UEL 2018: Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial

UEL 2018: Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.

Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.

a) O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano.

b) O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império.

c) A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma.

d) A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões.

e) Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma.

Questão anterior:
- UEL 2018: Como podemos compreender a dinâmica de transformar números? Essa pergunta pode ser respondida com o auxílio do conceito de uma função real. Vejamos um exemplo.

Conteúdo programático:
O Mundo na antiguidade: Desestruturação do Mundo Romano.


Resolução:
a) Incorreta. Na verdade, as “invasões bárbaras” geraram êxodo urbano no império, uma vez que as populações citadinas, migrando para o campo, sentiamse menos vulneráveis aos ataques, acarretando assim uma ruralização daquela sociedade.

b) Incorreta. Ao contrário, muitas vezes o cristianismo fundiu suas crenças e ritos com práticas pagãs, fazendo com que sua mensagem fosse melhor compreendida/aceita pelos povos ainda não convertidos. De resto, a divisão entre católicos e ortodoxos aconteceu muitos séculos depois, já em plena Idade Média.

c) Incorreta. A fusão do latim com os idiomas germânicos deu origem às línguas neo-latinas, e não às línguas germânicas, as quais, em grande medida, já existiam disseminadamente além das fronteiras do império.

d) Incorreta. As disputas entre patrícios e plebe é muito anterior à queda do Império Romano. Quanto às fronteiras, os romanos não as deixaram desguarnecidas, inclusive fortaleceram sua defesa aceitando no exército soldados germânicos já culturalmente incorporados nas regiões limítrofes.

e) Correta. Com a Pax Romana, interrompe-se a expansão territorial do Império. Uma vez que não se conquistam novos territórios, os escravos, em geral prisioneiros de guerra, começam a escassear, dando início a uma profunda crise de mão-de-obra e produção agrícola. As invasões das tribos germânicas se tornam cada vez mais comuns, e a ascensão do cristianismo choca-se com a tradição religiosa romana.

Resposta:
e) Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma.

Próxima questão:
- UEL 2018: Analise a figura e leia o texto a seguir.
UEL 2018: Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial UEL 2018: Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial Reviewed by Redação on agosto 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.