(FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras

(FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera.

Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.

The Origin of Continents and Oceans

As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.

(A) As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte.
(B) A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África.
(C) As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul.
(D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.
(E) A distribuição das águas constituindo um só oceano.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).

RESOLUÇÃO:
A teoria de Wegener, lançada em 1912, elabora uma série de fatores sobre a gênese da movimentação dos continentes, entre os quais estão, principalmente, a similaridade do contorno da costa oriental do atual território brasileiro e a costa ocidental da África, havendo uma evidência morfológica.

Apoiou-se também nas evidências geológicas, como os processos glaciais em mesmos períodos durante a formação do subcontinente Gondwana e a presença de terrenos do período Pré-Cambiano nos dois lados mencionados do Atlântico, além de outras evidências paleontológicas e paleoclimáticas.

GABARITO:
(D) A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva.
(FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras (FUVEST 2019) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.