(FUVEST 2019) O gráfico mostra a evolução diária, em certo intervalo de tempo não especificado na abscissa

(FUVEST 2019) O gráfico mostra a evolução diária, em certo intervalo de tempo não especificado na abscissa, de dois índices econômicos, normalizados para que suas médias, no mesmo período, sejam ambas iguais a 1. O valor do índice 1 no dia ݅ i é xi e o valor do índice 2 no dia ݅ i é yi. O gráfico ilustra como cada um dos índice xi e yi varia em função de i ݅, mostrando os pontos (ixi) (pontos escuros) e (iyi) (pontos claros).


Para entender melhor a relação entre os dois índices, um novo gráfico foi feito com os pares (xiyi), isto é, com o índice 1 na abscissa contra o índice 2 na ordenada. O resultado foi:


QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Uma seta aponta para a posição zero no instante inicial. A cada rodada, ela poderá ficar no mesmo lugar ou mover‐se uma unidade para a direita ou mover‐se uma unidade para a esquerda, cada uma dessas três possibilidades com igual probabilidade.

RESOLUÇÃO:
O que se pode observar no gráfico que apresenta os dois índices (gráfico dado) é que o aumento de um ocorre quando o outro diminui.

No gráfico feito com os pares (xiyi) isto significa que quando a abscissa aumenta a ordenada diminui e vice-versa.

Observe ainda, que para valores de
0,8 ≤ xi ≤ 1,0, temos 1,0 ≤ yi ≤ 1,2 e para valores de
1,0 ≤ xi ≤ 1,2 temos 0,7 ≤ yi ≤ 1,0.

O gráfico que melhor representa esta relação é o da letra B.

GABARITO:

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) O efeito de humor que se obtém no cartum decorre, principalmente,
(FUVEST 2019) O gráfico mostra a evolução diária, em certo intervalo de tempo não especificado na abscissa (FUVEST 2019) O gráfico mostra a evolução diária, em certo intervalo de tempo não especificado na abscissa Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.