(FUVEST 2019) Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa

E grita a piranha cor de palha, irritadíssima:
– Tenho dentes de navalha, e com um pulo de ida‐e‐volta resolvo a questão!...
– Exagero... – diz a arraia – eu durmo na areia, de ferrão a prumo, e sempre há um descuidoso que vem se espetar.
– Pois, amigas, – murmura o gimnoto*, mole, carregando a bateria – nem quero pensar no assunto: se eu soltar três pensamentos elétricos, bate‐poço, poço em volta, até vocês duas boiarão mortas...
*peixe elétrico.

(FUVEST 2019) Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa,

(A) antecipa o destino funesto do ex‐militar Cassiano Gomes e do marido traído Turíbio Todo, em “Duelo”, ao qual serve como epígrafe.

(B) assemelha‐se ao caráter existencial da disputa entre Brilhante, Dansador e Rodapião na novela “Conversa de Bois”.

(C) reúne as três figurações do protagonista da novela “A hora e vez de Augusto Matraga”, assim denominados: Augusto Estêves, Nhô Augusto e Augusto Matraga.

(D) representa o misticismo e a atmosfera de feitiçaria que envolve o preto velho João Mangalô e sua desavença com o narrador‐personagem José, em “São Marcos”.

(E) constitui uma das cantigas de “O burrinho Pedrês”, em que a sagacidade da boiada se sobressai à ignorância do burrinho.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) O oxímoro é uma “figura em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir‐se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão” (HOUAISS, 2001).

RESOLUÇÃO:
O texto compõe a epígrafe do conto “Duelo” de Sagarana. Na narrativa, Turíbio Todo testemunha o adultério da esposa, Silivana, e, ao tentar, posteriormente, assassinar o amante dela, Cassiano Gomes, mata por engano Levindo Gomes. Turíbio foge porque sabe que será perseguido até a morte pelo irmão da vítima. No entanto, o amante, nessa busca, morre do coração num lugarejo, não executando a vingança.

Alertado sobre a morte de Cassiano, Turíbio volta para seu lar, mas, no caminho, é abordado por Timpim, também chamado Vinte-e-um, o qual concretiza, por gratidão a um favor prestado por Cassiano, a vingança, mata Turíbio Todo. No conto não ocorre o duelo entre os dois oponentes, mas a morte de ambos foge daquilo que se esperava inicialmente. Esse sentido, anunciado já na epígrafe, na conversa entre a piranha, a arraia e o gimnoto, concretiza-se no desfecho da história.

GABARITO:
(A) antecipa o destino funesto do ex‐militar Cassiano Gomes e do marido traído Turíbio Todo, em “Duelo”, ao qual serve como epígrafe.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Entre os dois trechos do romance, nota‐se o movimento que vai da memória de vivências à revisão que o defunto autor faz de um mesmo episódio. A citação, pertencente a outro capítulo do mesmo livro, que melhor sintetiza essa duplicidade narrativa, é
(FUVEST 2019) Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa (FUVEST 2019) Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.