(FUVEST 2019) Com base nos trechos acima, é adequado afirmar

TEXTOS PARA AS QUESTÕES 66 E 67
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba, pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?
José de Alencar. Bênção Paterna. Prefácio a Sonhos d’ouro.

A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome, outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda e as tintas de que matiza o algodão.
José de Alencar. Iracema.

Glossário:
“ará”: periquito; “uru”: cesto; “crautá”: espécie de bromélia; “juçara”: tipo de palmeira espinhosa.

QUESTÃO 66
(FUVEST 2019) Com base nos trechos acima, é adequado afirmar:

(A) Para Alencar, a literatura brasileira deveria ser capaz de representar os valores nacionais com o mesmo espírito do europeu que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera.

(B) Ao discutir, no primeiro trecho, a importação de ideias e costumes, Alencar propõe uma literatura baseada no abrasileiramento da língua portuguesa, como se verifica no segundo trecho.

(C) O contraste entre os verbos “chupar” e “sorver”, empregados no primeiro trecho, revela o rebaixamento de linguagem buscado pelo escritor em Iracema.

(D) Em Iracema, a construção de uma literatura exótica, tal como se verifica no segundo trecho, pautou‐se pela recusa de nossos elementos naturais.

(E) Ambos os trechos são representativos da tendência escapista de nosso romantismo, na medida em que valorizam os elementos naturais em detrimento da realidade rotineira.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós

RESOLUÇÃO:
Embora José de Alencar tenha como modelo as narrativas europeias, ao desenvolver o projeto de construir no Brasil as bases de uma literatura verdadeiramente nacional, esse autor incorporou o léxico e as construções frasais típicas do Brasil, particularmente a indígena, que, para ele, era a base da construção da literatura nacional, como evidenciam, nesse excerto de Iracema, os seguintes vocábulos: “ará”, “uru”, “crautá”, “juçara”.

Frise-se que a totalidade da obra de Alencar procurou abordar vários aspectos da realidade de nosso país, como o mundo urbano, o regional, o lendário e o ligado a fatos históricos.

GABARITO:
(B) Ao discutir, no primeiro trecho, a importação de ideias e costumes, Alencar propõe uma literatura baseada no abrasileiramento da língua portuguesa, como se verifica no segundo trecho.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) No trecho “outras remexe o uru de palha matizada”, a palavra sublinhada expressa ideia de
(FUVEST 2019) Com base nos trechos acima, é adequado afirmar (FUVEST 2019) Com base nos trechos acima, é adequado afirmar Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.