(FUVEST 2019) Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa

É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas.
Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge,
Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267.

(FUVEST 2019) Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta.

(A) A revolução norte‐americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política.

(B) O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político.

(C) O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias.

(D) A guerra da independência norte‐americana caracterizou‐ se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do período colonial.

(E) A revolução norte‐americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem

RESOLUÇÃO:
A Revolução Norte-Americana, de 1775-83, e a Revolução Francesa, de 1789-99, assinalam o início do ciclo de revoluções burguesas, que se encerraria em 1848. Consequentemente, o processo em que ocorreram apresenta pontos em comum, como a relação de ambas com o pensamento iluminista e a influência da primeira sobre a segunda.

Seus desfechos, porém, foram distintos: enquanto a primeira resultou em um Estado republicano democrático (malgrado a presença do escravismo), a segunda levou à implantação de um Império centralizado e autoritário.

GABARITO:
(E) A revolução norte‐americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.
(FUVEST 2019) Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa (FUVEST 2019) Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.