(FUVEST 2019) Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva. O desperdício representa 46% e é muito maior nas regiões mais ricas. As perdas relativas ao circuito de produção representam 54% do total e são maiores nos países em desenvolvimento.
https://nacoesunidas.org/fao‐30‐de‐toda‐a‐comida‐produzida‐no‐mundo‐vai‐
parar‐no‐lixo. Adaptado.

Percentual de pessoas em estado de insegurança alimentar grave*

Percentual de pessoas em estado de insegurança alimentar grave

*pessoa que está sem alimento e/ou que ficou um dia todo sem comer várias vezes ao ano.

(FUVEST 2019) Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.

(A) A produção de alimentos vem decaindo mundialmente devido aos problemas na logística de produção, o que tem provocado aumento da insegurança alimentar.

(B) Nos continentes mais desenvolvidos, a perda de alimentos devido ao sistema de transporte e armazenamento é a principal causa da inexistência da insegurança alimentar.

(C) O fato de parte significativa da população africana estar em estado de insegurança alimentar ocorre devido ao desperdício das monoculturas de cereais.

(D) O controle rigoroso do desperdício explica o baixo percentual de pessoas em situação de insegurança alimentar na América Setentrional e na Europa.

(E) Os dois diferentes processos que causam a enorme perda de alimentos no mundo refletem as desigualdades econômicas e sociais existentes entre os continentes.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera.

RESOLUÇÃO:
A insegurança alimentar é um flagelo que vitima parte expressiva da população mundial, sobretudo nos países do Sul pobre, a despeito do contínuo crescimento da produção de alimentos.

Isso evidencia que o problema da fome não é resultado da escassez de alimentos – que ocorre, sem dúvida, em algumas regiões do planeta –, mas principalmente devido ao direcionamento da produção agrícola priorizando a atenção às demandas industriais e, nos países periféricos, o uso das maiores extensões e das mais férteis porções de suas áreas agricultáveis para o cultivo de gêneros comerciais e de exportação.

GABARITO:
(E) Os dois diferentes processos que causam a enorme perda de alimentos no mundo refletem as desigualdades econômicas e sociais existentes entre os continentes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve
(FUVEST 2019) Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta (FUVEST 2019) Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.