Atividade sobre O Ser Humano (Ciências 8º Ano) com Gabarito

atividade-sobre-o-ser-humano-ciencias-8-ano-com-gabarito
Atividade sobre O Ser Humano (Ciências 8º Ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

A – O urso-polar é BRANCO porque vive na NEVE!
B – O urso-polar vive na NEVE porque é BRANCO!

As afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:

a) Lamarck e Darwin.
b) Pasteur e Lamarck.
c) Pasteur e Darwin.
d) Darwin e Wallace.
e) Wallace e Darwin.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(Unifesp) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor da pele humana.

“A pele de povos que habitaram certas áreas por milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”

“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo, há cerca de 1000 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres surgiram ali.”
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002.)

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:

a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas.
c) neodarwinistas.
d) lamarckistas.
e) sobre especificação.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
“O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento dessa estrutura, representando nessas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos dessas mulheres já nasceriam com o pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”

A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista?

a) Teoria de Lamarck.
b) Teoria de Malthus.
c) Teoria de Wallace.
d) Teoria de Darwin.
e) Teoria de Mendel.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
Quais as características presentes nos indivíduos de uma espécie que os fazem ser mais adaptados em comparação a outros indivíduos da mesma espécie?

a) São maiores e solitários.
b) Comem mais e apresentam cores mais vibrantes.
c) Vivem mais e reproduzem mais.
d) Apresentam mais membros como pernas ou patas.
e) São mais fortes.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(UFC) “O ambiente afeta a forma e organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente se torna o longo do tempo, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...”

O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica, de um famoso cientista evolucionista. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome de seu autor.

a) Seleção natural – Charles Darwin.
b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção artificial – Charles Darwin.
e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 8º ANO:
- O Ser Humano
- As Células

- A Divisão Celular
- O Corpo e a Reprodução
- Da Ovulação ao Nascimento
- Puberdade
- Um Pouco de Genética
- Alimentação e Saúde
- Sistema Digestório
- A Circulação
- A Defesa do Organismo
- A Respiração e a Excreção
- Revestimento, sustentação e movimento
- Os Sentidos
- Sistema Nervoso
- Sistema Endócrino

QUESTÃO 06
(UFPI) Evolução é um processo biológico apresentado por um(uma):

a) célula.
b) tecido.
c) órgão.
d) organismo.
e) população.

RESPOSTA.

QUESTÃO 07
(Ufba) “O grande livro de Charles Darwin – A origem das espécies – foi o documento mais importante do século XIX. Ele mudou permanentemente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas de vida que hoje habitam a superfície da Terra são resultados dos mesmo processos (...).”
(MADDOX, p. 223) 

A mudança de visão referida no texto teve como fundamento, à época de Darwin, evidências concretas e interpretações, que incluem:

(01) a descoberta de fósseis de animais e vegetais, que evidenciavam a constância das espécies ao longo do tempo.
(02) as variações e as semelhanças observadoras entre os tentilhões das ilhas Galápagos, sugerindo a existência de um ancestral comum.
(04) as contribuições dos estudos da hereditariedade, que dissociavam o comportamento dos genes da transmissão dos caracteres.
(08) a independência dos mecanismos evolutivos em relação aos fatores bióticos e abióticos do meio ambiente.
(16) o reconhecimento do papel da competição como um mecanismo que propicia caminhos evolutivos diferenciados.
(32) a ocorrência de alterações na molécula da hereditariedade como mecanismo de origem de novas espécies.

Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 08
(PUC-PR) Examine as duas frases:

I. De tanto esticar o pescoço para comer as folhas das árvores, as girafas foram ficando com o pescoço mais longo.   

II. Entre as girafas podemos notar uma variabilidade no tamanho do pescoço, o que permite a atuação da seleção natural.

Pode-se considerar:

a) as duas frases lamarckianas.
b) as duas frases darwinianas.
c) a primeira frase lamarckiana e a segunda darwiniana.
d) a primeira frase darwiniana e a segunda lamarckiana.
e) ambas neodarwinianas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
(Fuvest) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é de que a adaptação resulta:

a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) do uso e desuso das estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 10
(UFMG) Uma população de formigas foi dividida pela passagem de um rio em seu território. As duas populações formadas ficaram isoladas durante muito tempo. Reunidas em laboratório, observou-se não mais conseguiam se entrecruzar. Pode-se concluir que essas populações constituem, agora, diferentes:

a) classes.
b) famílias.
c) ordens.
d) espécies.
e) gêneros.

RESPOSTA.
Atividade sobre O Ser Humano (Ciências 8º Ano) com Gabarito Atividade sobre O Ser Humano (Ciências 8º Ano) com Gabarito Reviewed by Redação on setembro 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.