(D) político-gerencial
(E) técnico-funcional
GABARITO. (D) político-gerencial
QUESTÃO 08
A avaliação da maturidade de processos de negócio consiste na identificação de como os processos de uma organização estão sendo definidos, administrados, medidos, controlados e otimizados, para comparar essas informações com as melhores práticas definidas em modelos de referência reconhecidos no mercado.
Ao realizar essa avaliação, o principal objetivo de uma organização é
(A) ajudar no desenho da cadeia de valor da organização.
(B) assegurar que os processos de negócio se mantenham permanentemente alinhados à estratégia organizacional e ao foco do cliente.
(C) definir qual é a melhor ferramenta de gerenciamento de processos disponibilizada no mercado.
(D) identificar as lacunas para suportar a criação de planos de ação para aumentar a maturidade processual da organização.
(E) saber se os modelos de referência no mercado podem ser implementados sem a necessidade de mapear os processos atuais.
GABARITO. (D) identificar as lacunas para suportar a criação de planos de ação para aumentar a maturidade processual da organização.
QUESTÃO 09
Considere um gerente de projetos responsável por coordenar a implantação de um novo sistema de vendas on-line de uma organização. O nível executivo da empresa enfatizou a importância de o projeto ser finalizado no prazo previsto, contudo o gerente de projetos tem enfrentado dificuldades no gerenciamento do tempo, visto que há atividades que não foram ainda finalizadas segundo a linha de base do cronograma. Uma solução de contorno para essa situação seria a alocação, na equipe de projeto, de dois profissionais experientes da área de tecnologia da informação da empresa, porém o gerente da área tecnológica não autorizou a transferência dos profissionais do seu time para a equipe do projeto. Outra dificuldade surgida relaciona-se à necessidade da aquisição de dois equipamentos de comunicação de dados que estavam fora da linha de base de custos do projeto, e o gerente de projetos não possui autonomia na gestão financeira para fazer essas novas aquisições diretamente.
Considerando-se o cenário descrito, é provável que esse projeto esteja inserido em uma organização com a estrutura organizacional
(A) funcional
(B) horizontal
(C) matricial forte
(D) orientada a projetos
(E) orientada a cronograma
GABARITO. (A) funcional
QUESTÃO 10
Considere um projeto que tem como objetivo implantar um novo módulo no sistema de automação industrial de uma empresa de veículos. A duração de tempo planejada para o projeto é de quinze meses e o cumprimento desse prazo sem atrasos é uma premissa estabelecida pelo nível executivo alinhada à estratégia de negócio da empresa. Uma das atividades programadas para o último final de semana não foi concluída, visto que havia tarefas a serem realizadas em um pátio externo da planta industrial da empresa e uma forte tempestade ocorreu por todo o período programado, gerando alagamento na área em que o trabalho estava ocorrendo. Além da não execução da atividade, alguns equipamentos sofreram danos sem possibilidade de recuperação. Não houve, no gerenciamento desse projeto, o desenvolvimento de um plano de resposta aos riscos.
Suponha que esse projeto tivesse sido gerenciado segundo as melhores práticas do PMBOK, as quais recomendam o desenvolvimento de um plano de resposta aos riscos, e que o evento ocorrido tivesse sido mapeado, sendo o seu impacto no cronograma do projeto avaliado devidamente.
Nesse caso, qual ação de resposta poderia ter sido especificada para esse projeto, caso fosse escolhida uma estratégia de mitigação de risco?
(A) Aquisição de um seguro para cobrir possíveis danos nos equipamentos.
(B) Criação de um fundo de reservas financeiras para cobrir possíveis danos nos equipamentos.
(C) Monitoramento das condições climáticas para o período de execução da atividade e execução de um plano de contingência para construção de uma cobertura temporária no pátio externo com proteção contra chuvas e alagamento, caso fosse necessário.
(D) Programação da atividade em datas com menor probabilidade de chuvas e tempestades, dependendo das informações meteorológicas monitoradas ao longo do período de execução do projeto.
(E) Renegociação do orçamento planejado com o patrocinador do projeto.
GABARITO. (C) Monitoramento das condições climáticas para o período de execução da atividade e execução de um plano de contingência para construção de uma cobertura temporária no pátio externo com proteção contra chuvas e alagamento, caso fosse necessário.
EIXO 2
QUESTÃO 11
Por ser um processo sistemático para identificar, avaliar, monitorar e responder aos gargalos que reduzem as chances de alcance dos objetivos estratégicos de determinada ação política, a gestão de riscos é fundamental para a
(A) ampliação das políticas públicas e da burocracia estatal
(B) formação de stakeholders e lideranças comunitárias
(C) gestão governamental e a governança pública
(D) informatização das Prefeituras e dos comitês populares
(E) qualificação dos eleitores e formadores de opinião
GABARITO. (C) gestão governamental e a governança pública
QUESTÃO 12
O Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg) é um composto estruturante do Governo Federal, responsável por fornecer as estruturas dos órgãos da Administração Federal, sendo referência na tabela de unidades organizacionais para os outros sistemas estruturantes.
Compete às unidades setoriais e seccionais do Siorg
(A) definir, padronizar, sistematizar e estabelecer os procedimentos inerentes às atividades de organização e inovação institucional, por meio da edição de enunciados e de instruções.
(B) estabelecer fluxos de informação entre as unidades integrantes do Siorg e os demais sistemas de atividades auxiliares, com vistas a subsidiar os processos de decisão e a coordenação das atividades governamentais.
(C) administrar o cadastro de órgãos e de entidades.
(D) promover estudos e propor a criação, a fusão, a reorganização, a transferência e a extinção de órgãos e de entidades.
(E) desenvolver padrões de qualidade e funcionalidade destinados à melhoria do desempenho dos trabalhos e dos serviços prestados.
GABARITO. (E) desenvolver padrões de qualidade e funcionalidade destinados à melhoria do desempenho dos trabalhos e dos serviços prestados.
QUESTÃO 13
As atividades de tombamento, registro, guarda, controle, movimentação, preservação, baixa, incorporação são exemplos de atividades que compõem a gestão
(A) financeira
(B) contábil
(C) patrimonial
(D) cultural
(E) trabalhista
GABARITO. (C) patrimonial
QUESTÃO 14
Em relação aos bens imobiliários da Administração Pública, um se destaca como correspondendo a áreas que não podem ser habitadas pelo homem, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais, como, por exemplo, em atividades de pesquisa científica e turismo ecológico. Tais áreas serão necessariamente de domínio público (federal, estadual ou municipal, conforme o caso).
Essa categoria de patrimônio imobiliário refere-se a
(A) ilhas
(B) terrenos de marinha
(C) margens de rios
(D) terras indígenas
(E) unidades de conservação
GABARITO. (E) unidades de conservação
QUESTÃO 15
Qual é o principal aspecto da tecnologia de blockchain aplicada à logística?
(A) Diminuição da importância da segurança de dados
(B) Aumento da complexidade nas transações comerciais
(C) Transparência e segurança aprimoradas nas transações
(D) Redução na velocidade de processamento de transações
(E) Aumento da necessidade de intermediários no processo de verificação
GABARITO. (C) Transparência e segurança aprimoradas nas transações
QUESTÃO 16
Qual é o principal objetivo do governo eletrônico (e-gov)?
(A) Reduzir a transparência governamental para aumentar a eficiência operacional.
(B) Limitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos para controlar a demanda.
(C) Diminuir a comunicação entre diferentes setores do governo.
(D) Aumentar a complexidade dos processos governamentais para melhorar a segurança.
(E) Promover a inclusão digital e a participação cidadã por meio da tecnologia.
GABARITO. (E) Promover a inclusão digital e a participação cidadã pormeio da tecnologia.
QUESTÃO 17
Um estaleiro público está enfrentando um incremento de demanda por novas unidades, acarretando altos custos de estoques no processo de fabricação.
Qual estratégia o gerente de estoques desse estaleiro poderia adotar para otimizar o controle de estoque?
(A) Compra antecipada de grandes quantidades
(B) Implementação de um sistema de inventário periódico
(C) Centralização do estoque em um único local
(D) Eliminação de todas as formas de inventário
(E) Uso do sistema Just-In-Time (JIT)
GABARITO. (E) Uso do sistema Just-In-Time (JIT)
QUESTÃO 18
Como a legislação influencia a logística reversa?
(A) Limitando importações de difícil reciclagem.
(B) Regulando o setor bancário, financeiro e de seguros.
(C) Impondo regulamentações que exigem a participação das empresas em programas de logística reversa.
(D) Normatizando currículos e qualificação dos professores.
(E) Encorajando a produção de embalagens de uso único para facilitar o descarte.
GABARITO. (C) Impondo regulamentações que exigem a participação das empresas em programas de logística reversa.
QUESTÃO 19
A Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada na gestão pública para
(A) tomar decisões éticas complexas.
(B) gerenciar relações humanas e comunicação empática.
(C) resolver e mediar conflitos interpessoais.
(D) otimizar a alocação de recursos e a previsão de demandas de serviços.
(E) avaliar de forma subjetiva a educação e os serviços personalizados.
GABARITO. (D) otimizar a alocação de recursos e a previsão de demandas de serviços.
QUESTÃO 20
Em resposta a uma série de desastres naturais que atingiram o norte do Brasil, uma ONG internacional especializada em logística humanitária mobilizou uma operação de emergência para fornecer ajuda imediata às comunidades afetadas, adotando uma abordagem sistemática.
Qual foi o primeiro passo crítico tomado pela ONG na gestão de riscos do projeto?
(A) Análise financeira
(B) Identificação de riscos
(C) Aquisição de seguros
(D) Treinamento da equipe
(E) Revisão de medidas tomadas em desastres semelhantes
GABARITO. (B) Identificação de riscos
EIXO 3
QUESTÃO 21
Seja uma população normalmente distribuída com média m e variância σ² . Um estimador para o parâmetro μ é definido como
Sobre o estimador T, conclui-se que
(A) T é não tendencioso e de variância mínima.
(B) T é tendencioso com variância σ².
(C) T tem distribuição normal com média μ e variância .
(D) T tem distribuição t-Student com 3 graus de liberdade.
(E) T tem distribuição normal com média μ e variância .
GABARITO. (E) T tem distribuição normal com média μ e variância .
QUESTÃO 22
Políticas públicas regulatórias visam a
(A) gerar benefícios concentrados para alguns grupos de atores e custos difusos para todos os contribuintes.
(B) conceder benefícios concentrados a algumas categorias de atores e custos concentrados sobre outras categorias de atores.
(C) estabelecer padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados.
(D) definir competências, jurisdições, regras das disputas políticas e da elaboração de políticas públicas.
(E) distribuir competências entre poderes e esferas.
GABARITO. (C) estabelecer padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados.
QUESTÃO 23
Contemporaneamente, há diferentes teorias e modelos na análise de políticas públicas.
Na teoria dos múltiplos fluxos, para que ideias, durante o segundo fluxo, sobrevivam, alguns fatores devem ser preservados.
Nesse contexto, NÃO pode haver
(A) custos toleráveis
(B) viabilidade técnica
(C) aceitação do público em geral
(D) mudança na composição do Congresso
(E) receptividade por parte dos tomadores de decisão
GABARITO. (D) mudança na composição do Congresso
QUESTÃO 24
As Políticas Públicas Simbólicas são aquelas em que os formuladores de políticas públicas
(A) possuem condições de elaborá-las, mas intimamente não demonstram grande interesse em colocá-las em prática.
(B) têm interesse em ver a sua política funcionando, porém não têm conhecimento para estruturá-la adequadamente.
(C) não possuem conhecimento específico sobre o problema, o que as torna vazias de intenções políticas genuínas.
(D) incorporam a intenção de resolver um problema público e possuem conhecimento para resolvê-lo.
(E) operam com baixa utilização de recursos públicos, em especial, o financeiro.
GABARITO. (A) possuem condições de elaborá-las, mas intimamente não demonstram grande interesse em colocá-las em prática.
QUESTÃO 25
Existe um modelo de tomada de decisão em que as condições cognitivas são de certeza. O exame das alternativas é feito a partir de uma análise completa e cálculos de consequências. A modalidade de escolha é o cálculo, e o critério de decisão é a otimização.
Essas características referem-se ao seguinte modelo:
(A) racionalidade limitada
(B) racionalidade absoluta
(C) modelo incremental
(D) modelo lata de lixo
(E) modelo fluxos múltiplos
GABARITO. (B) racionalidade absoluta
QUESTÃO 26
Há diversos atores que participam de uma política pública ou a influenciam. Um subgrupo desses atores refere-se aos atores sociais que se organizam coletivamente.
É um exemplo de atores coletivos organizados:
(A) usina de ideias
(B) legisladores
(C) gestores públicos nomeados
(D) membros do judiciário
(E) burocratas
GABARITO. (A) usina de ideias
QUESTÃO 27
As ferramentas de políticas públicas se dividem em ferramentas públicas e privadas.
Trata-se de um exemplo de ferramenta privada:
(A) informação
(B) incentivos econômicos
(C) regulamentos
(D) família
(E) desincentivos econômicos
GABARITO. (D) família
QUESTÃO 28
Uma equipe de pesquisadores em políticas públicas de saúde laboral deseja estimar a proporção de indivíduos de determinada população que estão sofrendo de problemas relacionados a burnout. A estimação será feita utilizando técnicas de Inferência Estatística. A equipe tem acesso a qualquer indivíduo dessa população, mas tem capacidade para coletar os dados de apenas uma parcela irrisória da população como um todo.
A composição e as características gerais dessa população são totalmente desconhecidas.
Diante desse cenário, a equipe de pesquisa deve fazer sua coleta de dados mediante um processo de amostragem
(A) censitária
(B) aleatória simples
(C) por cota
(D) em bola de neve
(E) de conveniência
GABARITO. (B) aleatória simples
QUESTÃO 29
Uma política pública reformou as salas de aula, o mobiliário e os espaços comuns de escolas da rede pública, com o objetivo de aumentar a motivação e o engajamento de alunos.
Os impactos dessa política devem ser avaliados por meio de uma análise de
(A) custo-resultado
(B) custo-benefício
(C) custo-efetividade
(D) custo-eficiência
(E) custo-eficácia
GABARITO. (C) custo-efetividade
QUESTÃO 30
O Instituto de Geografia e Estatística de determinado país,
interessado em estudar a expectativa de vida da população desse país, levantou dados sobre a idade ao falecer
de uma amostra aleatória de pessoas já falecidas. O histograma a seguir consolida a distribuição desses dados.
Considerando-se que a distribuição da idade ao falecer não tenha se alterado entre o início da coleta dos dados e o momento da análise, a fração da população que vive mais do que o tempo de vida médio da população é
(A) menor do que 50%
(B) igual a 50%
(C) maior do que 50%, mas menor ou igual a 75%
(D) maior do que 75%, mas menor ou igual a 90%
(E) maior do que 90%
GABARITO. (A) menor do que 50%
EIXO 4
QUESTÃO 31
Uma repartição pública apresentava os seguintes saldos de despesas orçamentárias em 2023: Transferências Correntes: R$ 100.000,00; Transferências de Capital: R$ 120.000,00; Investimentos: R$ 250.000,00; Despesas de Custeio: R$ 270.000,00; Inversões Financeiras: R$ 300.000,00.
As despesas de capital da repartição pública em 2023 foram de
(A) R$ 370.000,00
(B) R$ 420.000,00
(C) R$ 640.000,00
(D) R$ 670.000,00
(E) R$ 940.000,00
GABARITO. (D) R$ 670.000,00
QUESTÃO 32
Em 12/04/2023, uma entidade do setor público recebeu uma doação de cinquenta mil dólares de uma organização internacional e manteve o valor depositado no banco em uma conta em dólares. Na data do recebimento da doação, a cotação do dólar era de R$ 4,90. No final de abril, o dólar estava cotado em R$ 5,10. Já em 31/12/2023, data das demonstrações contábeis, a cotação era de R$ 4,80.
Nas demonstrações contábeis da entidade, em 31/12/2023, o montante recebido em abril, e que estava no banco, deve ser mensurado por
(A) R$ 240.000,00
(B) R$ 242.500,00
(C) R$ 245.000,00
(D) R$ 247.500,00
(E) R$ 255.000,00
GABARITO. (A) R$ 240.000,00
QUESTÃO 33
Uma entidade do setor público apresentava em seu Balanço Patrimonial, no Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, dívidas fundadas. Uma parcela das dívidas fundadas era classificada como Passivo Financeiro, enquanto o restante era classificado como Passivo Permanente.
A parcela da dívida fundada classificada como Passivo Financeiro
(A) depende de autorização legislativa para amortização ou resgate.
(B) é devida a entidades que não são consideradas partes relacionadas.
(C) foi utilizada para financiar projetos de curto prazo.
(D) tem como contrapartida ativos classificados como financeiros.
(E) teve execução orçamentária iniciada e está pendente de pagamento.
GABARITO. (E) teve execução orçamentária iniciada e está pendente de pagamento.
QUESTÃO 34
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei
(A) à abertura de créditos adicionais extraordinários
(B) à compra de vacinas em épocas de epidemias
(C) a despesas essenciais no primeiro ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal
(D) ao reforço da folha de pagamento de serviços considerados essenciais
(E) aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos
GABARITO. (E) aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos
QUESTÃO 35
Em uma entidade do setor público, as receitas com impostos e as receitas com a alienação de bens são classificadas, respectivamente, como
(A) correntes e correntes
(B) correntes e de capital
(C) de capital e de capital
(D) de capital e correntes
(E) de capital e patrimonial
GABARITO. (B) correntes e de capital
QUESTÃO 36
O portal da Câmara dos Deputados define o orçamento impositivo como um novo princípio orçamentário a ser observado.
O orçamento impositivo
(A) é uma autorização para gastar, é uma forma meramente autorizativa.
(B) define o dever de execução das programações orçamentárias.
(C) aplica-se apenas às chamadas despesas obrigatórias.
(D) amplia o espaço para o contingenciamento de despesas por parte do Poder Executivo.
(E) reduz a rigidez do orçamento público.
GABARITO. (B) define o dever de execução das programações orçamentárias.
QUESTÃO 37
Dentre as funções/atribuições econômicas clássicas do Estado que possuem reflexos sobre o orçamento público, verifica-se a função alocativa.
Essa função atua
(A) na política monetária.
(B) no nível geral de preços.
(C) nas falhas de mercado.
(D) nas alterações da alíquota tributária.
(E) nas obras públicas que visam absorver parcelas desempregadas de mão de obra.
GABARITO. (C) nas falhas de mercado.
QUESTÃO 38
Dentre os orçamentos que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA), verifica-se o Orçamento de Investimento das Estatais.
Nessa peça orçamentária,
(A) estão listados os valores das empresas estatais dependentes e independentes.
(B) estão também listadas as receitas e despesas operacionais que serão submetidas a apreciação do legislativo.
(C) são listados os investimentos cujas programações constam integralmente do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
(D) são listados os investimentos que são suportados ou que recebem recurso do orçamento fiscal.
(E) são listados os investimentos relacionados às aquisições de bens componentes do ativo circulante, que envolvem arrendamento mercantil e às benfeitorias realizadas em bens da União.
GABARITO. (D) são listados os investimentos que são suportados ou que recebem recurso do orçamento fiscal.
QUESTÃO 39
A execução orçamentária poderá processar-se mediante a descentralização de créditos. As dotações descentralizadas serão empregadas obrigatória e integralmente na consecução do objeto previsto pelo programa de trabalho pertinente, respeitada fielmente a classificação funcional programática.
As empresas públicas federais que não integrarem os orçamentos fiscal e da seguridade social, mas que executarem as atividades de agente financeiro governamental,
(A) poderão receber créditos em descentralização, viabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária.
(B) poderão receber créditos em descentralização, inviabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária.
(C) poderão ou não receber créditos em descentralização, a depender do lobby no Congresso e do ano orçamentário.
(D) não poderão receber créditos em descentralização, viabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária.
(E) não poderão receber créditos em descentralização, inviabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária.
GABARITO. (A) poderão receber créditos em descentralização, viabilizando a consecução de objetivos previstos na lei orçamentária.
QUESTÃO 40
Quando um contrato é extinto decorrente de culpa exclusiva da Administração, o contratado terá direito a
(A) pagamento pelo custo de mobilização.
(B) pagamento pro rata pelo tempo entre a extinção do contrato e o seu término programado.
(C) devolução em dobro da garantia a título de indenização.
(D) pagamento pelo custo de desmobilização.
(E) devolução dos encargos trabalhistas.
GABARITO. (D) pagamento pelo custo de desmobilização.
EIXO 5
QUESTÃO 41
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com vistas à execução de políticas públicas, à prestação de serviços públicos, à descentralização da atividade pública e à disseminação e ao acesso das informações pelo público em geral, os dados deverão ser mantidos em formato interoperável e estruturado para o
(A) uso compartilhado
(B) controle de segurança
(C) direito de acesso
(D) tratamento dos dados
(E) banco de dados
GABARITO. (A) uso compartilhado
QUESTÃO 42
Os documentos arquivísticos caracterizam-se por registrarem e apoiarem as atividades do órgão ou entidade, servindo de evidência dessas atividades, bem como de fonte de informação para a pesquisa, e para assegurar os direitos dos cidadãos.
Para padronizar a comunicação no universo dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis, o Conselho Nacional de Arquivos definiu os conceitos de alguns termos. Relacione esses termos, com suas respectivas características apresentadas a seguir.
I - Confiabilidade
II - Confidencialidade
III - Conversão
IV - Migração
P - Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas.
Q - Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
R - Propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizadas ou divulgadas sem autorização para pessoas, entidades ou processos.
S - Credibilidade de um documento arquivístico enquanto afirmação de um fato.
T - Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas.
As associações corretas são:
(A) I - R , II - T , III - P , IV - S
(B) I - R , II - T , III - Q , IV - S
(C) I - R , II - T , III - S , IV - Q
(D) I - S , II - R , III - P , IV - T
(E) I - T , II - R , III - Q , IV - P
GABARITO. (D) I - S , II - R , III - P , IV - T
QUESTÃO 43
Para averiguar o valor primário, é preciso verificar se o documento é necessário para o cumprimento das atribuições e para o desempenho das funções da entidade produtora/acumuladora.
Nesse contexto, o valor fiscal é aquele que
(A) figura nos documentos ligados a operações financeiras e à comprovação de receita e despesa, geradas para atender a exigências governamentais.
(B) envolve direitos e deveres do cidadão para com o Estado e vice-versa, regulamenta as relações internas e externas do órgão.
(C) está ligado à política administrativa, à história do órgão, aos processos por ele gerados.
(D) representa a consecução das atividades correntes do órgão, tais como planos, programas e relatórios.
(E) está relacionado aos direitos pessoais, atos administrativos, organização e desenvolvimento da instituição.
GABARITO. (A) figura nos documentos ligados a operações financeiras e à comprovação de receita e despesa, geradas para atender a exigências governamentais.
QUESTÃO 44
A comunicação de políticas públicas pode ser planejada estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto na sociedade.
Geralmente, uma chamada pode ser planejada estrategicamente quando
(A) catástrofes ambientais provocam mobilização da população.
(B) mudanças econômicas estão em jogo e afetam a sociedade.
(C) escândalos políticos desencadeiam circulação de opiniões.
(D) mortes de figuras públicas sensibilizam e emocionam as pessoas.
(E) tragédias sociais despertam interesse e exigem ação dos poderes.
GABARITO. (B) mudanças econômicas estão em jogo e afetam a sociedade.
QUESTÃO 45
A mídia, ou seja, o conjunto de entidades de “comunicação social”, representa uma forma de poder nas sociedades de massa e possui papéis muito importantes, dentre os quais se destaca o de
(A) determinar a implementação de políticas públicas do governo.
(B) julgar e punir cidadãos que cometam infrações na sociedade.
(C) influenciar a formação das agendas públicas e governamentais.
(D) ser porta-voz do governo e defender suas decisões e ações.
(E) impedir relações sociais entre grupos os mais diversos.
GABARITO. (C) influenciar a formação das agendas públicas e governamentais.
QUESTÃO 46
Em 2012, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou uma norma complementar com diretrizes para o uso seguro das redes sociais na Administração Pública Federal. No documento, reconhecia-se o crescimento do uso das redes sociais por parte de órgãos e entidades da Administração Pública como ferramenta para se aproximarem ainda mais do cidadão brasileiro e prestarem atendimento e serviços públicos de forma mais ágil e transparente.
A partir desse momento, ficou evidente que o governo brasileiro tomou a decisão de adotar uma comunicação institucional
(A) sem caráter educativo, informativo ou de orientação social
(B) com foco maior no uso estratégico de mídias sociais
(C) voltada para o público jovem e com linguagem informal
(D) nas mídias sociais, sem necessidade de recursos financeiros
(E) nas mídias sociais, sem necessidade de contratação de profissionais
GABARITO. (B) com foco maior no uso estratégico de mídias sociais
QUESTÃO 47
O surgimento do documento nato-digital e as novas formas de armazenamento provocaram reconfigurações na organização de arquivos.
Nessa nova realidade e com foco na informação orgânico-funcional, é imprescindível preservar
(A) o conteúdo do documento e o contexto em que está inserido.
(B) acesso restrito aos arquivos para sua preservação.
(C) uma equipe preparada para cursos de capacitação no uso de arquivos.
(D) representações da informação em suporte físico e digital.
(E) formas de reprodução do documento nato-digital em meio físico.
GABARITO. (A) o conteúdo do documento e o contexto em que está inserido.
QUESTÃO 48
Na comunicação pública, a publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm um papel importante porque tornam visíveis as(os)
(A) ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
(B) intervenções de grandes empresários em decisões políticas
(C) aparatos midiáticos por trás de decisões governamentais
(D) interesses particulares de pessoas em cargos públicos
(E) elementos de formação da esfera de visibilidade pública
GABARITO. (A) ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
QUESTÃO 49
No caso de documentos inseridos em um Sistema Arquivístico de Gestão de Documentos – SIGAD que são, porém, sigilosos, de acordo com a legislação vigente, é necessário que sejam atribuídas restrições de acesso.
Essa atribuição de restrição de acesso deve ser feita no momento do(a)
(A) armazenamento
(B) captura
(C) localização
(D) preservação
(E) tramitação
GABARITO. (B) captura
QUESTÃO 50
Um grupo de cidadãos realiza reunião na qual decide participar mais ativamente da vida política da comunidade onde vive. Dentre as várias tarefas que buscam empreender, uma das primeiras consiste em apurar o destino das verbas públicas vinculadas a obras nos municípios onde o grupo reside. Nos termos da Lei no 12.527/2011, existem várias diretrizes que devem ser seguidas para assegurar o direito fundamental de acesso às informações.
Uma dessas diretrizes está relacionada ao desenvolvimento do controle
(A) total da administração pública
(B) local da administração pública
(C) social da administração pública
(D) midiático da administração pública
(E) partidário da administração pública
GABARITO. (C) social da administração pública
COMENTÁRIOS