(FUVEST 2019) Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções

(…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.
PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI.
Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.

(FUVEST 2019) Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

(A) no processo de formação da urbe romana e de edificação de entradas defensivas contra invasões de povos considerados bárbaros.

(B) nas celebrações religiosas das divindades romanas vinculadas aos ritos de fertilidade e aos seus ancestrais etruscos.

(C) nas celebrações das vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.

(D) na edificação de monumentos comemorativos em memória das lutas dos plebeus e do alargamento da cidadania romana.

(E) nos registros das perseguições ao cristianismo e da destruição de suas edificações monásticas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Com base no texto e nos fatos que envolveram a política imigratória dos EUA em junho de 2018, é correto afirmar

RESOLUÇÃO:
O militarismo, cultivado em Roma desde os primórdios da República, criou o costume de celebrar grandes vitórias militares por meio de uma cerimônia conhecida como “triunfo”. Com o passar do tempo, acrescentou-se, ao desfile militar, uma construção em forma de arco edificada especialmente para a comemoração.

Durante o Império, esses “arcos de triunfo” tornaram-se monumentos permanentes à glória dos imperadores. Pode-se portanto afirmar que eles estão relacionados com as guerras romanas, tanto de conquista como destinadas à defesa do limes (limites do Império), sempre lembrando que tais campanhas estavam vinculadas à obtenção de escravos para a manutenção da economia romana.

GABARITO:
(C) nas celebrações das vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda.
(FUVEST 2019) Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções (FUVEST 2019) Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.