(FUVEST 2019) Um rapaz de massa ݉m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2

(FUVEST 2019) Um rapaz de massa ݉m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2, que se encontra inicialmente em repouso. Com o impacto, o skate adquire velocidade e o conjunto rapaz+skate segue em direção a uma rampa e atinge uma altura máxima ݄h. A velocidade do rapaz, imediatamente antes de tocar no skate, é dada por

Note e adote:
Considere que o sistema rapaz + skate não perde
energia devido a forças dissipativas, após a colisão.



QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Dois corpos de massas iguais são soltos, ao mesmo tempo, a partir do repouso, da altura h1 e percorrem os diferentes trajetos (A) e (B), mostrados na figura, onde x1 > x2 e h1 > h2.

RESOLUÇÃO:
1) Após a colisão entre o rapaz e o skate, o sistema adquire velocidade de módulo V1.
A energia cinética do sistema, após a colisão, será transformada totalmente em energia potencial de gravidade:

2) No ato da colisão entre o skate e o rapaz, o sistema é isolado e haverá conservação da quantidade de movimento total do sistema:


GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Três pequenas esferas carregadas com carga positiva Q ocupam os vértices de um triângulo, como mostra a figura.
(FUVEST 2019) Um rapaz de massa ݉m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2 (FUVEST 2019) Um rapaz de massa ݉m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2 Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.