(FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem

(FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda.
CASAGRANDE, C., A mulher sob custódia, inHistória das Mulheres,
Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122‐123.

O excerto refere‐se à apreensão de determinadas passagens bíblicas pela cristandade medieval, especificamente em relação à condição das mulheres na sociedade feudal. A esse respeito, é correto afirmar:

(A) As mulheres originárias da nobreza podiam ingressar nos conventos e ministrar os sacramentos como os homens de mesma condição social.

(B) A culpabilização das mulheres pela expulsão do Paraíso Terrestre servia de justificativa para sua subordinação social aos homens.

(C) As mulheres medievais eram impedidas do exercício das atividades políticas, ao contrário do que acontecera no mundo greco‐romano.

(D) As mulheres medievais eram iletradas e tinham o acesso à cultura e às artes proibido, devido à sua condição social e natural.

(E) A submissão das mulheres medievais aos homens esteve desvinculada de normatizações acerca da sexualidade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

RESOLUÇÃO:
A alternativa é explicada pelo enunciado da questão, que se baseia no texto bíblico para justificar a subordinação da mulher ao homem, na sociedade medieval.

GABARITO:
(B) A culpabilização das mulheres pela expulsão do Paraíso Terrestre servia de justificativa para sua subordinação social aos homens.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Esta imagem é a reprodução de
(FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem (FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.