(FUVEST 2019) Esta imagem é a reprodução de

Navio de Emigrantes

(FUVEST 2019) Esta imagem é a reprodução de

(A) uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.

(B) um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.

(C) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.

(D) um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.

(E) uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda.

RESOLUÇÃO:
Lasar Segall (1891-1957) foi um artista lituano que se fixou no Brasil, onde se destacou como precursor do modernismo, expondo obras de influência expressionista antes mesmo de Anita Malfatti, cuja exposição data de 1917. Sendo de origem judia, Segall evidencia, na obra ora reproduzida, as angústias dos imigrantes que buscavam o Brasil, em um contexto de incerteza econômica e de preconceitos étnicos.

GABARITO:
(C) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de
(FUVEST 2019) Esta imagem é a reprodução de (FUVEST 2019) Esta imagem é a reprodução de Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.