(Enade 2018) Ao assumir a gestão de um dado município, o prefeito percebeu que reclamações como “não consigo falar com a prefeitura”

(Enade 2018) Ao assumir a gestão de um dado município, o prefeito percebeu que reclamações como “não consigo falar com a prefeitura” ou “ninguém dá retorno para as minhas demandas na prefeitura” eram muito recorrentes.

Após demandar uma avaliação acerca do funcionamento dos canais de comunicação da prefeitura, os resultados mostraram que, embora fossem disponibilizados aos usuários vários meios de comunicação, como canal de ligação telefônica gratuita (0800), site, redes sociais e ouvidoria, alguns serviços eram prestados por setor, sem padronização, outros não eram informatizados e não havia controle da demanda e do retorno aos solicitantes.

Além disso, não estava regulamentado nenhum canal vinculado ao e-SIC (Sistema eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão). Se alguém desejasse recorrer à Lei de Acesso à Informação, deveria dirigir-se ao protocolo da prefeitura para fazer o pedido.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca das estratégias que o prefeito deverá adotar para efetivar a comunicação com a população local.


I. Com a vinculação ao e-SIC dos canais de ouvidoria, redes sociais, telefone e site, o prefeito reduzirá custos e estará cumprindo as determinações da Lei de Acesso à Informação, que tem como um de seus objetivos a padronização dos canais de comunicação.

II. Por meio do uso de aplicativos com georreferenciamento para participação cidadã, o prefeito centralizará as atividades de sugestões, elogios e reclamações de forma eficiente, pois tais aplicativos padronizam o uso de diferentes redes sociais, integrando-as em uma única ferramenta.

III. Ao providenciar soluções VoIP (Voice over Internet Protocol), como o emprego de banda larga, por exemplo, o prefeito contribuirá para a melhoria dos canais de telefone (0800) e, ao mesmo tempo, para a redução dos custos com telefonia.

IV. Se adotar uma solução do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) para integração dos diferentes departamentos da prefeitura, o prefeito estará informatizando o processo de comunicação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
(Enade 2018) Ao assumir a gestão de um dado município, o prefeito percebeu que reclamações como “não consigo falar com a prefeitura” (Enade 2018) Ao assumir a gestão de um dado município, o prefeito percebeu que reclamações como “não consigo falar com a prefeitura” Reviewed by Redação on dezembro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.