(FUVEST 2019) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava

(FUVEST 2019) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas.

Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.

(A) A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados‐Nacionais.

(B) O 1º de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora.

(C) As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradições religiosas nacionais.

(D) O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.

(E) O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense.

RESOLUÇÃO:
O sentimento nacionalista que emergiu da Revolução Francesa e se propagou no século XIX (sobretudo na “Primavera dos Povos” de 1848) produziu, principalmente nos impérios pluri-nacionais europeus (Austríaco e Russo), anseios de independência que, em um primeiro momento, resultaram nas unificações alemã e italiana e, já no século XX, no desmantelamento daquelas estruturas imperiais e na independência (autodeterminação) de nações como a Polônia, os Estados Bálticos e a Checoslováquia.

GABARITO:
(D) O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões de Vestibular.
(FUVEST 2019) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava (FUVEST 2019) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.