UCB 2018: A respeito das relações sintáticas e semânticas estabelecidas no texto de Machado de Assis

UCB 2018: A respeito das relações sintáticas e semânticas estabelecidas no texto de Machado de Assis, assinale a alternativa correta. (A) ...
UCB 2018: A respeito das relações sintáticas e semânticas estabelecidas no texto de Machado de Assis, assinale a alternativa correta.

(A) O verbo haver, sublinhado em “Não  morte.” (linha 1), apresenta-se como um verbo intransitivo que tem, como sujeito, o substantivo “morte”.

(B) O uso do sinal de ponto e vírgula antes da conjunção “mas” (linha 10) justifica-se pela extensão da oração coordenada que a precede, sendo optativo o uso desse sinal.

(C) Em “As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos” (linhas 7 e 8), a colocação do termo assim em posição pós-verbal alteraria a significação do trecho.

(D) O uso do verbo poder, sublinhado em “pode determinar a supressão” (linha 2), apresenta uma modalização que indica necessidade de determinar.

(E) A pausa mais longa em “A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação.” (linhas 12 e 13) traz ao trecho leitura de conclusão, fazendo com que a segunda oração seja sindética conclusiva.

Questão anterior:
- UCB 2018: Acerca da produção literária do século 19, em especial o Realismo e o Naturalismo, assinale a alternativa correta.

Texto 1 para responder às questões de 1 a 3.

Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação.
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 maio 2018.

Resposta:
(B) O uso do sinal de ponto e vírgula antes da conjunção “mas” (linha 10) justifica-se pela extensão da oração coordenada que a precede, sendo optativo o uso desse sinal.

Próxima questão:
- UCB 2018: Em relação à compreensão do texto de Machado de Assis, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo