(FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense

(FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.

fuvest-2019-questao-89

Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente:

(A) Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista.

(B) Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa.

(C) Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a manutenção da escravidão.

(D) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.

(E) Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López;sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da cidadania.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo.


RESOLUÇÃO:
Angelo Agostini, embora de nacionalidade italiana, envolveu-se profundamente nos assuntos políticos e sociais do Brasil Império, alcançando grande repercussão com suas charges e publicações periódicas (Vida Fluminense e A Semana Ilustrada).

Nas ilustrações reproduzidas acima, o artista denuncia a tirania do ditador paraguaio Solano López, responsabilizando-o pelo morticínio de seu povo, e também critica a permanência da instituição escravista, contrastando com a relevante participação de afrodescendentes na defesa da Pátria Brasileira.

GABARITO:
(D) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas.
(FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense (FUVEST 2019) Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.