(FUVEST 2019) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais

(FUVEST 2019) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno.

O dióxido de carbono dissolvido no oceano

(A) gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes.

(B) é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral.

(C) leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral.

(D) é absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes.

(E) reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.

RESOLUÇÃO:
Ao se dissolver na água do mar, o gás carbônico (CO2) reage com a água, formando o ácido carbônico, que provoca a corrosão do exoesqueleto de carbonato de cálcio (CaCO3) dos recifes de corais.

GABARITO:
(E) reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) O esquema representa, de maneira bastante simplificada, uma das possíveis hipóteses de relação de parentesco entre grupos animais, assinalados pelo nome comum de alguns de seus representantes. Na base do esquema, a característica que une todos em um mesmo grupo é a deuterostomia.
(FUVEST 2019) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais (FUVEST 2019) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.