(FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo

(FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.

Esse acontecimento esportivo

(A) é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul.

(B) tornou‐se uma das justificativas para o veto à participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da presença de atletas brancos.

(C) permitiu a vitória eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo nacionalismo sul‐africano.

(D) desencadeou uma série de conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas da seleção sul‐africana.

(E) foi realizado graças a um esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por isso, com o prêmio Nobel da Paz.

QUESTÃO ANTERIOR:

(FUVEST 2019) Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta.

RESOLUÇÃO:
Em 1991, o líder africano Nelson Mandela firmou, com o primeiro-ministro Frederik de Klerk, um acordo que punha fim ao regime de apartheid na África do Sul. A esse primeiro passo, seguiram-se outros também significativos, como a eleição de Mandela para a Presidência da República (1994) e a formação de uma seleção sul-africana multirracial de rugby (1995).

GABARITO:
(A) é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.
(FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo (FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.