UEL 2018: Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa correta

Analise a figura a seguir e responda as questões 53 e 54.
uel-2018-questao-de-53e54

QUESTÃO 53
UEL 2018: Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa correta.

a) A pintura feita com guache é uma característica desse período, que consiste na mistura de alguns tipos de terra; tais pinturas serviam para catalogar o que haviam caçado, garantindo a diversidade de espécies nas caças seguintes.

b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

c) As pinturas funcionavam como oferenda aos deuses e, pelas dimensões, é possível perceber o nível de reverência; os artistas desse período empenhavam-se na produção de uma arte religiosa com fins decorativos.

d) As pinturas e os desenhos encontrados nas grutas eram feitos como afrescos e representam figuras híbridas, metade humana e metade animal; os mitos gregos têm suas origens nessas imagens da pré-história.

e) Nos registros encontrados nas cavernas, as figuras de destaque remetem à flora; para os povos paleolíticos esses desenhos caracterizaram o momento em que deixaram de ser nômades e, para a história, foi o início das catalogações de todas as espécies.

Questão anterior:
- UEL 2018: Leia o texto a seguir.

Conteúdo programático:
arte pré histórica


Resolução:
a) Incorreta. Não é característico desse período a tinta guache que, por sua vez, não consiste na mistura de alguns tipos de terra, e sim de pigmentos ligados com um tipo de cola e com uma quantidade de branco como base. Não se pode afirmar, sobre essas figuras encontradas, nenhum sistema de catalogação, nem tampouco sobre diversidade de espécies.

b) Correta. Pois as pesquisas apontam que, no fazer técnico destas imagens, eram utilizados pigmentos minerais e vegetais e, sobre o sentido destas imagens produzidas no paleolítico, segundo Hauser (2000, p. 4): “Todas apontam, mais exatamente, para o fato de que se tratava do instrumento de uma técnica mágica e, como tal, tinha uma função inteiramente pragmática que visava alcançar objetivos econômicos”.

c) Incorreta. Ainda segundo A. Hauser, o aspecto mágico da atividade que envolvia a produção dessas imagens “nada tinha de comum com aquilo que entendemos por religião” (2000, p. 4). Quanto às dimensões, realmente existe uma grandiosidade posta nessas imagens, mas estas não fazem referência, nem estão relacionadas a uma reverência aos deuses.

d) Incorreta. Embora o afresco seja uma técnica antiga (encontrado já na civilizção minoica, 2.500 a. C. e 1.100 a. C. - CHILVERS, 2001, p.6 ; 352), as pinturas do paleolítico são ainda anteriores, datam de 500.000 a. C. a 30.000 a. C. Não há registro de pinturas híbridas no período paleolítico.

e) Incorreta. As figuras de destaque que foram encontradas e atribuídas a esse período não remetem à flora e sim às figuras de animais e às do próprio homem. Com relação a um processo de catalogação das espécies, nada nos garante que tenha surgido aí essa prática e interesse.

Resposta:
b) As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.

Próxima questão:
- UEL 2018: Com base nos conceitos de Física Moderna e radioatividade do carbono 14 (¹⁴C), considere as afirmativas a seguir.
UEL 2018: Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa correta UEL 2018: Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa correta Reviewed by Redação on agosto 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.