UNESP 2019: Examine o cartum de Mick Stevens, publicado pela revista The New Yorker

UNESP 2019: Examine o cartum de Mick Stevens, publicado pela revista The New Yorker em 15.02.2018 e em seu Instagram, e as afirmações que se seguem.


I. Depreende-se do cartum uma concepção platônica do amor.

II. No cartum, o conceito físico mencionado reforça a ideia de amor platônico.

III. No cartum, nota-se a atribuição de características humanas a seres inanimados.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) II e III.
(C) II.
(D) I.
(E) III.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: “Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem.” (7º parágrafo)


RESOLUÇÃO I
Em inglês, afirma-se que aquilo que parece amor é, na verdade, apenas a atração causada por eletricidade estática. Assim, o cartum contraria a noção de amor platônico, opondo-a a esse conceito da Física. Deste modo, apenas a assertiva III está correta, pois o cartum considera que o receptor está atribuindo características humanas aos balões, por meio do recurso estilístico da prosopopeia ou personificação.

RESOLUÇÃO II
A assertiva I é incorreta, pois a concepção platônica do amor não prevê o contato entre os amados, uma vez que os balões se tocam. Pelo mesmo motivo, a assertiva II é incorreta. A assertiva III é correta, visto que o toque dos balões sugere um carinho humano (um beijo, talvez), indicando o uso de uma prosopopeia ou personificação.

GABARITO:
(E) III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Destinada unicamente à exportação, em função da qual se organiza e mantém a exploração, tal atividade econômica desenvolveu-se à margem das necessidades próprias da sociedade brasileira.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários