Os Wajãpi, povos indígenas do grupo linguístico Tupi-Guarani, vivem em cerca de quarenta aldeias agrupadas no

Os Wajãpi, povos indígenas do grupo linguístico Tupi-Guarani, vivem em cerca de quarenta aldeias agrupadas no
ENADE 2014 - QUESTÃO 23
INDAGACAO
Disponível em: <http://www.maportal.com.br>. Acesso em: 12 set. 2014.

Os Wajãpi, povos indígenas do grupo linguístico Tupi-Guarani, vivem em cerca de quarenta aldeias agrupadas no estado do Amapá. Eles desenvolveram uma linguagem única, uma mistura de arte gráfica e verbal chamada Arte Kusiwa. Essa arte reflete sua visão de mundo e, por meio dela, esses povos transmitem conhecimento da vida à comunidade. Eles acreditam que as cores  surgiramdos excrementos de uma imensa cobra que anteriormente era um ser poderoso e muito temido e que, depois de exterminada pelos homens, se transforma em anaconda. Os Wajápi se revestem dos excrementos coloridos do (ser superior) “inimigo” e se tornam “bonitos” e perfumados para evitarem os espíritos da floresta.
Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <http://pib.socioambiental.org.br>. 
Acesso em: 28 jul. 2014 (adaptado).

Com base no texto acima, a arte e a cultura indígena dos povos Wajãpi

I. representam desafios à sociedade brasileira em relação à criação de políticas públicas voltadas para o reconhecimento, respeito, valoração e preservação dessas etnias constitutivas da diversa identidade brasileira.

II. constituem um corpo não-diferencial, em que um não existe sem o outro, assim como a proposta, na arte contemporânea, da bodyart. O perigo de sua extinção reside no possível comprometimento da geração mais jovem em valorizar, preservar e conhecer a Kusiwa.

III. são baseadas em crenças arcaicas, por esse motivo eles necessitam de políticas públicas voltadas para seu reconhecimento e para construção de uma história adaptada à nossa sociedade, de modo a se atualizarem e, assim, se incluírem no corpo homogêneo da identidade brasileira.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) I e II, apenas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo