Prova CNU Setores Econômicos e Regulação (Tarde) com Gabarito
Prova CNU Setores Econômicos e Regulação (Tarde) com Gabarito
QUESTÃO 01
O gráfico a seguir apresenta o impacto de variáveis ao longo do tempo no ciclo de vida de um projeto.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOKR. 6a
ed. EUA: Project Management Institute, 2017.
Com relação à estrutura genérica apresentada, constata-se que
(A) a gestão de risco do projeto só deve ser realizada na fase inicial do ciclo de vida do projeto.
(B) o processo de aprovação de mudanças do projeto deve ser mais criterioso nas fases finais do ciclo de vida do projeto, considerando-se o atendimento à linha de base de custos.
(C) o risco do projeto diminui à medida que o custo das mudanças também diminui.
(D) os riscos diminuem ao longo do ciclo de vida do projeto como consequência do aumento dos custos das mudanças.
(E) os custos de mudanças na fase inicial do projeto são inexistentes.
GABARITO. (B) o processo de aprovação de mudanças do projeto deve ser mais criterioso nas fases finais do ciclo de vida do projeto, considerando-se o atendimento à linha de base de custos.
QUESTÃO 02
Uma ferramenta útil que tem sido amplamente empregada por entidades públicas e privadas na adoção de processos de gestão de riscos é a cadeia de valor. Nela, os macroprocessos finalísticos e de suporte, bem como os processos que compõem cada macroprocesso são representados graficamente.
Ao elaborar a sua cadeia de valor, uma organização deve considerar que ela
(A) depende dos tipos e do nível de riscos a que a organização está exposta.
(B) facilita a visualização, de forma sistemática, de como a organização estabeleceu processos e de como eles interagem para criar valor.
(C) fornece a base para definição no nível de tolerância a risco aceitável na organização.
(D) indica a estrutura organizacional utilizada para fazer os processos operacionais funcionarem.
(E) tem maior foco nos macroprocessos finalísticos executados para agregar valor à organização.
GABARITO. (B) facilita a visualização, de forma sistemática, de como a organização estabeleceu processos e de como eles interagem para criar valor.
QUESTÃO 03
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe sobre a elaboração de relatório de impacto à proteção de dados pessoais. Trata-se de um documento com descrição dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco.
Nos termos da LGPD, a elaboração do relatório de impacto à proteção de dados pessoais
(A) deve ser requerida pelos titulares de dados tratados por uma entidade.
(B) é uma responsabilidade do encarregado de dados.
(C) é obrigatória quando houver tratamento de dados pessoais sensíveis.
(D) é obrigatória após a ocorrência de incidente de segurança envolvendo dados pessoais.
(E) pode ser determinada ao controlador pela autoridade nacional de proteção de dados.
GABARITO. (E) pode ser determinada ao controlador pela autoridade nacional de proteção de dados.
QUESTÃO 04
Desde o ano 2000, o governo brasileiro tem buscado evoluir seus processos e a prestação de serviços públicos com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa de Governo Eletrônico iniciou no Brasil uma série de adaptações, inovações e desafios para a realização da melhoria da qualidade do serviço público.
BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Do eletrônico ao digital. Disponível em: https://www.gov.br/
governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital. Acesso em: 12 mar. 2024.
À luz do texto, esses esforços governamentais com suporte de TIC que originaram o governo eletrônico e que atualmente são concebidos sob a perspectiva de estratégia de governo digital
(A) foram concebidos em uma perspectiva independente de iniciativas de outros níveis de governo e outros poderes.
(B) foram motivados primordialmente pelas exigências de transparência fiscal dispostas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
(C) iniciaram a implementação de ações concretas a partir da vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).
(D) representam novas formas de relacionamento da administração pública com a sociedade, com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos.
(E) tiveram como objetivos iniciais promover maior digitalização e reduzir o custo com pessoal.
GABARITO. (D) representam novas formas de relacionamento da administração pública com a sociedade, com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos.
QUESTÃO 05
Uma portaria publicada no final do exercício de 2019 estabeleceu diretrizes para redimensionamento do quantitativo de Unidades Administrativas de Serviços Gerais (Uasg), pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. O objetivo final da portaria foi a redução quantitativa das Uasg de compras, visando à promoção de um paradigma de menor pulverização das contratações públicas. Entre os benefícios a serem gerados com esse processo de redimensionamento, vislumbrou-se: maior economia de escala; menores custos de instrução processual; e incremento do potencial de controle institucional e social.
Como esse processo de redimensionamento das Uasg alterou diretrizes relativas à gestão orçamentária dos órgãos e entidades da administração federal, os seus resultados, quanto à eficácia e eficiência, devem ser avaliados
(A) com base na prestação de contas do exercício de implementação.
(B) mediante manifestação específica da instância de auditoria interna.
(C) no âmbito da estrutura de controle interno dos órgãos e entidades.
(D) no parecer de julgamento de contas dos respectivos gestores.
(E) quando decorridos p
GABARITO. (C) no âmbito da estrutura de controle interno dos órgãos e entidades.
QUESTÃO 06
A ampliação dos espaços institucionais de participação social contribui significativamente para o aperfeiçoamento da democracia participativa no país. Um desses espaços são os conselhos de gestão de políticas públicas, definidos no texto a seguir.
Conselhos são espaços de interface entre o Estado e a sociedade. São pontes entre a população e o governo, assumindo a cogestão das políticas públicas. O poder é partilhado entre os representantes do governo e da sociedade, e todos assumem a tarefa de propor, negociar, decidir, implementar e fiscalizar a realização do interesse público.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria
Nacional de Segurança Pública. Sobre Conselhos. Disponível
em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/Senasp-1/conselho-nacional/sobre-conselhos. Acesso
em: 12 mar. 2024. Adaptado.
As atividades dos conselhos de gestão de políticas públicas são operacionalizadas a partir de instrumentos como plenárias, fóruns e audiências públicas.
Estas últimas são previstas desde a Constituição Federal de 1988 e, em geral, têm como característica básica
(A) possuir caráter deliberativo.
(B) ter pautas abertas a discussões gerais.
(C) implicar debate entre os atores envolvidos.
(D) ser convocada com antecedência mínima de 15 dias.
(E) ser realizada especificamente em modalidade presencial.
GABARITO. (C) implicar debate entre os atores envolvidos.
QUESTÃO 07
Uma das principais contribuições do modelo Balanced Scorecard (BSC) para a gestão é a adição de perspectivas não financeiras ao monitoramento do planejamento estratégico.
Nesse sentido, a capacidade que a organização tem para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade está associada à perspectiva
(A) do cliente
(B) do aprendizado e do crescimento
(C) da integração estratégica
(D) das operações
(E) dos processos internos
GABARITO. (B) do aprendizado e do crescimento
QUESTÃO 08
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população brasileira atingiu 60% dos cidadãos em 2021, enquanto em 2020 e 2019 os índices foram de 67% e 73%, respectivamente. A própria redução dos casos de algumas doenças, por conta da cobertura vacinal atingida anteriormente, age de forma a diminuir o interesse da população pela prevenção. Além disso, especialistas advertem que a disseminação de notícias falsas com o objetivo de distorcer opiniões a respeito da vacinação, as chamadas fake news, também teve efeito negativo sobre a vacinação, ao desacreditar a mensagem enviada pelo Ministério em suas campanhas publicitárias.
Os fatores que criam distorções, equívocos ou atritos e desvirtuam os processos de comunicação ou dificultam sua efetividade, como as fake news, são denominados
(A) mídias sociais ou ambientes virtuais
(B) plataformas digitais ou sites
(C) canais de comunicação ou aplicativos
(D) receptores da mensagem ou destinatários da mensagem
(E) barreiras, ruídos ou obstáculos
GABARITO. (E) barreiras, ruídos ou obstáculos
QUESTÃO 09
O tempo médio de duração, em meses, para a conclusão dos processos administrativos do órgão P, no período de 2020 a 2023, está expresso na Tabela a seguir.
A nova gestão desse órgão mudou a dinâmica do setor, visando dar maior celeridade aos processos, e estabeleceu uma meta: reduzir o tempo médio (considerando a média dos 4 anos da Tabela) de 2 desvios padrão. Assim, o novo tempo médio de duração deverá ser o tempo médio desses 4 anos menos duas vezes o desvio padrão dos tempos médios observados nesse período.
Com isso, o valor mais próximo do tempo médio, em meses, de duração dos processos estabelecido como meta pela nova gestão é
(A) 10
(B) 11
(C) 12
(D) 13
(E) 14
GABARITO. (C) 12
QUESTÃO 10
Os depoimentos reproduzidos a seguir foram obtidos numa pesquisa de análise de conflitos em duas instituições públicas.
(1) “Existem conflitos e conflitos, aquele conflito resultado do embate profissional, a forma como fazer pode ser questionada com embasamento, ajuda a crescer.”
(2) “As prioridades aqui na instituição são muito voláteis, a gente não sabe exatamente o conteúdo e os objetivos do trabalho que a gente deve fazer, porque as prioridades estão constantemente mudando.”
(3) “Não existe companheirismo ou boas relações interpessoais: cada um faz a sua parte, e muitos vigiam o que os outros fazem.”
(4) “O administrador distribui as tarefas por competência ou por achar que alguém da equipe deve fazer, sem levar em conta a maneira como o trabalho deve ser realizado.”
Esses quatro depoimentos ilustram, respectivamente, conflitos:
(A) funcionais, de processo, de relacionamento e de tarefa
(B) funcionais, de tarefa, de relacionamento e de processo
(C) intrapessoais, interpessoais, intragrupais e intergrupais
(D) por interesses conflitantes, por mal-entendidos, por dificuldades intrapessoais e por incompatibilidade
(E) por mal-entendidos, por interesses conflitantes, por dificuldades intrapessoais e por incompatibilidade
GABARITO. (B) funcionais, de tarefa, de relacionamento e de processo
EIXO 2
QUESTÃO 11
Duas pessoas são autoras de invenção e passam a disputar a sua patente. Os inventos são apresentados em seminários e disponibilizados para industriais interessados na produção em série. Há dificuldade de definir quem seria o inventor originário.
De acordo com a Lei no 9.279/1996, quando dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele que provar o
(A) dia da criação
(B) depósito mais antigo
(C) efetivo movimento utilitário
(D) local de funcionamento
(E) momento do registro
GABARITO. (B) depósito mais antigo
QUESTÃO 12
Uma autarquia, tipificada como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), está aplicando os aspectos relativos à Lei no 13.243/2016. Nessa lei, existem ações de estímulo que podem ser feitas por essa ICT, visando apoiar o desenvolvimento de projetos de cooperação que objetivam a geração de produtos, envolvendo empresas e entidades privadas sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Uma ação de estímulo possível, segundo essa lei, é
(A) aprovar a criação de sociedades empresárias por servidores públicos do ICT, desde que a licença seja aprovada pelo STJ.
(B) dar à União participação majoritária do capital social de empresas que desenvolvem produtos oriundos dessa ICT.
(C) instituir um servidor da ICT como sócio majoritário ou como o sócio administrador de startups criadas.
(D) ceder o uso de imóveis da ICT para a instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação às empresas interessadas.
(E) permitir que um pesquisador possa dispor as patentes universitárias para um terceiro, sem precisar de autorização.
GABARITO. (D) ceder o uso de imóveis da ICT para a instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação às empresas interessadas.
QUESTÃO 13
Com as alterações climáticas no planeta, o comportamento da temperatura em uma certa cidade sofreu algumas alterações, subindo basicamente em todas as estações do ano.
Considere que, no ano 2000, a temperatura (T), em ºC, possa ser calculada de forma aproximada pela seguinte relação envolvendo operações trigonométricas:
com 0 ≤ t ≤ 12, sendo t=0 (dezembro de 1999) e t =12 (dezembro de 2000).
Considere ainda que, no ano 2020, a temperatura (T), em o C, possa ser calculada de forma aproximada pela seguinte relação envolvendo operações trigonométricas:
com 0 ≤ t ≤ 12, sendo t=0 (dezembro de 2019) e t =12 (dezembro de 2020).
Considerando-se esses modelos, o valor máximo dessa temperatura, em ºC, no ano de 2020, foi igual a
(A) 24
(B) 36
(C) 40
(D) 42
(E) 45
GABARITO. (C) 40
QUESTÃO 14
A Advocacia Geral de determinado país utiliza Inteligência Artificial (IA) para distribuir automaticamente os processos entre suas equipes. Quando um processo é enviado para a Advocacia Geral, o seu assunto é identificado pela IA, e o processo é, então, enviado para a equipe que trata desse tema.
Infelizmente, de vez em quando, a IA erra, e o processo termina por ser enviado à equipe errada. Isso acontece em 20% dos processos.
Qual é, aproximadamente, a probabilidade de que, em 3 processos, pelo menos um seja enviado para a equipe errada?
(A) 99%
(B) 60%
(C) 51%
(D) 49%
(E) 0,8%
GABARITO. (D) 49%
QUESTÃO 15
O prefeito de uma grande cidade lançou a política Escola Bela, que reformou 75% das escolas públicas do município. No último ano de seu mandato, ele observou que apenas 10% das escolas do município haviam melhorado sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade de ensino. Todavia, o prefeito também observou que 90% das escolas que haviam melhorado sua nota no Ideb foram reformadas no âmbito do Escola Bela.
O prefeito resolveu, portanto, usar isso como propaganda de campanha: “9 em cada 10 escolas que tiveram melhoria no Ideb são Escola Bela”. Uma análise mais correta, todavia, é se perguntar qual fração das escolas beneficiadas pela política Escola Bela melhorou sua nota no Ideb.
Qual é a resposta para essa pergunta?
(A) 12%
(B) 15%
(C) 18%
(D) 21%
(E) 24%
GABARITO. (A) 12%
QUESTÃO 16
O Instituto de Seguridade Social de determinado país, no âmbito de uma auditoria interna, coletou uma amostra de 100 processos de concessão de aposentadoria por invalidez e constatou que, em 16 desses processos, a aposentadoria foi indevidamente concedida.
Essa estatística causou surpresa à instituição, que sempre acreditou que o percentual de processos de aposentadorias por invalidez indevidamente concedidas era de, aproximadamente, 10%, portanto bem abaixo dos 16% encontrados pela auditoria.
Adotando-se um nível de significância de 5%, existem motivos para se acreditar que o percentual de aposentadorias por invalidez indevidamente concedidas é maior do que 10%?
(A) Sim, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,96.
(B) Sim, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,64.
(C) Não, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,96.
(D) Não, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,64.
(E) Não, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,28.
GABARITO. (B) Sim, uma vez que a estatística do teste supera o valor crítico para essa estatística, 1,64.
QUESTÃO 17
A Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal de 1988 e dá outras providências.
O capítulo X lista as possíveis modalidades de extinção da concessão, que pode se dar por
(A) fusão ou falência
(B) concordata ou falência
(C) encampação ou intervenção
(D) caducidade ou anulação
(E) falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual ou intervenção
GABARITO. (D) caducidade ou anulação
QUESTÃO 18
A descentralização para formulação e implementação de políticas públicas tomou vulto nas últimas décadas. Uma das formas de avançar no tema foi o desenvolvimento de arranjos institucionais.
Uma das características desses arranjos institucionais é a
(A) proposição dos mesmos diagnósticos, estratégias e instrumentos de avaliação advindos das organizações participantes.
(B) homogeneidade na configuração dos agentes participantes.
(C) tentativa de entregar resultados mais equitativos e/ou efetivos.
(D) isenção política.
(E) equitativa leitura das realidades locais por parte das organizações participantes.
GABARITO. (C) tentativa de entregar resultados mais equitativos e/ou efetivos.
QUESTÃO 19
No que se refere aos sistemas (sinais) analógicos e digitais, verifica-se que o sinal
(A) digital apresenta números descontínuos ou inteiros.
(B) digital apresenta variações infinitas entre seus valores.
(C) analógico trafega por uma faixa de frequência menor que a do digital, reduzindo as possíveis oscilações.
(D) analógico apresenta valores discretos no tempo e na amplitude.
(E) analógico é de pior qualidade porque privilegia o armazenamento de dados.
GABARITO. (A) digital apresenta números descontínuos ou inteiros.
QUESTÃO 20
Dentre os instrumentos de desenvolvimento de políticas públicas estão os consórcios. A Lei no 11.107, de 6 de abril de 2005, dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências.
Segundo essa lei, o consórcio público
(A) poderá, para o cumprimento de seus objetivos, ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, tão somente por licitação.
(B) poderá ter fins econômicos e lucrativos.
(C) tem seu escopo de atuação limitado às áreas de governo: saúde, educação, segurança e infraestrutura.
(D) recebe recursos financeiros e patrimônio por contrato de rateio celebrado entre os entes instituidores.
(E) dispensa a necessidade de ter personalidade jurídica.
GABARITO. (D) recebe recursos financeiros e patrimônio por contrato de rateio celebrado entre os entes instituidores.
EIXO 3
QUESTÃO 21
O mundo possui uma matriz energética composta, dentre outras fontes, por fontes não renováveis como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.
A matriz energética do Brasil é
(A) diferente da mundial, pois o país usa mais fontes renováveis do que no resto do mundo.
(B) diferente da mundial, pois o país usa menos fontes renováveis do que no resto do mundo.
(C) igual à mundial, pois o país usa o mesmo percentual de fontes renováveis do que o resto do mundo.
(D) parecida com a mundial, pois o país usa muitas fontes renováveis.
(E) parecida com a mundial, pois o país usa poucas fontes renováveis.
GABARITO. (A) diferente da mundial, pois o país usa mais fontes renováveis do que no resto do mundo.
QUESTÃO 22
A teoria das vantagens comparativas, proposta por David Ricardo, em 1817, é, ainda hoje, a principal base analítica para a defesa do livre-comércio na economia global. No entanto, como comenta Paul Krugman, no trecho seguinte, por causa de suas hipóteses irrealistas, o princípio ricardiano tem sido questionado na atualidade.
A defesa do comércio livre está, atualmente, mais em dúvida do que em qualquer momento desde a publicação, em 1817, dos Princípios de Economia Política de Ricardo. Este questionamento não decorre das pressões políticas por proteção, que triunfaram no passado, sem abalar os fundamentos intelectuais da teoria das vantagens comparativas. Pelo contrário, ele resulta das mudanças que ocorreram recentemente na própria teoria do comércio internacional [...]. Os novos modelos de comércio internacional não apenas deixam em dúvida até que ponto o comércio real pode ser explicado por vantagens comparativas, como também abrem a possibilidade de que a intervenção governamental, através de restrições às importações, subsídios à exportação e assim por diante, possa, em algumas circunstâncias, ser utilizada em prol do interesse nacional.
KRUGMAN, P. R. Is free trade passé? Journal of Economic
Perspectives, v. 1, n. 2, 1987. p.131-132. Adaptado.
Em contraste com o que se observa no mundo real, a teoria das vantagens comparativas, na versão neoclássica do princípio ricardiano, pressupõe a prevalência de
(A) tecnologias sujeitas a retornos crescentes de escala.
(B) diferenciação de produtos como estratégia de competição.
(C) concorrência perfeita em todos os mercados.
(D) inovação como estratégia de posicionamento nos mercados.
(E) uso de marcas e patentes para estabelecer poder de monopólio.
GABARITO. (C) concorrência perfeita em todos os mercados.
QUESTÃO 23
Entre o final do século XVIII e primeira metade do século XIX, as implicações liberais emanadas da economia política clássica foram rechaçadas por políticos e economistas nacionalistas, como Alexander Hamilton, nos Estados Unidos, e Friedrich List, na Alemanha. List, particularmente, em sua obra “Sistema Nacional de Economia Política” rejeita, veementemente, as recomendações de adesão ao livre-comércio internacional, feitas por Adam Smith. Em oposição a esse autor e a outros economistas da economia política clássica, aos quais se refere como porta-vozes da “escola popular”, List recomenda, no trecho a seguir, que as nações mais atrasadas adotem medidas protecionistas para que consigam alcançar o nível de desenvolvimento das nações mais adiantadas.
A escola falha ao não perceber que, em um sistema de livre concorrência com nações industrializadas mais avançadas, um país atrasado, embora tenha elevado potencial de produção industrial, nunca poderá alcançar pleno desenvolvimento manufatureiro sem a adoção de medidas de proteção de sua indústria local.
LIST, F. The National System of Political Economy. New York:
Longmans, Green, and Co., 1909. p.253. (tradução nossa). Adaptado.
O trecho mencionado refere-se ao caso, pioneiramente elaborado por List, para a adoção de medidas protecionistas nas nações tecnologicamente atrasadas, em relação aos países desenvolvidos.
Trata-se do argumento para a
(A) aplicação de salvaguardas comerciais
(B) correção de falhas de mercado
(C) adoção de política comercial estratégica
(D) proteção da indústria senil
(E) proteção da indústria nascente
GABARITO. (E) proteção da indústria nascente
QUESTÃO 24
As empresas que operam em mercados perfeitamente competitivos são incapazes de extrair lucros econômicos extraordinários (“lucros de monopólio”), no longo prazo, porque
(A) impõem barreiras à entrada de competidores rivais.
(B) existe total liberdade de entrada e saída de competidores rivais nesses mercados.
(C) produzem bens diferenciados.
(D) considerando-se os bens produzidos, suas curvas de demanda individuais são infinitamente inelásticas com relação aos preços de mercado.
(E) considerando-se os bens produzidos, suas curvas de demanda individuais são negativamente inclinadas com relação aos preços de mercado.
GABARITO. (B) existe total liberdade de entrada e saída de competidores rivais nesses mercados.
QUESTÃO 25
No final de janeiro de 2024, o governo brasileiro divulgou a nova política industrial, denominada “Nova Indústria Brasil” (NIB). Com o subtítulo “Plano de Ação para a Neoindustrialização”, o documento oficial ressalta que
o fortalecimento da indústria brasileira é chave para o desenvolvimento sustentável do Brasil, dos pontos de vista social, econômico e ambiental.
Disponível em: https://www.gov.br/mdic/pt-br/composicao/se/
cndi/plano-de-acao/nova-industria-brasil-plano-de-acao.pdf.
Acesso em: 16 fev. 2024.
O argumento em prol da reindustrialização brasileira é amparado pela teoria econômica.
De acordo com Nicholas Kaldor, a indústria de transformação, como um todo, funciona como motor do crescimento econômico, no longo prazo, porque
(A) opera em condições de concorrência perfeita.
(B) utiliza tecnologias sujeitas a retornos crescentes de escala.
(C) utiliza tecnologias sujeitas a retornos constantes de escala.
(D) produz bens de reduzida elasticidade-renda da demanda, no longo prazo.
(E) detém baixo potencial difusor de progresso técnico.
GABARITO. (B) utiliza tecnologias sujeitas a retornos crescentes de escala.
QUESTÃO 26
A teoria microeconômica neoclássica admite, em casos excepcionais, a adoção de estímulos governamentais em prol do desenvolvimento econômico e social. Tais estímulos, como as subvenções e subsídios fiscais, são admitidos quando a existência de “falhas de mercado” faz com que os fluxos de investimentos privados sejam insuficientes para assegurar taxas de crescimento econômico sustentáveis e compatíveis com o bem-estar social, no longo prazo. Entre as atividades sujeitas a “falhas de mercado”, podem ser enquadradas, por exemplo, as associadas à pesquisa e ao desenvolvimento em ciência e tecnologia básica e outras atividades com características de “bens públicos”.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em ciência e tecnologia básica (C&T), são caracterizadas como um “bem público”, porque
(A) o risco de captura dos lucros decorrentes dessas atividades, por parte das empresas imitadoras rivais, torna altamente incerta a rentabilidade privada esperada das empresas inovadoras, fazendo com que os investimentos totais em C&T sejam efetivados em condições subótimas.
(B) os custos marginais privados de acesso aos resultados das atividades de C&T tendem ao infinito, por parte de empresas imitadoras rivais.
(C) os custos fixos iniciais envolvidos são muito elevados.
(D) as externalidades negativas são geradas no longo prazo.
(E) as atividades são altamente rentáveis para os setores governamentais.
GABARITO. (A) o risco de captura dos lucros decorrentes dessas atividades, por parte das empresas imitadoras rivais, torna altamente incerta a rentabilidade privada esperada das empresas inovadoras, fazendo com que os investimentos totais em C&T sejam efetivados em condições subótimas.
QUESTÃO 27
A Tabela a seguir registra os resultados do Balanço de Pagamentos do Brasil (em US$ milhões) no período 2012-2014.
Nota: Os valores de Erros e Omissões, relativos a 2012 e 2013, foram
ligeiramente aproximados.
Fonte: Banco Central do Brasil. Séries históricas – BPM5 (até fevereiro
de 2015).
Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/tabelasespeciais.
Acesso em: 14 fev. 2024.
De acordo com os dados informados, o Brasil
(A) teve saída líquida de capitais financeiros no triênio 2012-2014.
(B) teve superávit no Balanço de Pagamentos em 2013.
(C) teve aumento de reservas internacionais em 2013.
(D) registrou perda de reservas internacionais em 2012.
(E) dependeu de poupança externa no triênio 2012-2014.
GABARITO. (E) dependeu de poupança externa no triênio 2012-2014.
QUESTÃO 28
Um dos temas mais controversos em Macroeconomia é a determinação das taxas de variação do PIB real e do nível de emprego.
No trecho seguinte, Keynes sintetiza sua teoria de determinação do nível de emprego e dos ciclos econômicos nas economias capitalistas.
Não é, portanto, a desutilidade marginal do trabalho, expressa em termos de salários reais, que determina o volume de emprego, exceto no caso em que a oferta de mão de obra disponível a certo salário real fixe um nível máximo de emprego. A propensão a consumir e o nível do novo investimento é que determinam, conjuntamente, o nível de emprego, e é este que, certamente, determina o nível de salários reais, e não o inverso.
KEYNES, J. M. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda.
São Paulo: Nova Cultural, 1996 [1936], capítulo 3. Adaptado.
No trecho citado, Keynes argumenta que o nível de emprego nas economias capitalistas depende, fundamentalmente, da(o)
(A) demanda efetiva
(B) carga tributária
(C) oferta agregada
(D) salário real
(E) salário nominal
GABARITO. (A) demanda efetiva
QUESTÃO 29
No livro “Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos”, o economista André Nassif compara as formas distintas através das quais se manifesta o fenômeno da chamada “doença holandesa”.
A chamada doença holandesa (Dutch disease), como sugere a expressão, acometeu a Holanda nos anos 1960, quando foram descobertas consideráveis reservas de gás natural. Com mercados relativamente desregulados, o aumento da rentabilidade esperada acabou provocando forte realocação dos recursos produtivos da economia para o setor de recursos naturais não renováveis, reduzindo os investimentos na indústria manufatureira do país. Em 1977, a revista The Economist cunhou a expressão “doença holandesa” em alusão ao fenômeno […]. De acordo com a concepção novo-desenvolvimentista, a doença holandesa na periferia latino-americana e em diversos outros países em desenvolvimento, ao invés de replicar a forma clássica que afetou a Holanda, assume a forma concebida originalmente por Gabriel Palma. Nesse novo conceito de doença holandesa, o aumento da participação do setor de commodities na estrutura produtiva e na cesta exportadora resulta do conjunto de reformas econômicas liberalizantes (liberalização comercial, abertura ao fluxo internacional de capitais de curto prazo etc.), adotadas sob a forma de tratamento de choque, haja vista a intensidade e rapidez com que foram implementadas a partir da década de 1990.
NASSIF, A. Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos. São Paulo: Contracorrente, 2023. p. 219; 283-284. Adaptado.
Para os países fortemente dependentes das exportações de produtos primários e outras commodities, como o Brasil, nos períodos de boom de preços desses produtos nos mercados globais, a doença holandesa acarreta
(A) sobrevalorização das moedas nacionais em relação ao dólar e desindustrialização.
(B) sobrevalorização da moeda nacional em relação ao dólar e aumento da participação dos serviços de alta tecnologia no PIB.
(C) subvalorização das moedas nacionais em relação ao dólar e aumento da participação do setor manufatureiro no PIB.
(D) subvalorização da moeda nacional em relação ao dólar e fuga de capitais estrangeiros.
(E) subvalorização da moeda nacional em relação ao dólar e aumento da produtividade média agregada.
GABARITO. (A) sobrevalorização das moedas nacionais em relação ao dólar e desindustrialização.
QUESTÃO 30
No trecho seguinte, Maria da Conceição Tavares alude à “substituição de importações” como força deflagradora do processo de industrialização no Brasil.
Este período, desde a crise [dos anos 1930] até o começo da década de 1950, seria o único que poderia merecer, com certa propriedade, a designação de “substituição de importações”, dado que, a partir de uma capacidade para importar que diminui em termos absolutos, conseguiu-se promover um intenso crescimento da produção industrial.
TAVARES, M. C. Acumulação de Capital e Industrialização no
Brasil. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1998. p.128-129.
Na interpretação clássica da autora, a origem da industrialização por substituição de importações, no Brasil, está relacionada à
(A) expansão da economia cafeeira no final do século XIX.
(B) diversificação do setor industrial a partir da década de 1920.
(C) difusão do trabalho assalariado, que se seguiu à Abolição da escravatura.
(D) crise do setor cafeeiro, no período imediatamente posterior ao crash de 1929.
(E) política de sustentação dos preços externos do café, inerente ao Acordo de Taubaté.
GABARITO. (D) crise do setor cafeeiro, no período imediatamente posterior ao crash de 1929.
EIXO 4
QUESTÃO 31
Como uma consequência do processo de desenvolvimento das práticas orçamentárias, o orçamento-programa ultrapassa a fronteira do orçamento como simples documento financeiro, aumentando sua dimensão.
Nesse sentido, ao estruturar a sua adoção, o gestor de um ente público deve levar em conta que o orçamento-programa
(A) deve ter foco direcionado ao controle dos objetos de gasto.
(B) exige a identificação das alternativas viáveis para solucionar os problemas.
(C) é planejado com ênfase no desempenho individualizado das instâncias da estrutura organizacional.
(D) é um modelo que relativiza a quantificação de objetivos e a fixação de metas.
(E) requer mecanismos de participação social para se legitimar.
GABARITO. (B) exige a identificação das alternativas viáveis para solucionar os problemas.
QUESTÃO 32
A política de irrigação pública no Brasil visa promover o desenvolvimento socioeconômico, com foco em regiões economicamente desfavorecidas e com potencial agrícola. Na região Nordeste, a exploração de frutas desempenha um papel importante na produção. Os projetos de irrigação nessa região são uma ferramenta essencial para a distribuição de renda, principalmente considerando a produção em pequena e média escala. Estudos têm revelado um efeito positivo significativo da presença institucional de projetos de irrigação no valor da produção de frutas na região estudada.
IPEA. Avaliação da presença institucional da política pública
de irrigação no semiárido brasileiro. Texto para discussão n.
2589. Brasília, DF: Ipea, 2020. Disponível em: https://www.ipea.
gov.br/portal/publicacao-item?id=ab88d775-aec2-4e3e-824b-aa49f6f43e1f&. Acesso em: 13 mar. 2024. Adaptado.
À luz do texto, do conceito e da classificação da despesa pública, constata-se que os valores aplicados em investimentos na área que evidenciam o efeito econômico da realização da despesa e um maior detalhamento do que será desenvolvido para alcançar o objetivo do programa podem ser evidenciados a partir das seguintes categorias:
(A) categorias econômicas e estrutura programática (ação)
(B) estrutura programática (programa) e grupos de natureza de despesa
(C) classificação funcional (subfunção) e estrutura programática (metas)
(D) grupos de natureza de despesa e classificação funcional (subfunção)
(E) modalidade de aplicação e estrutura programática (forma de implementação)
GABARITO. (A) categorias econômicas e estrutura programática (ação)
QUESTÃO 33
Considere o texto a seguir, que apresenta alguns dados relativos ao PLOA da União para 2024.
O Projeto da Lei Orçamentária (PLOA) de 2024 previa despesas de R$ 5,5 trilhões, mas a maior parte é para o refinanciamento da dívida pública.
O salário mínimo previsto no texto foi de R$ 1.421,00, mas o valor deve ficar menor em função da variação do INPC. Isso porque a regra de reajuste do mínimo prevê a correção pelo INPC mais a variação do PIB do ano anterior. Se o INPC cai, o reajuste também é menor. O relator do PLOA acolheu 7.900 emendas parlamentares individuais, de bancadas estaduais e de comissões no valor de R$ 53 bilhões.
As despesas primárias do governo têm o limite de R$ 2 trilhões por causa do novo regime fiscal. A meta fiscal é de zerar o déficit público. A meta é considerada cumprida se ficar acima ou abaixo de zero em R$ 28,8 bilhões.
Destaca-se que o orçamento do Ministério do Turismo aumentou mais de oito vezes e o do Esporte, mais de 4 vezes. Isso porque eles concentram emendas parlamentares.
Já o Ministério da Educação terá R$ 112,5 bilhões e o da Saúde, R$ 218,3 bilhões, o que, segundo o relator do PLOA, atende os pisos constitucionais para essas áreas.
CONGRESSO NACIONAL. Agência Câmara de Notícias. Orçamento de 2024 prevê despesas de R$ 5,5 trilhões, a maior
parte para refinanciar a dívida pública. Disponível em: https://
www.camara.leg.br/noticias/1028308-orcamento-de-2024-preve-despesas-de-r-55-trilhoes-a-maior-parte-para-refinanciar-a-
-divida-publica. Acesso em: 14 mar. 2024. Adaptado.
À luz do texto e dos conceitos e regras das etapas que abrangem o planejamento e a execução das despesas públicas, constata-se que
(A) as despesas fixadas no orçamento são alteradas em geral por emendas parlamentares, ao longo do exercício.
(B) despesas individualmente fixadas na LOA devem ser ajustadas pela inflação mais a variação do PIB do ano anterior.
(C) despesas programadas para o refinanciamento da dívida pública não são passíveis de ajustes.
(D) despesas sujeitas a valor mínimo de aplicação não devem ser objeto de emendas parlamentares.
(E) enquanto a meta de resultado primário é definida na LDO, as despesas primárias são especificadas na LOA.
GABARITO. (E) enquanto a meta de resultado primário é definida na LDO, as despesas primárias são especificadas na LOA.
QUESTÃO 34
Considere que uma agência reguladora esteja criando regulamentações sobre o meio ambiente e receba relatórios científicos detalhados, indicando que certas práticas industriais estão causando danos significativos, como a contaminação de rios e a destruição de habitats naturais. No entanto, destaca-se que o principal participante do lobby durante a regulamentação é um setor industrial específico, fortemente contrário às regulamentações mais rígidas, argumentando que isso poderia prejudicar a economia e resultar na perda de empregos.
Além disso, os membros e o presidente do congresso, influenciados por essas preferências políticas e pela pressão desse grupo de interesse, expressam publicamente sua resistência a medidas regulatórias mais rigorosas que poderiam afetar esse setor industrial. Nesse contexto, mesmo com as evidências científicas e recomendações técnicas da agência reguladora, o setor industrial em questão foi capaz de mover a nova regulamentação na direção de sua preferência, o que fez com que a agência adotasse uma abordagem mais leniente em relação às regulamentações ambientais.
Dessa forma, a teoria mais adequada para o contexto específico em questão é a
(A) Teoria do Agente-Principal
(B) Teoria do Lobby
(C) Teoria da Captura
(D) Teoria da Escolha Pública
(E) Teoria dos Grupos de Interesse
GABARITO. (C) Teoria da Captura
QUESTÃO 35
Os planos de benefícios previdenciários de entidades fechadas oferecem segurança financeira aos servidores, por meio de diversas modalidades e patrocínios. Conhecer as regras é fundamental para garantir a compreensão e eficácia do plano, assegurando estabilidade e confiança para uma aposentadoria financeiramente segura.
Nesse sentido, o plano de previdência complementar dos servidores do executivo tem como regra que
(A) para cada R$ 1,00 que o servidor deposita mensalmente na reserva individual em contribuições regulares, o órgão também destina R$ 1,00 com limites específicos sobre o salário de participação.
(B) para o plano de contribuição definida, há risco atuarial para a entidade patrocinadora, dadas as estimativas do passivo com base em hipóteses atuariais.
(C) um servidor, ao aderir aos planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), pode deduzir o valor das contribuições em até 12% da renda bruta anual na declaração do imposto de renda.
(D) como é classificado como Plano Ativo Alternativo, acessível a qualquer pessoa individualmente, um futuro servidor pode contribuir antes mesmo de assumir o cargo.
(E) parte dos lucros e rendimentos pode ser compartilhada com a entidade de previdência complementar e com cada um dos servidores.
GABARITO. (A) para cada R$ 1,00 que o servidor deposita mensalmente na reserva individual em contribuições regulares, o órgão também destina R$ 1,00 com limites específicos sobre o salário de participação.
QUESTÃO 36
Os instrumentos gerenciais de controle patrimoniais proporcionam informações fundamentais para a tomada de decisões do administrador público. Contudo, a falta de informação contábil sobre depreciação na atual administração pública pode restringir o potencial de decisão das entidades. A análise da depreciação é valiosa tanto para os gestores de patrimônio quanto para a alta administração, desempenhando um papel fundamental na maximização da eficiência e eficácia das decisões organizacionais.
Nesse sentido, um ativo imobilizado que sofre manutenções frequentes teve sua vida útil revisada, havendo, consequentemente, alteração no padrão esperado do método de depreciação, o que fez com que o gestor público se deparasse com duas situações: (1) o método linear apresenta o padrão esperado de consumo dos benefícios econômicos futuros do ativo; (2) o método dos saldos decrescentes apresenta um valor menor de depreciação e mais vantajoso em termos monetários do que o método linear.
Considerando-se as informações apresentadas, o administrador público deve
(A) considerar a alteração na vida útil como mudança de política contábil para a entidade.
(B) cessar a depreciação do ativo, pois a diferença de valores entre os métodos exige nova revisão.
(C) cessar a depreciação do ativo, pois a manutenção afasta a necessidade de depreciá-lo.
(D) utilizar o método linear de depreciação, pois apresenta o padrão esperado de consumo dos benefícios econômicos futuros do ativo.
(E) utilizar o método dos saldos decrescentes, dada a abordagem do resultado mais vantajoso.
GABARITO. (D) utilizar o método linear de depreciação, pois apresenta o padrão esperado de consumo dos benefícios econômicos futuros do ativo.
QUESTÃO 37
O esforço exercido por um gestor não é observável para acionistas e credores nas empresas em que há separação da propriedade e do controle. Nesse sentido, o desafio da contabilidade financeira é fornecer uma medida informativa do desempenho gerencial. Tal medida permite contratos de incentivos eficientes para motivar o esforço dos gestores e proteger os credores e acionistas do oportunismo dos gestores.
Nesse contexto, o tipo de assimetria de informação presente é a(o)
(A) seleção adversa
(B) aversão ao risco
(C) relação de agência
(D) custo de agência
(E) risco moral
GABARITO. (E) risco moral
QUESTÃO 38
A integração vertical proporciona uma discussão latente nos mercados regulados. A teoria econômica também é intensiva no tratamento do tema.
Para a teoria, em sua fase inicial, as decisões da firma (organização) acerca da viabilidade da verticalização devem considerar que
(A) a especificidade dos ativos é importante.
(B) vai haver substituição de contratos completos por contratos incompletos em um ambiente de incertezas.
(C) uma integração vertical, operacionalizada de forma hierárquica, apresenta baixos níveis de controle.
(D) os custos de produção serão absorvidos e transformados em custos de transação.
(E) a primeira integração vertical deve ser para frente, quando a firma vai agregar internamente as etapas da cadeia de valor que estão próximas aos fornecedores e às matérias-primas, aproximando-se do início da cadeia de valor.
GABARITO. (A) a especificidade dos ativos é importante.
QUESTÃO 39
Considere a Curva de Possibilidade de Produção (CPP) clássica, apresentada abaixo.
Nessa curva, verifica-se o seguinte:
(A) os vetores AB, AC e AD são isoquantas de fatores de produção que apontam para a mesma quantidade de produção dos bens Z e Y na curva.
(B) caso a curva se desloque integralmente para o ponto E, mantendo-se o comportamento, seria possível verificar uma expansão da capacidade produtiva.
(C) no ponto E, a produção dos bens não poderá ser atingida devido à ineficiência de alocação dos fatores produtivos existentes.
(D) nos pontos A e E, há uma capacidade ociosa de fatores produtivos.
(E) no ponto A, a produção dos bens não pode ser atingida, dada a indisponibilidade de fatores produtivos no curto e no longo prazo.
GABARITO. (B) caso a curva se desloque integralmente para o ponto E, mantendo-se o comportamento, seria possível verificar uma expansão da capacidade produtiva.
QUESTÃO 40
Nos mercados regulados, após a implantação da contabilidade regulatória, as devidas particularidades dos sistemas regulatório e societário podem fazer notar diferenças na conciliação de alguns tipos de contas.
Excetuando-se as possíveis distinções e peculiaridades de cada um desses mercados, tratando-os de forma geral, essa conciliação entre ambos os sistemas deve apontar para
(A) critérios de mensuração e ativos iguais
(B) uma alteração da realidade econômica para o mercado acionário
(C) a impossibilidade da mensuração e valoração dos ativos regulatórios
(D) as eventuais inconsistências/inconformidades verificadas nos registros da contabilidade societária
(E) resultados e patrimônios diferenciados
GABARITO. (E) resultados e patrimônios diferenciados
EIXO 5
Brazil: Online Learning Tools Harvest Children’s Data
1 “Educational websites directed at Brazilian
students, including two created by state education
secretariats, monitored children and collected their
personal data”, Human Rights Watch said today.
“The national government should revise Brazil’s data
protection law by adding new safeguards to protect
children online”.
2 Analysis conducted by Human Rights Watch in
November 2022 and reviewed again in January 2023
found that seven educational websites extracted
and sent children’s data to third-party companies,
using tracking technologies designed for advertising.
These websites not only watched children inside of
their online classrooms, but followed them across the
internet, outside school hours, and deep into their
private lives.
3 “Children and their families in Brazil are being
kept in the dark about the data monitoring conducted
on children in online classrooms,” said Hye Jung
Han, children’s rights and technology researcher
and advocate at Human Rights Watch. “Instead of
protecting children, state governments have willfully
enabled anyone to monitor them and collect their
personal information online.”
4 Human Rights Watch found that five websites
deployed particularly intrusive tracking techniques to
invisibly spy on children in ways that were impossible
to avoid or protect against. One of these websites
uses session recording, a technique that allows a
third party to watch and record a user’s behavior on a
webpage. That includes mouse clicks and movements
around a webpage; the digital equivalent of logging
video monitoring each time a child scratches their
nose or grasps their pencil in class. Typically, the
third party would then scrutinize the data on behalf
of the website to guess a user’s personality, their
preferences, and what they are likely to do next, or
how they might be influenced. Advertisers might use
these insights to target the child with personalized
content and ads that follow them across the internet.
5 Profiling, targeting, and advertising to children
in this way infringes on their privacy, as it is neither
proportionate nor necessary for these websites to
function or deliver educational content. It also risks
violating children’s other rights if this information is
used to guide them toward outcomes that are harmful
or not in their best interest. Such practices also
play an enormous role in shaping children’s online
experiences and determining the information they
see, at a time in their lives when their opinions and
beliefs are at high risk of manipulative interference.
6 Brazil’s data protection authority should stop
these assaults on children’s privacy. It should require
these companies and state governments to delete
children’s data collected, and prevent them from
further using children’s data for any purpose unrelated
to providing education.
7 Brazil’s constitution protects the right to privacy.
The country has also ratified the UN Convention on
the Rights of the Child, which entitles children to
special protections that guard their privacy. Brazil’s
data protection law, however, – the Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais, or the General Personal
Data Protection Law – does not provide sufficient
protections for children. It does not explicitly prohibit
actors from exploiting children’s information or require
them to provide high levels of safety and security
for children. Lawmakers should amend the law to
establish comprehensive child data protection rules,
including bans on behavioral advertising and the use
of intrusive tracking techniques on children. These
rules should also require all actors offering online
services to children – including online learning – to
provide the highest levels of protection for children’s
data and their privacy.
Available at: https://www.hrw.org/news/2023/04/03/brazil-
-online-learning-tools-harvest-childrens-data. Retrieved on:
Feb 15, 2024. Adapted.
QUESTÃO 41
The main purpose of the text is to
(A) criticize Human Rights Watch for not taking action in solving Brazilian children’s challenges concerning their access to education.
(B) influence children’s parents to watch and protect their children from digital crime by reducing their time of access to the internet.
(C) discourage excessive parental care as to what children access and how they use the internet during their school hours.
(D) advocate for the monitoring and data collection carried out by content companies, so that ads and the internet experience are shaped to influence children.
(E) report on the findings of Human Rights Watch regarding the inappropriate monitoring and collecting of children’s data by educational websites.
GABARITO. (E) report on the findings of Human Rights Watch regarding the inappropriate monitoring and collecting of children’s data by educational websites.
QUESTÃO 42
In the segment of paragraph 2 “These websites not only watched children inside of their online classrooms, but followed them across the internet”, the term them refers to
(A) children
(B) websites
(C) classrooms
(D) inside
(E) online
GABARITO. (A) children
QUESTÃO 43
In the excerpt of paragraph 2 “These websites not only watched children inside of their online classrooms, but followed them across the internet”, the expression not only [...] but indicates
(A) conclusion
(B) contrast
(C) consequence
(D) addition
(E) comparison
GABARITO. (D) addition
QUESTÃO 44
In paragraph 3, the statement “Instead of protecting children, state governments have willfully enabled anyone to monitor them and collect their personal information online” means that the permission given by state governments to third-party companies was
(A) accidental
(B) conventional
(C) gradual
(D) providential
(E) intentional
GABARITO. (E) intentional
QUESTÃO 45
In the section of paragraph 4 “the third party would then scrutinize the data on behalf of the website to guess a user’s personality, their preferences, and what they are likely to do next”, the expression what they are likely to do next refers to the children’s
(A) certain past actions
(B) probable subsequent actions
(C) adequate current appearance
(D) evident future appearance
(E) inappropriate current actions
GABARITO. (B) probable subsequent actions
QUESTÃO 46
In the section of paragraph 4 “the third party would then scrutinize the data on behalf of the website to guess a user’s personality, their preferences, and what they are likely to do next”, the term scrutinize indicates that the third-party company would
(A) closely examine the data.
(B) roughly transfer the data.
(C) partially discard the data.
(D) totally ignore the data.
(E) moderately retain the data.
GABARITO. (A) closely examine the data.
QUESTÃO 47
In the excerpt of paragraph 5 “It also risks violating children’s other rights if this information is used to guide them toward outcomes that are harmful or not in their best interest”, the word if indicates a
(A) condition
(B) contrast
(C) cause
(D) conclusion
(E) comparison
GABARITO. (A) condition
QUESTÃO 48
In the segment of paragraph 6 “Brazil’s data protection authority should [...] prevent them from further using children’s data for any purpose unrelated to providing education”, the word unrelated contains a prefix.
A prefix conveying the same idea is found in the word
(A) including
(B) invisibly
(C) restored
(D) contaminated
(E) unique
GABARITO. (B) invisibly
QUESTÃO 49
In paragraph 7, the statement “the General Personal Data Protection Law [...] does not explicitly prohibit actors from exploiting children’s information” means that the data protection law does not currently prevent educational websites from
(A) ignoring children’s opinion.
(B) addressing children’s needs and challenges.
(C) taking unfair advantage of children’s data.
(D) accepting children’s suggestions.
(E) providing children with up-to-date content.
GABARITO. (C) taking unfair advantage of children’s data.
QUESTÃO 50
In the fragment of paragraph 7 “Lawmakers should amend the law to establish comprehensive child data protection rules”, the word should indicates a(n)
(A) possibility
(B) promise
(C) obligation
(D) decision
(E) illustration
GABARITO. (C) obligation
COMENTÁRIOS