UNESP 2019: Examine a charge do cartunista Angeli, publicada originalmente em 2003, e as afirmações que se seguem

UNESP 2019: Examine a charge do cartunista Angeli, publicada originalmente em 2003, e as afirmações que se seguem.

O lixo da história, 2013

I. A figuração dos líderes políticos como “reticências” sugere que esses líderes constituem entrave à demanda sugerida pela “palavra”.

II. Na medida em que, frente a uma multidão de anônimos, poucos indivíduos são nomeados, depreende-se da charge uma crítica, sobretudo, ao processo de massificação da sociedade moderna.

III. A charge satiriza as manifestações contrárias à guerra no Iraque lideradas por políticos dos EUA e do Reino Unido.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) III.
(B) II.
(C) I e III.
(D) I.
(E) II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Destinada unicamente à exportação, em função da qual se organiza e mantém a exploração, tal atividade econômica desenvolveu-se à margem das necessidades próprias da sociedade brasileira.

RESOLUÇÃO I
Apenas a I é correta. Na charge, a palavra “Peace” é formada por pessoas que se manifestaram contra o ataque ao Iraque. As figuras depois da palavra “Peace” representam as reticências, pontuação referida no título. Esse sinal gráfico corresponde às figuras de Collin Powell, Secretário do Estado norte-americano durante o governo Bush; o próprio presidente Bush e o primeiro ministro britânico Tony Blair. A charge contrapõe a ideia de paz a esses personagens, porque, em março de 2003, eles decidiram um conjunto atacar o Iraque.

RESOLUÇÃO II
I. Correta. As reticências sugerem a supressão ou omissão voluntária de alguma coisa. No caso da charge, da paz.

II. Incorreta. Não há crítica ao processo de massificação, mas sim a não obtenção da paz.

III. Incorreta. A charge é uma crítica, uma sátira à guerra liderada pelos EUA e pelo Reino Unido. Ou seja, é uma manifestação contrária à guerra.

GABARITO:
(D) I.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários