(FUVEST 2019) Em um experimento, determinadas massas de ácido maleico e acetona foram misturadas a 0 °C

(FUVEST 2019) Em um experimento, determinadas massas de ácido maleico e acetona foram misturadas a 0 °C, preparando‐se duas misturas idênticas. Uma delas (X) foi resfriada a ‐78 °C, enquanto a outra (M) foi mantida a 0 °C.

A seguir, ambas as misturas (M e X) foram filtradas, resultando nas misturas N e Y. Finalmente, um dos componentes de cada mistura foi totalmente retirado por destilação. Os recipientes (marcados pelas letras O e Z) representam o que restou de cada mistura após a destilação. Nas figuras, as moléculas de cada componente estão representadas por retângulos ou triângulos.

fuvest-2019-questao-40

Tanto no recipiente M como no recipiente X, estão representadas soluções ___I___ de ___II___, cuja solubilidade ___III___ com a diminuição da temperatura. A uma determinada temperatura, as concentrações em M e N e em X e Y são ___IV___. Em diferentes instantes, as moléculas representadas por um retângulo pertencem a um composto que pode estar ___V___ ou no estado ___VI___.

As lacunas que correspondem aos números de I a VI devem ser corretamente preenchidas por:

fuvest-2019-questao-40-1


QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas. Uma delas, uma carboxipeptidase, quebra mais rapidamente a ligação peptídica entre o aminoácido que tem um grupo carboxílico livre e o seguinte.

RESOLUÇÃO:
Solução a 0°C:

Solução a – 78°C:

M e X são soluções saturadas (I) de ácido maleico (II) em acetona, pois apresentam corpo de fundo. No processo de filtração é separado o corpo de fundo. Neste caso, pode se afirmar que as soluções M e N e as soluções X e Y têm concentrações iguais (IV).

O ácido maleico (representado por um retângulo) é encontrado dissolvido (V) (nas soluções M, N, X e Y) ou no estado sólido (VI) (como corpo de fundo ou resíduo).

Como a quantidade de resíduo é maior a 0°C, pode-se afirmar que a solubilidade é maior nesta temperatura. Sendo assim, a solubilidade diminui (III) com a redução da temperatura.

GABARITO:

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) O gráfico a seguir indica a temperatura de ebulição de bromoalcanos (CnH2n+1Br) para diferentes tamanhos de cadeia carbônica.
(FUVEST 2019) Em um experimento, determinadas massas de ácido maleico e acetona foram misturadas a 0 °C (FUVEST 2019) Em um experimento, determinadas massas de ácido maleico e acetona foram misturadas a 0 °C Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.