(FUVEST 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós

(FUVEST 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós:

I. O autor revela, por meio de Teodorico, sua descrença num Jesus divinizado, imagem que é substituída pela ideia de Consciência.

II. Ao ser sincero com Crispim, Teodorico conquista a vida de burguês que sempre almejou.

III. Teodorico dá ouvidos à mensagem de Cristo, arrepende‐se de sua hipocrisia beata e abraça a fé católica.

Está correto o que se afirma apenas em

(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) II e III.
(E) I e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente,

RESOLUÇÃO:
Teodorico Raposo, depois de ter suas “relaxações” descobertas pela Tia Patrocínio, é deserdado. Poste riormente, diante de um quadro de Cristo, interpela a imagem, acusando-a de ter sido a responsável pela troca dos pacotes, invertendo o que continha a camisola de Miss Mary com aquele que levava a pretensa coroa de espinhos, “a relíquia sagrada”, que garantiria ao protagonista a herança da Tia Patrocínio. Do quadro provém uma acusação que tacha Teodorico como hipócrita. Essa voz do caixilho denomina-se como sendo a da Consciência.

Posteriormente a esse momento acusatório, Teodorico encontra um amigo do tempo de escola, Crispim, que o convida para ir à missa. O protagonista é, então, sincero ao dizer a Crispim que não frequenta missas, considera-as “carolices” e “idolatrias”. Mantém ainda a sinceridade ao dizer que não tinha amor por Jesuína, irmã de Crispim, mas a considerava um “belo mulherão”, gostava-lhe do dote e seria um bom marido. Teodorico casa com Jesuína e obtém a “vida de burguês” que tanto perseguiu.

GABARITO:
(C) I e II.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Com base nos trechos acima, é adequado afirmar
(FUVEST 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós (FUVEST 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.