Questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da UFGD 2018 com Gabarito

Questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da UFGD 2018 com Gabarito

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 01
(UFGD 2018) Leia o texto a seguir.

Pode-se classificar em cinco os métodos de verificação dos caracteres hereditários existentes nas células sanguíneas, para fins de exclusão de paternidade, quais sejam: determinação de marcadores eritrocitários; séricos e enzimáticos; cromossômicos; leucocitários e de DNA. Tais exames constituem grande contribuição às ações de investigação de paternidade. O famoso sistema ABO foi descoberto no ano de 1900 por Karl Landsteiner, apresentando quatro tipos sanguíneos A, B, O e AB, sendo o mais comum o tipo O. A partir de então, esse sistema passou a integrar o caderno processual das ações investigatórias, sendo comumente conhecido por “exame de sangue”. E na grande maioria das vezes seus resultados se prestam para excluir a paternidade.

No que se refere à herança dessas características, este sistema é determinado por alelos múltiplos, ou seja, existem mais de dois lócus diferentes para o mesmo gene, embora no mesmo genótipo só se apresentem dois deles ao mesmo tempo e como sempre um herdado do pai e outro da mãe. Assim, existem 3 alelos: I a, I b, i, capazes de ocuparem dois a dois um certo lócus gênico.
Machado, C. P. A prova nas ações de investigação de paternidade. 2006. Disponível
em: <http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/
trabalhos2006_2/cristina.pdf> Acesso em: 21 set. 2017.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

(A) Os genes “I a” e “I b” são recessivos sobre i, mas dominantes entre si.

(B) É impossível uma criança de tipagem sanguínea do grupo O ter pai com tipagem sanguínea do tipo A e mãe com tipagem B.

(C) Se a criança é O, seu genótipo é ii, recebendo um gene i de seu pai e outro de sua mãe; seu genótipo é ii, já que o grupo O é determinado por genes dominantes.

(D) A afirmação “Filhos de pais de sangue O nunca podem ter sangue A” é verdadeira.

(E) Um casal formado por um indivíduo com tipagem sanguínea do grupo A e o outro com tipagem sanguínea do grupo B pode gerar descendentes de todos os tipos sanguíneos.

Resposta.


Sumário da Prova:
Ciências da natureza e suas tecnologias (01 - 18) - você está aqui
Ciências humanas e suas tecnologias (19 - 32)
Linguagens, códigos e suas tecnologias (33 - 50)
Espanhol e Inglês (51 - 52)
Matemática e suas tecnologias (53 - 60)

QUESTÃO 02
(UFGD 2018) Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar, multiplicar e expressar genes de quaisquer organismos.

Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta.
CONSTRUÇÃO DO DNA RECOMBINANTE
(A) Por meio das técnicas de DNA Recombinante, é possível a clonagem de genes de interesse para expressão e produção de insulina, hormônio de crescimento ou plantas transgênicas, por exemplo.

(B) Clonagem refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem Molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Esse fenômeno ocorre somente em ambiente laboratorial.

(C) As enzimas de restrição ou endonuclease de restrição são proteínas que reconhecem e clivam o DNA em pontos específicos, geralmente em sequências de 4, 6 e 8 bases – palíndromas. Uma endonuclease de restrição é como uma ferramenta que permite cortar moléculas de DNA de forma desordenada e reprodutível.

(D) A Tecnologia do DNA Recombinante, também conhecida como clonagem gênica ou clonagem molecular, compreende processos de transferência de células de um mesmo organismo.

(E) A geração de moléculas recombinantes pela clonagem molecular não deve ser diferenciada daquelas obtidas por outros processos como, por exemplo, o de crossing-over que ocorre entre cromossomos homólogos de eucariotos.

Resposta.

QUESTÃO 03
(UFGD 2018) Observe a seguinte ilustração e assinale a alternativa correta.
evolução
(A) O darwinismo estabeleceu o conceito de seleção natural e de herança dos caracteres adquiridos.

(B) Para Darwin, o ambiente induz os seres a se modificarem para se adaptarem a ele. Para Lamarck, o meio age selecionando as mudanças já existentes.

(C) O lamarckismo consistia de duas leis: lei do uso e desuso e lei da seleção natural.

(D) Para Lamarck, o ambiente induz os seres a se modificarem para se adaptarem a ele. Para Darwin, o meio age selecionando as mudanças já existentes.

(E) Darwin, ao explicar o comprimento do pescoço da girafa, dizia que este teria se alongado devido à necessidade de alcançar alimentos nas partes mais altas das árvores. Já Lamarck entendia que, no passado, os ancestrais das girafas atuais possuíam pescoços de tamanho variável, e a competição pelo alimento disponível favoreceu as girafas de pescoço longo.

Resposta.

QUESTÃO 04
(UFGD 2018) Para que o equilíbrio dinâmico dos seres vivos seja mantido, todas as funções vitais devem ser desempenhadas da forma mais harmoniosa possível. Para isso, existem mecanismos que captam informações e que controlam e integram essas funções. O sistema nervoso é um dos responsáveis por esses mecanismos em um número bastante grande de espécies de seres vivos. O papel do sistema nervoso é receber, processar e enviar informações do e para o organismo, de forma que este se mantenha em equilíbrio. Seu principal componente é o tecido nervoso cujas células são excitáveis, ou seja, sofrem alterações de permeabilidade em sua membrana sempre que um estímulo é fornecido.
SISTEMA NERVOSO CENTRALIZADO - SISTEMA NERVOSO DIFUSO

Assim, é correto afirmar que

(A) o estímulo determina uma resposta que pode ser local ou não. Para haver resposta, o estímulo precisa ser captado por um receptor. Todo órgão ou célula que tem sensibilidade especial para determinada categoria de estímulo é um receptor. Assim, os termorreceptores não são sensíveis ao calor, enquanto os fotorreceptores se excitam na presença da luz.

(B) o sistema nervoso não está presente em todos os seres vivos. Em animais como água-viva e anêmona, encontra-se o sistema nervoso organizado da forma mais simples. Trata-se de uma rede nervosa difusa, isto é, não espalhada por todo o corpo.

(C) a camada mais externa do encéfalo é composta por grande quantidade de corpos celulares de neurônios. Essa camada é conhecida como substância cinzenta e constitui uma região denominada córtex. No ser humano, a substância cinzenta, apesar de ter apenas 5 mm de espessura, abriga cerca de 14 bilhões de neurônios e suas respectivas sinapses.

(D) o encéfalo e a medula são revestidos por três membranas, as meninges. A mais externa e espessa é a pia-máter, que se encontra aderida aos ossos do crânio e da coluna vertebral. Abaixo dela situa-se a aracnoide-máter, uma membrana extremamente fina e frouxa. Intimamente aderida ao tecido nervoso, principalmente ao que compõe a medula espinal, está a delicada duramáter.

(E) os nervos cranianos partem aos pares de diversas regiões do encéfalo, estendendo-se até os órgãos sensitivos, os músculos e demais estruturas. Os vertebrados possuem dez pares de nervos cranianos, exceção feita aos mamíferos, que apresentam doze pares. Existem 33 pares de nervos espinais. Eles partem da medula através do espaço existente entre uma vértebra e outra.

Resposta.

QUESTÃO 05
(UFGD 2018) A poluição pode ser definida como o ato de introduzir, no ambiente, fatores físicos, químicos ou biológicos em níveis que venham a comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. Ademais, devido à ação do ser humano, pode ter seus níveis aumentados a ponto de comprometer a manutenção da vida de alguns organismos. Já as radiações provenientes da manipulação industrial de material radioativo são originadas da atividade humana. Independentemente da origem, pode-se classificar a poluição segundo o tipo de agente poluidor. Sobre isso, assinale a alternativa correta.


(A) Óxidos de enxofre são resultantes da manipulação de minérios sulfurosos e da queima de combustíveis que contêm enxofre. Os óxidos de enxofre reagem com o ar, formando ácido sulfuroso ou ácido sulfúrico. Estes são responsáveis pela chuva ácida, que corrói construções e estátuas.

(B) Os ciclos biogeoquímicos podem envolver componentes extremamente perigosos. Entre eles encontra-se o estrôncio-90, material radiativo que se origina a partir de fissão nuclear e emite radiação tipo β. Apresentando meia vida de 28 anos, esse isótopo possui propriedades bioquímicas semelhantes às do cálcio, sendo por isso metabolizado de forma análoga a esse elemento.

(C) Sob a ação da radiação ultravioleta de cerca de 200 nm, moléculas de O2 reagem, dando origem a moléculas de O3, que são decompostas em moléculas de O2 pela radiação UV de comprimento entre 350 nm e 440 nm. O processo, que em condições normais é cíclico e ininterrupto, garante a proteção da Terra dessa classe de radiação UV, altamente tóxica e cancerígena.

(D) Há grandes variedades de metais pesados cujo efeito é tóxico para os seres vivos. Entre eles figuram o níquel, o cromo, o cádmio, o mercúrio e o chumbo. Também existe o arsênio, que é um semimetal. O mercúrio é produto da indústria de plástico, de papel e de soda cáustica, além do garimpo de ouro, embora em sua forma gasosa o mercúrio seja praticamente inócuo para o ser humano.

(E) O dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico, é um dos produtos da respiração celular aeróbia e também de alguns tipos de respiração anaeróbia. Presente no ar atmosférico numa concentração em torno de 0,33%, é necessário para o processo de fotossíntese.

RespostaQUESTÃO ANULADA

QUESTÃO 06
(UFGD 2018) O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.

(A) Alguns protozoários possuem envoltórios protetores permanentes; outros só apresentam envoltório em condições ambientais desfavoráveis. Os protozoários podem ser só móveis; a locomoção pode ser realizada por flagelos, cílios ou pseudópodes. A presença e o tipo de estrutura locomotora são os critérios adotados para classificá-los.

(B) O filo Sarcodina agrupa os protozoários que se locomovem por meio de pseudópodes. Entre eles está a Amoeba proteus, ameba comum que habita água doce e limpa onde há vegetação verde. Esse organismo tem estrutura bastante complexa, como uma massa incolor e gelatinosa de até 0,6 mm de comprimento.

(C) O filo Mastigophora é composto pelos flagelados, protozoários que apresentam um ou mais flagelos, estruturas utilizadas na locomoção, na captura de alimento e, em certos casos, como receptores sensitivos. Alguns representantes desse filo podem apresentar uma espécie de colarinho, formado por finos pseudópodes dispostos transversalmente entre si contornando a base do flagelo.

(D) Também classificadas no reino Protista, as algas unicelulares e eucariontes são fotossintetizantes. Todas possuem clorofila a, armazenada em cloroplastos, além de outros pigmentos como as clorofilas b, c e d, os carotenoides, as xantofilas e as ficobilinas. A coloração exibida pela alga depende do tipo e da quantidade de pigmento presente e é um critério utilizado para classificar a alga em uma das seguintes divisões: Chrysophytam pyrrhophyta e Euglenophyta, O outro critério baseia-se no tipo de composto orgânico armazenado como produto da respiração.

(E) Além do flagelo, a Euglena possui espécies de listas proteicas e flexíveis que, associadas à membrana plasmática, constituem uma estrutura chamada película. Graças à película, essas algas podem se locomover e alterar sua forma. Não há parede celular nesses indivíduos. As euglenófitas são fotossintetizantes, apresentam fototropismo positivo, desde que a luz fornecida não seja muito intensa. Em condições favoráveis de luz, água e temperatura, desenvolvem-se rapidamente, formando uma espécie de nuvem verde sobre a água.

Resposta.

QUESTÃO 07
(UFGD 2018) O arranjo experimental representado na figura a seguir possui uma fonte de tensão igual a 4V e três capacitores com capacitâncias C1 = 2μF, C2 = 4μF e C3 = 6μF.
arranjo experimental
A capacitância equivalente e as cargas armazenadas nos capacitores C1, C2 e C3 são, respectivamente:

(A) 3μF, 4μC, 8μC e 12μC
(B) 6μF, 12μC, 0,5μC e 4μC
(C) 12μF, 8μC, 6μC e 8μC
(D) 12μF, 4μC, 0,5μC e 12μC
(E) 3μF, 2μC, 4μC e 6μC

Resposta.

QUESTÃO 08
(UFGD 2018) Se um satélite lançado pela NASA orbita a terra a uma altura de 10.080 km sobre a linha do equador, qual deve ser a sua velocidade média sabendo que a massa e o raio da terra são aproximadamente 6 x 10²⁴kg e 6000 km, respectivamente?


(A) 4.200 m/s.
(B) 500 m/s.
(C) 8.000 m/s.
(D) 2.500 m/s.
(E) 5.000 m/s.

Resposta.

QUESTÃO 09
(UFGD 2018) No dia-a-dia, muitos termos são empregados de maneira equivocada do ponto de vista da física. O termo “Trabalho”, quase sempre relacionado a esforço físico ou a dificuldade de realizar alguma ação, é um dos exemplos. Nas alternativas a seguir, qual é a única situação em que a força está realizando algum “Trabalho”?

(A) A força de atração da Terra que atua sobre a Lua para mantê-la em órbita circular.

(B) A força que um fisiculturista exerce sobre um haltere para mantê-lo suspenso acima de sua cabeça.

(C) A força que um operário faz sobre um saco de cimento para carregá-lo por um pátio plano.

(D) A força que os cabos realizam para manter um elevador com velocidade constante.

(E) A força peso de uma pessoa andando em um carro a 60 km/h em uma pista sem inclinação.

RespostaQUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO 10
(UFGD 2018) Em um dia típico na região Centro-Oeste é comum se observar uma amplitude térmica, diferença entre as temperaturas máxima e mínima de um mesmo dia, de 15°C. O quanto equivale essa mesma amplitude térmica na escala Kelvin e Fahrenheit, respectivamente?

(A) 258K, 59°F.
(B) 288K, 59°F.
(C) 15K, 59°F.
(D) 15K, 27°F.
(E) 15K, 8.3°F.

Resposta.

QUESTÃO 11
(UFGD 2018) Um projétil foi disparado com um ângulo θ acima da horizontal e com uma velocidade inicial v0, em um local onde a aceleração da gravidade é igual a g. Ao chegar a sua altura máxima, depois de um tempo t, é possível afirmar, desprezando a resistência do ar, que

(A) a velocidade do projétil é igual a velocidade inicial v0.
(B) a distância máxima que esse projétil irá alcançar será
(C) a distância horizontal percorrida será igual a v0t.
(D) a altura máxima será igual a
(E) não é possível fazer afirmações, pois não se sabe a massa do projétil.

Resposta.

QUESTÃO 12
(UFGD 2018) Leia o texto a seguir.

Harry Potter pode se dar ao luxo de receber um manto de invisibilidade como herança de família, mas é claro que, na vida real, as coisas são um pouquinho mais complicadas. A boa notícia é que os melhores físicos, químicos e engenheiros de materiais do mundo estão quebrando a cabeça neste exato momento para saber como se tornar invisível. E, por incrível que pareça, eles estão tendo considerável sucesso usando técnicas sofisticadas para conseguir “curvar” certos tipos de luz. Essas técnicas se baseiam num princípio simples: a luz muda a velocidade de sua propagação quando passa de um meio para outro. É fácil perceber isso quando se coloca uma caneta dentro de um copo d’água. A impressão de que a caneta está “quebrada” tem a ver com o fato de que a velocidade da propagação da luz muda quando ela passa do ar para a água, que é um meio mais denso do que os gases que compõem a atmosfera. O chamado índice de refração é uma medida dessa mudança de velocidade da luz. Na prática, ele indica o quanto os raios de luz “entortam” ao passar do ar para a água ou da água para o vidro. O índice de refração é importante na busca por invisibilidade, porque, caso fosse possível criar um material no qual ele é negativo, o que aconteceria na prática é que a luz, em vez de penetrar no novo meio, ficaria dando voltas ao redor dele, o que na verdade é a definição física de invisibilidade: um objeto que a luz não toca. Até pouco tempo atrás, acreditavase
que esse tipo de material (os chamados metamateriais) seria impossível de ser fabricado. Seria.
Texto de Reinaldo José Lopes - 31 out. Publicado em 18 fev 2011, 22h00. Disponível
em: https://super.abril.com.br/ciencia/invisibilidade/. Acesso em: 12 set. 2017.

Para um feixe de luz que incide em um metamaterial com índice de refração negativo, é correto afirmar sobre o feixe refratado que este

(A) estará no mesmo meio que o feixe de luz incidente.
(B) estará no outro meio que o feixe de luz incidente, formando sempre o mesmo ângulo com a normal.
(C) seguirá a relação proposta pela Lei de Snell.
(D) polarizará a luz em sentido contrário.
(E) será sempre circularmente polarizado.

Resposta.

QUESTÃO 13
(UFGD 2018) Problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele são algumas das consequências à saúde humana, provocadas pela baixa umidade relativa do ar, conforme avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns desses sintomas podem ter sido comuns em Dourados na tarde do dia 19 de setembro de 2017, quando a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou que a umidade relativa do ar mínima atingiu 8%. Foi o menor nível do ano na cidade, que ainda registrou temperatura máxima de 35°C.

Dados:
Pressão de vapor da água a 35°C é 5,6 x 10³ Pa
Constante universal dos gases é 8,314 Pa.m³/mol.K

Considerando um quarto de 36 m³ com temperatura e umidade relativa do ar referentes ao dia 19 de setembro de 2017, a massa de vapor de água presente será de

(A) 997,64 g.
(B) 1.417,50 g.
(C) 113,36 g.
(D) 360,59 g.
(E) 409,60 g.

RespostaQUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO 14
(UFGD 2018) A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à disponibilidade de Oxigênio Dissolvido (OD) na água. O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e permitir a respiração branquial dos peixes. Rios ricos em matéria orgânica derivada de esgotos possuem menor concentração de OD e são menos profícuos à vida aquática. O oxigênio dissolvido em água é um dos exemplos de solução de gases em líquidos. Quanto à solubilidade de gases em líquidos é correto afirmar que

(A) aumenta com a elevação da Temperatura, quando a Pressão é constante.
(B) aumenta com a elevação da Pressão, quando a Temperatura é constante.
(C) diminui com o aumento da Pressão, quando a Temperatura é constante.
(D) não é dependente da Pressão.
(E) não é dependente da Temperatura.

Resposta.

QUESTÃO 15
(UFGD 2018) A bauxita é uma importante fonte de alumínio e pode conter até 35% de alumina (Al2O3). Esta, por sua vez, pode sofrer decomposição, em que ocorre a formação de alumínio metálico e oxigênio gasoso. Qual a equação que representa essa decomposição?

(A) 2 Al2O3(s) → 4 Al(s) + 3,2 O2(g)
(B) 2 Al2O3(s) → 2/3 Al(s) + 3/2 O2(g)
(C) 2 Al(s) + 3/2 O2(g) →Al2O3(s)
(D) Al2O3(s) → 2 Al(s) + 3/2 O2(g)
(E) 4 Al(s) + 3,2 O2(g) → 2 Al2O3(s)

Resposta.

QUESTÃO 16
(UFGD 2018) A amônia é produzida a partir de nitrogênio e hidrogênio usando-se o processo Harber. A equação que representa a reação química é:
Usando as energias de ligação dadas na tabela a seguir, marque a alternativa que apresenta a variação de energia (ΔH) da reação de formação da amônia.
(A) ΔH = +2249 kJ
(B) ΔH = −2346 kJ
(C) ΔH = −97 kJ
(D) ΔH = +97 kJ
(E) ΔH = +2346 kJ

Resposta.

QUESTÃO 17
(UFGD 2018) Em se tratando de equilíbrio químico, uma série de fatores pode alterar o sistema reacional. Entre os principais parâmetros, destaca-se o aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e dos produtos de uma reação. Com base na equação da formação de cloreto de hidrogênio gasoso (HCl(g)), o que acontece com o equilíbrio químico se a concentração de H(g) e Cl(g) for aumentada?


(A) A reação será deslocada no sentido dos produtos.
(B) A reação será deslocada no sentido dos reagentes.
(C) A reação não será deslocada para reagentes nem produtos.
(D) A reação será igualmente deslocada para reagentes e produtos.
(E) Haverá um aumento de 20 vezes na quantidade de HCl.

Resposta.

QUESTÃO 18
(UFGD 2018) As proteínas são macromoléculas ou polímeros naturais responsáveis por inúmeras funções nos organismos vivos. As unidades fundamentais de todas as proteínas são os aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas para formar as proteínas. A estrutura seguinte representa uma porção de uma proteína constituída por três aminoácidos: alanina, glicina e serina.

UFGD 2018 questão 18

Marque a alternativa que indica o número do retângulo tracejado que corresponda a uma ligação peptídica.

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.

Comentários