UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir. Para Tadeusz Kantor (Polônia, 1915-1990), nada expressa melhor a vida do que a ausênci...
UEL 2018: Leia o texto e observe a figura a seguir.
Para Tadeusz Kantor (Polônia, 1915-1990), nada expressa melhor a vida do que a ausência de vida, sendo a morte um processo que está muito distante do religioso-sobrenatural. Ela é a condição finita da temporalidade que fundamenta o sentido da existência e que permeia o tempo todo a vida humana. Em sua concepção, o teatro se constrói na ação e não pelo aparato de reprodução literária. Um texto dramático, não fechado, não conclusivo.
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos sobre o teatro, na relação entre obra e contexto e na arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. A proposição teatral de Kantor se dá de acordo com a ideia de mimesis e, para ele, a função do teatro é demonstrar, a partir da definição das personagens e das suas falas, o modo como o homem e a arte se constituem na vida cotidiana.
II. É perceptível, na disposição dos objetos em cena e dos atores, o modo como o autor evoca o sentido de vida e morte, intensificado pela atmosfera criada por esses elementos.
III. A concepção teatral de Kantor considera o texto não como determinante de toda ação, mas como guia; nesse sentido, o processo de construção da peça é um fator importante, ficando de lado a representação da vida e, em jogo, sua presentificação.
IV. Em A classe morta, a morte é elevada à condição de elemento estético e, como elemento, constitui um processo criativo que nada tem de sobrenatural e se institui como realidade sensível.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Em uma população totalmente suscetível a uma doença infecciosa, o número de novas infecções C(n), no instante de tempo n, cresce em progressão geométrica de razão q > 0. Isto é, C(n) = C0qⁿ, onde n é expresso em uma certa unidade de medida e C0 é a quantidade de infectados no instante inicial n = 0. A seguir, é apresentada uma tabela com exemplos.
Conteúdo programático:
Teatro, relações entre obra e contexto, arte contemporânea.
Resolução:
I. Incorreta. Para Kantor, o teatro deve ser uma recriação do mundo, e, nesta recriação, o mais importante é a construção na ação e não a partir de marcações previamente definidas, de reproduções literárias, de modo que tal concepção – que inclui a ideia de mimeses – não se aplica ao seu teatro.
II. Correta. A fotografia da cena reproduzida aqui, mostra claramente o quão fragmentado tudo se mostra. Na postura dos corpos, nas partes de objetos que se acumulam e na desorganização do espaço, causada pela disposição de tudo o que está em cena, percebe-se o quanto está contida a ideia de caos, de desfalecimento.
III. Correta. Para Tadeusz Kantor, o teatro se constrói na ação e não pela reprodução fiel de um texto literário fechado. A experimentação e a construção na ação são muito importantes em seu processo criador. Ele constrói uma nova totalidade, difícil de ser prevista antes de ser criada e antes que possa, após várias tentativas, aparecer.
IV. Correta. Tadeusz Kantor constrói sua estética teatral no limite entre a realidade e a ficção: para ele “a função do teatro é estabelecer essas duas fronteiras bem nítidas entre o que é vida e o que é ilusão”. Ele concebe a morte como condição que fundamenta o sentido da existência e, trazendo-a como tema para um tipo de trabalho que se constitui na ação, a morte, para além de um aspecto que fundamenta a vida, passa também a ser elemento estético, instituído como realidade sensível.
Resposta:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o atrito e as Leis de Newton, assinale a alternativa correta.
Para Tadeusz Kantor (Polônia, 1915-1990), nada expressa melhor a vida do que a ausência de vida, sendo a morte um processo que está muito distante do religioso-sobrenatural. Ela é a condição finita da temporalidade que fundamenta o sentido da existência e que permeia o tempo todo a vida humana. Em sua concepção, o teatro se constrói na ação e não pelo aparato de reprodução literária. Um texto dramático, não fechado, não conclusivo.
(Adaptado de: CINTRA, W. F. A. A morte como poética no teatro de
Tadeusz Kantor. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em
Artes Cênicas, 2010.)
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos sobre o teatro, na relação entre obra e contexto e na arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. A proposição teatral de Kantor se dá de acordo com a ideia de mimesis e, para ele, a função do teatro é demonstrar, a partir da definição das personagens e das suas falas, o modo como o homem e a arte se constituem na vida cotidiana.
II. É perceptível, na disposição dos objetos em cena e dos atores, o modo como o autor evoca o sentido de vida e morte, intensificado pela atmosfera criada por esses elementos.
III. A concepção teatral de Kantor considera o texto não como determinante de toda ação, mas como guia; nesse sentido, o processo de construção da peça é um fator importante, ficando de lado a representação da vida e, em jogo, sua presentificação.
IV. Em A classe morta, a morte é elevada à condição de elemento estético e, como elemento, constitui um processo criativo que nada tem de sobrenatural e se institui como realidade sensível.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão anterior:
- UEL 2018: Em uma população totalmente suscetível a uma doença infecciosa, o número de novas infecções C(n), no instante de tempo n, cresce em progressão geométrica de razão q > 0. Isto é, C(n) = C0qⁿ, onde n é expresso em uma certa unidade de medida e C0 é a quantidade de infectados no instante inicial n = 0. A seguir, é apresentada uma tabela com exemplos.
Conteúdo programático:
Teatro, relações entre obra e contexto, arte contemporânea.
Resolução:
I. Incorreta. Para Kantor, o teatro deve ser uma recriação do mundo, e, nesta recriação, o mais importante é a construção na ação e não a partir de marcações previamente definidas, de reproduções literárias, de modo que tal concepção – que inclui a ideia de mimeses – não se aplica ao seu teatro.
II. Correta. A fotografia da cena reproduzida aqui, mostra claramente o quão fragmentado tudo se mostra. Na postura dos corpos, nas partes de objetos que se acumulam e na desorganização do espaço, causada pela disposição de tudo o que está em cena, percebe-se o quanto está contida a ideia de caos, de desfalecimento.
III. Correta. Para Tadeusz Kantor, o teatro se constrói na ação e não pela reprodução fiel de um texto literário fechado. A experimentação e a construção na ação são muito importantes em seu processo criador. Ele constrói uma nova totalidade, difícil de ser prevista antes de ser criada e antes que possa, após várias tentativas, aparecer.
IV. Correta. Tadeusz Kantor constrói sua estética teatral no limite entre a realidade e a ficção: para ele “a função do teatro é estabelecer essas duas fronteiras bem nítidas entre o que é vida e o que é ilusão”. Ele concebe a morte como condição que fundamenta o sentido da existência e, trazendo-a como tema para um tipo de trabalho que se constitui na ação, a morte, para além de um aspecto que fundamenta a vida, passa também a ser elemento estético, instituído como realidade sensível.
Resposta:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Próxima questão:
- UEL 2018: Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o atrito e as Leis de Newton, assinale a alternativa correta.
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