(FUVEST 2019) Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas

(FUVEST 2019) Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas. Uma delas, uma carboxipeptidase, quebra mais rapidamente a ligação peptídica entre o aminoácido que tem um grupo carboxílico livre e o seguinte.

O tratamento com outra enzima,uma aminopeptidase, quebra, mais rapidamente, a ligação peptídica entre o aminoácido que tem um grupo amino livre e o anterior. Isso permite identificar a sequência dos aminoácidos no peptídeo.

Um tripeptídeo, formado pelos aminoácidos lisina, fenilalanina e glicina, não necessariamente nessa ordem, foi submetido a tratamento com carboxipeptidase, resultando em uma mistura de um dipeptídeo e fenilalanina. O tratamento do mesmo tripeptídeo com aminopeptidase resultou em uma mistura de um outro dipeptídeo e glicina.

O número de combinações possíveis para os três aminoácidos e a fórmula estrutural do peptídeo podem ser, respectivamente,


QUESTÃO ANTERIOR:
- (FUVEST 2019) Considerando que baterias de Li‐FeS2 podem gerar uma voltagem nominal de 1,5 V, o que as torna úteis no cotidiano e que a primeira reação de descarga dessas baterias é 2 Li + FeS2 → Li2FeS2, é correto afirmar.

RESOLUÇÃO:
As seis combinações possíveis para tripeptídeos
formados pelos três aminoácidos são:
Gli – Lis – Fen
Gli – Fen – Lis
Lis – Fen – Gli
Lis – Gli – Fen
Fen – Gli – Lis
Fen – Lis – Gli
Sabe-se que a enzima carboxipeptidase separa o aminoácido que tem carboxila livre.
A enzima aminopeptidase separa o aminoácido que tem o grupo amino na posição α livre.
Fazendo-se a reação de um dos tripeptídeos com carboxipeptidase, formaram-se um dipeptídeo e fenilalanina. Esse mesmo tripeptídeo, reagindo com aminopeptidase, formou glicina e um dipeptídeo.

A fórmula desse tripeptídeo pode ser:

GABARITO:

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Em um experimento, determinadas massas de ácido maleico e acetona foram misturadas a 0 °C, preparando‐se duas misturas idênticas. Uma delas (X) foi resfriada a ‐78 °C, enquanto a outra (M) foi mantida a 0 °C.
(FUVEST 2019) Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas (FUVEST 2019) Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.